4 melhores faculdades de Cinema dos EUA

Seu sonho é estudar em uma das faculdades de Cinema dos EUA? Então este texto foi feito especialmente para você! Trouxemos aqui as 4 melhores escolas da área no país, de acordo com a classificação feita pelo The Hollywood Reporter, que monta o ranking através de pesquisas e entrevistas. Vamos lá?

Melhores faculdades de Cinema dos EUA

1. USC

A Escola de Artes Performáticas da University of Southern California é – quase unanimemente – considerada a melhor entre as faculdades de Cinema dos EUA. E não é para menos: ela tem mais conexões com a indústria do entretenimento do que todas as outras escolas da lista juntas (e uma estrela da Calçada da Fama de Hollywood na frente da faculdade para provar isso).

A localização da USC em Los Angeles corrobora ainda mais para a posição no ranking. Estando lá, você não apenas recebe oportunidades de estágio, como também tem oportunidades de ir a eventos do setor (com estudantes ocasionalmente recebendo ingressos grátis para estreias em Hollywood) e mais potencial para se relacionar com profissionais da área.

1-melhores-faculdades-de-cinema-dos-eua
Biblioteca Doheny, na USC (Bobak Ha'Eri/Wikimedia Commons)

A faculdade é muito seletiva: apenas 3% dos alunos e alunas que se candidatam a uma vaga são aceitos. Existem programas de graduação separados para animação, roteiro, estudos críticos, artes da mídia, mídia interativa e produção de filmes. A escola ainda oferece acesso a ótimos estágios durante o ano letivo e no verão em empresas como NBCUniversal, Lionsgate e Pixar.

Ex-alunos notáveis: George Lucas, Shonda Rhimes, Judd Apatow, Paul Feig e outros.

2. NYU Tisch

O programa de graduação da Tisch, a Escola de Artes da NYU, oferece apenas três cursos: Cinema e Televisão, Estudos de Cinema e Redação Dramática. A faculdade se concentra em criar verdadeiros autores, com fortes habilidades visuais de narrativa, preparando os estudantes para seguir carreira no mundo do cinema independente.

Embora a NYU tenha alguns ex-alunos famosos trabalhando em Hollywood, como Martin Scorsese e Spike Lee, ela tem uma lista ainda mais longa de ex-alunos trabalhando na cena independente: Alfonso Gomez-Rejon (Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer), Joel Coen (Fargo), o documentarista Morgan Spurlock (Super Size Me) e o cineasta experimental George Von Steiner.

2-melhores-faculdades-de-cinema-dos-eua
Entrada da NYU Tisch, em Nova York (Reprodução/NYU)

Devido à sua localização em Nova York, a NYU oferece aos alunos e alunas a oportunidade de estagiar o ano todo em lugares como Fox Searchlight, The Tonight Show with Jimmy Fallon e no Late Show With Stephen Colbert. Além disso, a escola oferece inúmeras oportunidades para exibir seus trabalhos, inclusive nas exibições do Manoogian (realizadas no Directors Guild Theatre em Los Angeles).

Ex-alunos notáveis: Martin Scorsese, Spike Lee, Alec Baldwin, Elizabeth Olsen e outros.

3. UCLA

A UCLA é menos especializada do que as outras faculdades de Cinema dos EUA que constam no ranking, oferecendo apenas um diploma generalizado em Cinema, Televisão e Mídia Digital. Os estudantes podem escolher concentrações dentro do curso, mas só depois da primavera do primeiro ano de graduação. As concentrações incluem Produção de Filmes, Documentário, Roteiro, Animação, Mídia Digital ou Cinema e Estudos de Mídia.

3-melhores-faculdades-de-cinema-dos-eua
Royce Hall, na UCLA (Katz Gohsend/Pixabay)

A UCLA ainda oferece aos estudantes a oportunidade de fazer estágio durante todo o ano, em lugares como a NBC Universal e a Bad Robot. Para se ter uma ideia da excelência da universidade, alguns filmes de sucesso recentes que foram feitos por ex-alunos da UCLA incluem A Star is Born, Uma Aventura Lego 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso.

Ex-alunos notáveis: Francis Ford Coppola, Ava DuVernay, Marielle Heller, David Koepp e outros.

4. AFI

Ao contrário do que acontece na UCLA, os programas do American Film Institute são extremamente especializados (mais do que em qualquer outra escola da lista), permitindo que os alunos se formem com diplomas exclusivos em Direção, Cinematografia, Edição, Produção, Desenho de Produção e Roteiro.

4-melhores-faculdades-de-cinema-dos-eua
(Reprodução/AFI)

A localização da faculdade, que também fica em Los Angeles, permite que os alunos estagiem ao longo de todo o ano. Dito isso, como funciona mais como um conservatório, o AFI prioriza ajudar os alunos a fazer filmes, em vez de conseguir oportunidades de estágio. No entanto, ao fazer e exibir filmes, os alunos e alunas podem ver como o público reage ao seu trabalho e se tornam melhores em seu ofício.

Os estudantes do AFI fazem muitos filmes. Por exemplo, apenas no primeiro ano, os alunos de Direção, Produção e Cinematografia têm a oportunidade de fazer três projetos narrativos. Os alunos de edição trabalham em até seis projetos, os de design de produção trabalham em até quatro e os de roteiro escrevem pelo menos um curta-metragem e já começam a trabalhar em um roteiro de longa-metragem. Existem oportunidades de exibição em eventos de prestígio, como no famoso AFI Film Festival.

Ex-alunos notáveis: Darren Aronofsky, David Lynch, Mimi Leder e outros.

Universidade do Intercâmbio

Agora ficou mais fácil decidir em qual das faculdades de Cinema dos EUA você quer estudar, não é? Mas tem como ficar ainda melhor: a gente pode te dar uma força pra tirar seu sonho do papel! A nossa mentoria especializada te ajuda em todo o processo para você conquistar sua vaga lá fora. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

05 Jun 2021