Nós já falamos aqui no blog que as séries da Netflix são uma ótima forma de treinar algum idioma quando o estamos estudando. Para quem quer aprender inglês, por exemplo, a plataforma de streaming favorita dos brasileiros está cheia de boas opções de seriados falados no idioma. O mesmo acontece, ainda que em menor proporção, com outros idiomas, como o espanhol, o francês e até mesmo o alemão.

Mas para quem quer treinar mais de um idioma, a Netflix também conta com algumas séries faladas em mais de uma língua no seu catálogo.

Sabe quando uma história se passa em mais de um país ou tem personagens de diferentes lugares do mundo e absoluatamente todo munda fala inglês? Pois é... hoje em dia muitas séries já não seguem mais essa fórmula batida e tentam passar o máximo possível de veracidade começando pelos idiomas falados por seus personagens.

No texto de hoje você vai conhecer algumas dessas séries da Netflix faladas em mais de um idioma.

9 séries da Netflix para praticar mais de um idioma

1. Nada Ortodoxa (Unorthodox)

Idiomas falados: Inglês, iídiche e alemão

Com uma ótima nota 8 (de 10) no IMDb, Nada Ortodoxa é uma série limitada, o que significa que não haverá outras temporadas.

Indicada para diversos prêmios Emmy e Globo de Ouro, a história, que é baseada em fatos reais, é centrada na personagem Esther, uma garota judia de Nova York que decide escapar de um casamento arranjado fugindo para Berlim e se juntando a um grupo de músicos.

séries da Netflix para praticar mais de um idioma Foto/Netflix

Grande parte da série é falada em inglês, mas também é possível ouvir vários diálogos falados em iídiche (uma língua historicamente utilizada pelos judeus Ashkenazi) e em alemão. E essas troca de idioma são tão bem entrelaçadas na história que tudo fica muito orgânico e natural.

2. Gentefied

Idiomas falados: Inglês, espanhol e "espanglês"

Pouco conhecida aqui no Brasil, a série de "dramédia" Gentefied conta a história de três primos mexicano-americanos e sua luta para perseguir o american dream, mesmo quando esse sonho ameaça as coisas que eles têm de mais caro: seu bairro, seu avô imigrante e a loja de tacos da família.

Com uma nota 7.4 no IMDb, a série passa por temas como a gentrificação e o embate entre o velho e o novo. É interessante ver a utilização do espanhol e do inglês também como uma questão de demarcação de gerações, e até mesmo a utilização do "espanglês", que pode ser visto como uma "versão gringa" do nosso famoso portunhol.

A série conta até agora com uma temporada completa.

3. Sangue e Água (Blood & Water)

Idiomas falados: Inglês, suaíli, zulu, xhosa, sesotho e árabe

Sangue e Água é uma série adolescente que conta a história de duas irmãs separadas após o nascimento que se "reencontram" anos depois em uma escola de elite da Cidade do Cabo, na África do Sul. As aspas no reencontram você irá entender assistindo a série, porque se falarmos mais do que isso vamos estar dando um mega spoiler.

10 melhores universidades da África

Além do inglês, a África do Sul tem dez idiomas oficiais, e nós podemos ouvir alguns deles na série, como o zulu, o xhosa e o sesotho. E mesmo se fosse só em inglês, já seria super interessante poder escutar a versão sulafricana do idioma, que tem um charme todo especial.

Como uma nota 6.4 no IMDb, Sangue e Água tem uma temporada completa e já foi renovada para a segunda.

4. Sombras da Guerra (The Defeated)

Idiomas falados: Inglês e alemão

Sombras da Guerra é a série mais nova nesta lista, tendo sido lançada na Netflix neste ano. O enredo se passa logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em uma Berlim em reconstrução e dividida entre as potências aliadas. É nesse contexto que um misterioso policial americano de Nova York é designado para ajudar no reestabelecimento de uma delegacia local, formada por pessoas sem qualquer tipo de capacitação policial que estão lutando para tentar controlar os índices criminais cada vez maiores na cidade.

Obviamente você irá escutar muitos diálogos em inglês, já que o protagonista é um norte-americano. Mas como a história se passa na Alemanha, a quantidade de diálogos em alemão também é bem generosa. E além desses dois idiomas principais, também é possível escutar um pouco de russo ao longo da série.

séries da Netflix para praticar mais de um idioma Sombras da GuerraFoto/Netflix

Com um total de oito episódios, a série já teve sua primeira temporada finalizada e está avaliada no IMDb com a nota 7.0. A renovação para uma segunda temporada ainda não foi oficializada, mas estamos torcendo para isso, afinal, o episódio final da série deixou ótimos ganchos para uma continuação. 

5. Narcos

Idiomas falados: Inglês e espanhol

Talvez a mais conhecida entre os programas da lista, Narcos é uma série de três temporadas, ambientada e filmada na Colômbia, que conta a história de ascensão e queda do chefão do tráfico Pablo Escobar, que se tornou um bilionário com a produção e distribuição de cocaína. A série também enfoca as interações de Escobar com traficantes, agentes da Drug Enforcement Administration (DEA) e várias entidades de oposição.

O Pablo Escobar da história é vivido por ninguém menos que Wagner Moura, em um ótimo desempenho de atuação e também no espanhol, provando que é possível aprender um novo idioma em pouco tempo - o ator se mudou para Colômbia apenas alguns meses antes das gravações para aperfeiçoar a língua.

Além do espanhol, você também escutará muitos diálogos em inglês nessa série que conta com uma ótima nota 8.8 no IMDb.

6. Noite Adentro (Into The Night)

Idiomas falados: Francês, flamengo, inglês, italiano, turco, árabe, russo, búlgaro, mandarim, polonês

Noite Adentro é uma interessante história de um grupo de passageiros em um avião que decola do aeroporto pouco minutos antes de um evento apocalíptico em que a radiação do sol causa um desastre global na Terra. Os passageiros, que agora são sobreviventes, correm de cidade em cidade tentando ficar à frente dos raios solares permanecendo sobre a proteção da noite.

Por contar com passageiros de vários países diferentes, durante a série você escutará diversos idiomas, como o italiano, o russo e o mandarim. Mas por se tratar de uma série belga, o principal idioma do show é o francês, seguido pelo flamengo e pelo inglês.

A primeira temporada de Noite Adentro tem seis episódios e a segunda temporada acaba de ser lançada, também com o mesmo número de capítulos. A série tem uma nota 7.1 no IMDb.

7. Sente8

Idiomas falados: Inglês, espanhol, alemão, coreano e hindi

Sense8 é uma das pioneiras quando o assunto é séries da Netflix para praticar mais de um idioma. Por ter oito protagonistas de oito lugares diferentes do mundo, você irá escutar diversos idiomas na série, incluindo inglês, alemão, hindi, espanhol e coreano.

A história da série, que já foi finalizada com duas temporadas e um filme especial, começa quando a conexão psíquica de oito estranhos é "nascida" por uma mulher chamada Angélica, que se suicida para evitar ser capturada por um homem chamado "Sussurros".

séries da Netflix para praticar mais de um idioma Sense8Foto/Netflix

Os oito descobrem que agora formam um grupo de seres humanos que estão mental e emocionalmente ligados, podendo sentir e se comunicar uns com os outros e compartilhar seus conhecimentos, linguagem e habilidades.

A princípio parece uma história meio louca, mas pode acreditar: vale a pena! Prova disso é a sua nota 8.3 no IMDb.

8. Fauda

Idiomas falados: Árabe e hebraico

Fauda é uma série israelense de três temporadas e 36 episódios que retrata a história de dois lados do conflito entre Israel e Palestina. Doron, um comandante de unidade israelense, e sua equipe, estão caçando o militante Abu-Ahmed. Ao mesmo tempo, acompanhamos a história de vida trágica de Abu-Ahmed, de sua família, e os motivos para o seu ódio crescente em relação a Israel.

TESTE: Escolha suas séries preferidas da Netflix e diremos para qual país você deve ir

Com uma boa nota 8.2, a série é falada em árabe e hebraico, sendo portanto uma ótima pedida para quem prefere trinar idiomas "menos convencionais".

9. Califado (Kalifat)

Idiomas falados: Sueco e árabe

Califado é uma série sueca baseada no caso real do trio Bethnal Green, no qual três adolescentes de Londres conheceram recrutadores da jihad em sua escola em fevereiro de 2015.

A adaptação para a televisão segue vários personagens, incluindo Fatima - uma agente do Serviço de Segurança sueco, Pervin - uma jovem sueca atraída para a Síria e Sulle - uma adolescente obstinada educada pelo Estado Islâmico.

A trama explora e gira em torno de temas como extremismo islâmico, terrorismo, tensões dentro do Islã e entre os muçulmanos, direitos das mulheres e direitos humanos.

Por ser uma série da Suécia, obviamente o principal idioma utilizado é o sueco, mas ao mesmo tempo é possível escutar diversos diálogos em árabe, também por razões óbvias. Califado tem apenas uma temporada de 8 episódios (até agora) e uma nota 8.2 no IMDb.

10. O Segredo do Templo (The Gift ou Atiye)

Idiomas falados: Inglês e turco

Em O Segredo do Templo, a segunda série original turca da Netflix, a pintora Atiye vê sua vida mudar completamente quando conhece um arqueólogo e começa a desenterrar alguns segredos universais sobre um sítio arqueológico da Anatólia e, ao mesmo tempo, entender à ligação desses segredos com o seu passado.

Com duas temporadas já exibidas, e uma terceira (e última) já confirmada, esta série é majoritariamente falada em turco, mas conta com alguns diálogos em inglês. No IMDb está avaliada com um 7.2.

Universidade do Intercâmbio

Sabe o que é melhor do que Netflix para estudar ou praticar um novo idioma? Um intercâmbio! E a boa notícia é que nós podemos te ajudar a conquistar o seu com a mentoria especializada. Nela você aprende mais de 60 maneiras de ir para outro país sem gastar rios de dinheiro! Quer saber qual a receita para uma vaga internacional? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e entre para o nosso time de mentorados!