Ganhar uma bolsa de estudos completa para estudar nos Estados Unidos é um sonho de muita gente né? Mas por lá existem vários tipos de bolsas diferentes e os termos utilizados em inglês podem confundir bastante. Um exemplo disso são as bolsas full ride e full tuition, que inicialmente podem parecer a mesma coisa, mas não são. E é sobre isso que iremos falar agora!

O que é uma bolsa full ride?

As bolsas full ride são bolsas integrais que geralmente cobrem todos os custos da faculdade, incluindo mensalidades, hospedagem, alimentação, livros didáticos, taxas e possivelmente até um valor extra para arcar com despesas pessoais.

Em outras palavras, elas são as bolsas mais sonhadas pelos estudantes e, consequentemente, as mais disputadas, exigindo mais pré-requisitos tanto para aprovação quanto para manutenção da bolsa ao longo do curso.

O que é uma bolsa full tuition?

Já as bolsas full tuition são as bolsas que cobrem apenas os custos relativos à participação do estudante nas aulas e normalmente não incluem as outras taxas extras relacionadas (mas podem haver exceções). Ou seja, esse tipo de bolsa geralmente arca com os custos de anuidades ou mensalidades da instituição de ensino, o que também não é nada mal né?

Como nos Estados Unidos os custos acadêmicos costumam ser cobrados junto com outras despesas, como alimentação e acomodação (confira um exemplo aqui), as bolsas full-tuition podem ser vistas como uma espécie de “grande desconto” no valor total da faculdade.

Full-Ride e-Full-Tuition
Foto/Pixabay

Qual é a diferença entre bolsas full ride e full tuition?

Se você leu tudo com atenção até aqui, com certeza já sabe qual é a resposta dessa pergunta. Basicamente a principal diferença entre bolsas full ride e full tuition é que, enquanto as primeiras cobrem todos os custos do estudante na universidade; a segunda cobre “apenas” as despesas relativas às mensalidades/anuidades do curso. Isso não quer dizer, no entanto, que as bolsas full tuition não sejam também concorridas.

Quais faculdades e organizações oferecem bolsas full ride e full tuition?

As bolsas full ride e full tuition são oferecidas principalmente por universidades e faculdades e são comumente chamadas de institucional awards (ou prêmios institucionais, em português). No entanto, organizações privadas e empresas também oferecem essas bolsas, embora nesse caso seja menos comum encontrar oportunidades para estudantes de outros países.

Vale lembrar ainda que, entre essas bolsas full ride e full tuition, também existem bolsas específicas para atletas e artistas, como estudantes de Dança, Música, Cinema, Teatro e outras áreas. E claro: é possível encontrar essas bolsas tanto a nível de graduação, quanto de mestrado e doutorado. Por outro lado, é uma regra comum dizer que quanto mais avançado é o nível de estudo, melhores e mais numerosas serão as bolsas full ride. Ou seja, é mais fácil encontrar esse tipo de bolsa em programas de doutorado do que em programas de graduação, por exemplo.

Em todos os casos, os candidatos têm que atender a requisitos bastante específicos de seleção, sejam eles financeiros ou acadêmicos. Da mesma forma, para continuar recebendo a bolsa ao longo do curso, também é necessário cumprir com algumas regras, como manter um bom GPA ou apresentar relatórios de notas a cada semestre.

Universidade do Intercâmbio

E aí, será que agora ficou mais fácil entender o que são as bolsas bolsas full ride e full tuition? Que tal então começar a se preparar para conquistar uma delas lá fora? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos