Nova Zelândia volta a receber intercambistas nas próximas semanas

Como anunciado em maio deste ano, a Nova Zelândia volta a abrir oficialmente suas fronteiras no próximo dia 31. A partir dessa data, os estudantes internacionais com vistos válidos poderão retornar ao país — o que não acontece desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.

A reabertura vai acontecer cerca de três meses antes do planejado inicialmente. Apesar disso, será necessário que todos os viajantes apresentem um exame negativo de covid-19 antes de entrar, de fato, no país.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Ministério da Educação neozelandês, a reabertura também significa que mais estudantes do próprio país terão a chance de estudar no exterior e “se tornarem cidadãos globais mais conectados”.

País conta com estudantes internacionais para recuperação

Para o ministro da Educação, Chris Hipkins, o retorno dos estudantes internacionais vai ajudar a recuperar o setor educacional da Nova Zelândia. O país lançou mão de controles rígidos de fronteira para frear as infecções e mortes durante a pandemia.

Embora tenha registrado menos de 850 mortes por covid-19, as medidas adotadas pela Nova Zelândia infligiram quedas pesadas a indústrias, como o turismo, e deixaram milhares de neozelandeses retidos no exterior.

Hipkins disse, em um comunicado, que “a educação internacional faz uma contribuição importante para muitos provedores de ensino da Nova Zelândia, para nossa economia e para as perspectivas de muitos de nossos alunos. Apresenta as pessoas de todo o mundo às nossas culturas e modo de vida. Pode aumentar nossa base de habilidades e fortalecer nossas conexões, reputação, diplomacia e comércio”.

Segundo a primeira-ministra Jacinda Arden, a reabertura total da Nova Zelândia faz parte de um esquema maior de imigração. Essa mudança inclui a reorganização das vias de imigração para atrair trabalhadores qualificados ao país, estender vistos para imigrantes, permitir o retorno de navios de cruzeiro e, claro, de estudantes internacionais.

“A Nova Zelândia está em demanda e agora totalmente aberta para negócios”, disse a premiê em um outro comunicado, acrescentando que a medida aumentará a mão de obra disponível no país e estimulará a recuperação do setor de turismo. Medidas parecidas foram tomadas no Canadá e na Austrália.

Mudanças nas solicitações de visto

Ao anunciar a decisão de reabertura das fronteiras, Chris Hipkins observou que o governo fez mudanças no processo de imigração, algumas das quais afetam os vistos para estudantes internacionais. As mudanças, que entram em vigor até o dia 31 de julho de 2022, alteram principalmente as permissões de trabalho durante os estudos, e incluem:

• Os alunos com qualificação de Nível 7 e abaixo (excluindo bacharelado) só serão elegíveis para vistos de trabalho pós-estudo se a qualificação for relevante para uma ocupação na Green List;
  • A duração do Post-Study Work Visa para estudantes internacionais agora vai refletir o tempo que eles estudam no país, por até três anos. Esta mudança não afetará estudantes de mestrado e doutorado que vão ter um visto de trabalho pós-estudo por três anos se passarem 30 semanas na Nova Zelândia enquanto estudam em tempo integral;
  • Os estudantes internacionais não poderão mais solicitar um segundo visto de trabalho pós-estudo.

“Nenhuma mudança foi feita nos direitos de trabalho estudantil para estudantes internacionais, que continua sendo uma parte importante da educação na Nova Zelândia para alguns intercambistas e vai mitigar alguns dos riscos de exploração”, enfatizou o ministro.

Sob as novas mudanças, os estudantes internacionais de ensino superior continuarão a ser bem-vindos para estudar na Nova Zelândia em todos os níveis, e muitos deles terão a chance de trabalhar enquanto estudam. De acordo com o Ministério da Educação neozelandês, esses alunos ainda podem solicitar outra permissão para trabalho após o visto de estudante expirar, inclusive podendo receber o salário “padrão” ou mais, na maioria dos casos.

Mais de 5.000 estudantes internacionais já receberam aprovação para entrar na Nova Zelândia em meados de julho como parte da abertura de fronteiras do país. Os alunos e alunas poderão entrar no país após receberem os vistos.

Vários países estão esperando pessoas como você!

Como você viu, diversos lugares estão procurando intercambistas, com opções de estudo e também trabalho. E o programa M60 pode te ajudar a conquistar uma dessas muitas oportunidades internacionais ao redor do mundo.

1- nova zelandia volta receber intercambistas proximas semanas

Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para se tornar um de nossos alunos e ter acesso a diversas aulas e recursos exclusivos.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

20 Jul 2022

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024