Os termos acadêmicos utilizados nas universidades americanas podem confundir um pouco caso você ainda não esteja muito familiarizado(a) com o inglês. Por exemplo, você sabe o que significa assignments, midterms e finals? Não? Então descubra a resposta abaixo!

Midterms

Midterms são os exames de meio de semestre, ou seja, são as provas realizadas próximo ao meio de um período de avaliação acadêmica ou próximo a metade de qualquer trimestre ou semestre.

Esses “exames intermediários”, como o próprio nome diz, são um tipo de avaliação formativa que serve para medir a compreensão dos alunos sobre os materiais do curso e identificar áreas que precisam ser trabalhadas. Assim como aqui no Brasil, os midterms também podem ser utilizados como complemento para as notas finais de cada período avaliativo do estudante.

Qual é a diferença entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary?

Finals

Os finals são os exames aplicados para os alunos no final de um período acadêmico específico. É implementado pela maior parte das escolas de ensino médio, faculdades e universidades americanas e normalmente são realizados trimestralmente ou semestralmente, mas o mais tradicional é que sejam aplicados ao final de um curso de graduação completo.

O objetivo dessas provas é fazer uma revisão final da matéria abordada, avaliando os conhecimentos de cada aluno sobre a mesma. Mas vale destacar que nem todos os cursos ou currículos culminam em um exame final, já que os professores podem atribuir um trabalho ou projeto final em alguns casos.

A ponderação de notas dos finals também varia. Elas podem ser o maior (ou até mesmo o único) fator na nota do aluno no curso; assim como também podem ter o mesmo peso de um midterm exam.

o-que-e-finals
Foto/Pixist

Outro detalhe é que nem todas os finals precisam ser cumulativos, ou seja, cobrir todo o conteúdo ensinado até a data da prova, embora isso seja o mais comum. Alguns desses testes simplesmente cobrem o material apresentado desde o último exame realizado. Na realidade, essa decisão fica a cargo do professor responsável.

E como os Estados Unidos são um país muito grande, a prática dos exames finais varia bastante por lá. Os finals ou finals period no nível universitário constituem duas ou três semanas após o encerramento do período acadêmico, mas às vezes os exames são administrados na última semana de aulas.

Ainda existem algumas instituições que designam uma study week (semana de estudo) entre o final das aulas e o início das provas finais e, durante esse período de 7 dias, nenhuma prova pode ser administrada. Inclusive há até uma apelido interno informal para essa semana, que também é popularmente conhecida como dead week (semana morta).

Take-home finals

Essa é uma categoria menos conhecida que se refere a exames no final de um período acadêmico que geralmente são muito longos ou complexos para serem concluídos em uma única sessão como uma prova final em sala de aula, exigindo, por exemplo, bastante pesquisa, leitura de textos extensos e exibição de dados. Geralmente há um prazo para conclusão desse tipo de teste, que gira em torno de uma ou duas semanas após o fim do semestre.

Qual é a diferença entre bolsas Full Ride e Full Tuition?

Assignments

Os assignments são tarefas que geralmente assumem a forma de trabalhos escritos, discussões ou apresentações orais sobre temas definidos pelos professores e, na maioria das vezes, contribuem para a nota final de cada período acadêmico.

Extra credits

Com o objetivo de melhorar a nota geral, algumas universidades americanas também oferecem extra credits (pontos extras) para os estudantes. Essa bonificação pode ser dada em troca de participação de aulas extras, produção de artigos e até mesmo de mais participação durante as aulas.

Universidade do Intercâmbio

Como você pode ver, os significados desses termos mostram que no fim das contas, a forma de avaliação aplicada nas universidades americanas não se difere tanto assim do que é praticado aqui nas universidades brasileiras, não é?

Se você tem o sonho de estudar por lá, comece a se preparar desde agora para conquistar a sua vaga. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.