Oscar 2023: de onde são os melhores filmes estrangeiros?

Que o Oscar é a mais famosa premiação do cinema você já sabe!  Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas organiza a noite de prêmios e conta com milhares de membros de todo o mundo.

Mas, você já percebeu que a grande maioria dos filmes e artistas que concorrem ao prêmio são dos Estados Unidos?! A exceção é a categoria de Melhor Filme Internacional, que existe há cerca de 70 anos.

Desde então, os maiores vencedores são filmes europeus (a Itália é o país que mais levou estatuetas para casa) e asiáticos. Já filmes produzidos na África e nas Américas ganharam três vezes cada.

No Oscar 2022, cinco filmes disputaram o prêmio, mas quem levou a melhor foi o japonês Doraibu mai kā.  Para te preparar para o Oscar 2023 (que vai acontecer no dia 12 de março), vamos conhecer quais são os  indicados a melhor filme internacional e de onde eles vêm.

via Giphy

Como funciona o Oscar de melhor filme internacional

Com a criação do Oscar, em 1929, não havia uma categoria separada para os melhores filmes estrangeiros. Mas isso mudou em 1957: nessa data ficou decidido que deveria haver homenagem para os melhores filmes internacionais e, assim, até mesmo fortalecer a relação da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas com outros países.

Inicialmente, a categoria foi chamada de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Hoje em dia, as produções mais aclamadas de fora dos EUA, concorrem na premiação com o nome Melhor Filme Internacional.

O filme deve, obrigatoriamente, ter sido lançado no seu país de origem durante um período determinado do ano; ser falado em outra língua que não seja inglês e não ter origem estadunidense. A partir daí, um órgão do país de origem vai indicá-lo para concorrer.

E fique sabendo: o Brasil já concorreu ao prêmio quatro vezes, mas ainda não ganhou (vamos continuar na torcida)!

Conheça agora os filmes internacionais indicados os Oscar 2023:

1. Nada de Novo no Front (Alemanha)

O filme que vai representar a Alemanha no Oscar é “Nada de novo no front”. Essa é uma adaptação para as telas do livro de mesmo nome do escritor alemão Erich Maria Remarque lançado em 1929 (e dá pra ver na Netflix).

Uma curiosidade é que a versão anterior para os cinemas se chamou “Sem novidade no front”, lançado em 1930. Essa versão havia ganhado como melhor filme e melhor direção para Lewis Milestone.

A versão nova da história retrata a vivência de jovens na Primeira Guerra Mundial, com foco na noite que antecedeu o Armistício de Compiègne. Esse foi um acordo de paz assinado em 11 de novembro de 1918, dando fim ao conflito.