Já falamos aqui no blog qual é a diferença entre bolsas full-ride e full-tuition. Mas nesse mundo das bolsas de estudos, esses não são os únicos termos que podem confundir nossa cabeça. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary? Provavelmente não né? Então continue com a gente para entender melhor sobre isso!

Qual é a diferença entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary?

O que é scholarship?

Tradicionalmente, scholarships são bolsas baseadas em mérito acadêmico. No caso de uma scholarship de graduação, por exemplo, as notas no Ensino Médio do candidato são levadas em consideração na avaliação.

O uso moderno da palavra, porém, é muito menos especializado, já que muitos provedores não acadêmicos usam o termo para descrever qualquer auxílio financeiro para fins educacionais, como é o caso de algumas empresas privadas.

Há ainda as scholarships que não necessariamente não baseadas em mérito acadêmico, levando em consideração outras questões como necessidade financeira, talento musical, conquistas esportivas, atividades extracurriculares, aspirações profissionais, etc.

Os procedimentos de inscrição variam de acordo com a bolsa de estudos, mas geralmente incluem uma solicitação de notas para que o administrador possa avaliar as credenciais acadêmicas do candidato.

Existem ainda algumas scholarhips que não exigem inscrição separada. Ou seja, ao aplicar para um curso em uma universidade, o estudante passa a ser automaticamente considerado para receber o auxílio.

loan-e-bursary
Qual é a diferença entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary? (Foto: KitAy/Flickr)

O que é fellowship?

As fellowships são bolsas de estudo oferecidas principalmente para estudantes de pós-graduação, e geralmente têm o propósito de financiar pesquisas acadêmicas. Elas podem variar de programas de curto prazo a compromissos de longa duração.

Algumas fellowships são limitados a áreas específicas de estudo, enquanto outros são abertos a estudantes de alto desempenho de qualquer área. E, além de fornecerem financiamento, também costumam ser bastante prestigiosas e, consequentemente, competitivas, envolvendo muitas vezes um longo processo de seleção. Saiba mais sobre as fellowships aqui.

O que é loan?

Loans são empréstimos estudantis que representam uma grande parcela dos auxílios financeiros ao redor do mundo. O valor para essas bolsas normalmente é desembolsado ​​pelos governos federais ou estaduais de um país. Existem também as loans oferecidas por instituições bancárias.

Os termos desses empréstimos – como as taxa de juros aplicadas e o cronograma de reembolso – podem variar dependendo tanto de quem oferece quanto de quem recebe o dinheiro. Mas, normalmente, os estudantes começam a pagar o empréstimo só depois de terminar a faculdade.

Mas vale ressaltar que esse tipo de financiamento não é tão comum para estudantis internacionais. Nos EUA, por exemplo, onde esses empréstimos são bastante comuns, a maior parte deles é concedida exclusivamente para americanos. O que hoje representa até um problema, visto que cerca de 70% dos americanos formados na faculdade já começam a sua vida profissional com um débito para pagar. Saiba mais sobre isso aqui.

O que é grant?

Grants são muito semelhantes às scholarships e geralmente não exigem qualquer tipo de reembolso. Os estudantes se qualificam para receber essas bolsas com base em sua necessidade financeira, mérito ou algum outro critério de elegibilidade.

Além de universidades, as grants também são oferecidas por organizações e empresas privadas e principalmente organizações sem fins lucrativos ou de caridade. Isso porque, inicialmente, esse tipo de auxílio foi estabelecido para apoiar pessoas de grupos específicos, como por exemplo, pessoas de determinada área ou país, origem social, grupo religioso ou portadores de necessidades especiais.

O que é bursary?

Bursary é uma bolsa baseada principalmente na necessidade financeira do aluno. Esse tipo de auxílio também pode ter requisitos acadêmicos, mas seu objetivo principal é apoiar estudantes que não possuem meios para arcar com os curtos de sua educação. Por isso que, ao se inscrever para uma bursary, o estudante provavelmente deverá comprovar os motivos pelos quais precisa desse apoio.

Universidade do Intercâmbio

Ficou mais claro agora quais são as diferenças entre scholarship, fellowship, grant, loan e bursary? Então que tal começar a se preparar para conquistar uma dessas oportunidade em uma instituição de ensino fora do Brasil? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos