BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Oscar 2021: de quais países vêm os melhores filmes internacionais?

O Oscar é a mais conhecida premiação do cinema mundial. Ele é organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que tem mais de 8 mil membros de todo o mundo. Mesmo assim, a grande maioria dos filmes e artistas que concorrem ao prêmio são dos Estados Unidos.

via GIPHY

A exceção para essa regra é a categoria de Melhor Filme Internacional, criada na premiação de 1957, com um nome diferente do atual. Desde então, 67 filmes já levaram a estatueta. No Oscar 2021, cinco filmes disputaram o prêmio, mas quem levou a melhor foi o noruegues Druk. Inspirados por esta vitória, hoje nós vamos te contar de onde vêm os indicados a melhor filme internacional da premiação desse ano!

Como funciona o Oscar de melhor filme internacional

Quando o Oscar foi criado, em 1929, não existia uma categoria que premiasse filmes estrangeiros. Nas primeiras edições do prêmio, os filmes internacionais que estrearam nos Estados Unidos às vezes recebiam um prêmio especial ou honorário.

Foi assim até 1957, quando os membros da Academia de Artes  e Ciência Cinematográficas acharam que homenagear os filmes do exterior seria uma boa forma de ter boas relações com os outros países. Assim nasceu a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, que hoje se chama Melhor Filme Internacional.

Para concorrer nessa categoria é preciso que o filme tenha sido lançado no seu país de origem durante um período determinado do ano; ser falado em outra língua que não o inglês e não ser de origem estadunidense. Se cumprir todos esses critérios, o órgão responsável do país de origem indica a produção escolhida por uma comissão de especialistas como seu melhor filme do ano.

5 séries para aprender os diferentes sotaques em inglês

Todos os filmes são enviados com legendas em inglês para a Academia. Eles são assistidos por um comitê especial, composto, geralmente, por 30 membros. São essas pessoas que vão avaliar se os filmes cumprem os critérios e quais entre os candidatos são os melhores. Os cinco favoritos concorrem ao prêmio final.

Até hoje, dos 67 premiados, 55 são de origem europeia, seis foram produzidos na Ásia, três têm origem africana e três vieram da América. O Brasil já concorreu ao prêmio quatro vezes, mas nunca ganhou. Já a Itália é a principal vencedora, com 11 estatuetas.

Conheça agora os filmes internacionais indicados os Oscar 2021

1. Druk: mais uma rodada - Dinamarca

O vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional foi o dinamarquês Drunk. Com esta vitória, a Europa passa a somar 55 prêmios. Essa também é a quarta estatueta da Dinamarca, que tinha ganhado o Oscar pela última vez em 2011, com o filme Hævnen, da diretora Susanne Bier.

Druk: Mais uma Rodada conta a história de um grupo de professores que acredita que as pessoas que têm um pouco de álcool no sangue são mais felizes e têm mais sucesso naquilo que fazem. Por isso, eles decidem que vão beber um pouquinho todos os dias para testar essa teoria.

A obra é protagonizada pelo ator Mads Mikkelsen (que já estrelou Hannibal na TV) e dirigida por Thomas Vinterberg, que também acabou indicado na categoria de Melhor Direção do Oscar 2021. Segundo o site Deadline, os direitos do filme já foram comprados por Leonardo DiCaprio, que deve protagonizar a versão americana da obra.

2. Collective - Romênia

A Romênia nunca tinha concorrido ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas fez sua estreia em grande estilo com Collective. O documentário foi duplamente indicado à premiação da Academia neste ano, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Documentário.

O filme acompanha a investigação de uma equipe de jornalistas sobre um incêndio ocorrido na boate Colectiv, na capital da Romênia, Bucareste. No total, 27 pessoas morreram na tragédia e mais de 80 ficaram feridas. Os jornalistas ficaram desconfiados porque outras 37 vítimas tratadas nos hospitais romenos morreram nos quatro meses seguintes.

Na primeira parte do documentário dirigido por Alexander Nanau, o jornalista Catalin Tolontan descobre que o sistema de saúde romeno está envolvido em um grande caso de corrupção. Ele e sua equipe querem saber como isso impactou o tratamento das pessoas vítimas do incêndio.

3. Quo Vadis, Aida? - Bósnia e Herzegovina

Quo Vadis, Aida? é o segundo filme bósnio a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2002, o filme Ničija zemlja chegou a ganhar o prêmio representando o país. Desta vez, a Bósnia e Herzegovina apresenta um filme dramático, que conta a história de um massacre que matou 8 mil bósnios.

A trama se passa em 1995, quando o país é invadido pelos sérvios. Nós acompanhamos a tradutora da ONU, Aida, que tem que intermediar as negociações com os invasores. Por causa disso, ela passa a ter acesso a informações confidenciais que podem salvar ou matar a população de uma cidade. O drama se baseia em decidir o que fazer com esse conhecimento.

4. O homem que vendeu sua pele - Tunísia

Outro país estreante na categoria de Melhor Filme Internacional é a Tunísia. O país africano enviou O Homem que Vendeu sua Pele como seu representante no prêmio da Academia. O longa vem sendo elogiado por sua qualidade artística e também pelas críticas sociais presentes no filme.

A história fala sobre Ali, um jovem que fugiu da Síria para escapar da guerra. Ele agora vive no Líbano, mas seu sonho é se mudar para a Europa com o amor da sua vida. Para conseguir seu objetivo, ele permite que seu corpo seja tatuado por um dos grandes artistas contemporâneos.

O resultado é que o desenho nas costas de Ali se transforma em uma obra de arte. A história foi inspirada no caso de Tim Steiner, que vendeu a tatuagem nas suas costas para um colecionador. Por causa disso, ele é obrigado a passar seis dias no ano na casa do dono da tatuagem e sua pele deve ser emoldurada e pendurada na parede quando ele morrer.

5. Better Days - Hong Kong

Better Days é o terceiro filme de Hong Kong a concorrer nesta categoria, mas, por enquanto, eles ainda não puderam levar a estatueta do Oscar para casa. Mesmo sem o prêmio, o filme foi um grande sucesso, arrecadando 230 milhões de dólares em bilheteria.

6 motivos para estudar em Hong Kong

A trama é baseada no romance escrito pelo autor Jiu Yuexi. A história fala sobre uma garota que está sofrendo bullying ao mesmo tempo que passa pelo estresse de se preparar para as provas de ingresso na faculdade. No meio disso tudo, ela se apaixona por um garoto envolvido com o crime.

Universidade do Intercâmbio

O Oscar 2021 decidiu apostar no drama para os indicados a melhor filme internacional. Mas você pode apostar no gênero aventura, indo conhecer os países que produziram esses filmes! Parece uma boa ideia, né?

Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades internacionais. Nossos mentores vão te ensinar o passo a passo para ter uma experiência incrível fora do país. Quando você voltar, vai ter uma história digna de Oscar! Comece agora sua história fazendo o seu teste de perfil. É só clicar aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

26 Abr 2021

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024