O pathway é uma modalidade de intercâmbio que costuma ser bastante acessível. O mais legal dessa oportunidade é que ela vale tanto para quem está no ensino médio, graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).
O pathway, como o próprio nome já diz, é um caminho diferente para o intercâmbio no exterior.
Nessa modalidade de intercâmbio, o estudante vai realizar um curso preparatório antes de aplicar para a oportunidade de interesse, como a graduação ou o mestrado, por exemplo.
Esse tipo de intercâmbio é excelente para quem não tem ainda a pontuação ou os requisitos necessários para obter um diploma no exterior, mas já quer embarcar para o intercâmbio enquanto aumenta suas qualificações.
O pathway também é conhecido como intercâmbio de programas de caminho e vai te ajudar a conseguir as habilidades necessárias para o diploma.
É que o pathway pode ser usado para impulsionar as qualificações do estudante para conseguir bacharelado, mestrado ou até PhD no exterior.
Dependendo do país de interesse, o intercâmbio pathway terá um nome diferente. Então, não basta procurar no site das universidades por pathway. Na realidade, cada instituição pode ter ou não o seu programa.
Por exemplo, um dos pathways mais comuns é o University Transition Program, um tipo de intercâmbio preparatório para a graduação.
Essa nomenclatura é bastante comum nas universidades do Canadá. Portanto, quem quer fazer intercâmbio no Canadá pode fazer um do tipo pathway.
Além do Canadá, é comum encontrar o intercâmbio de programas de caminho em outros países. Um dos mais famosos é o foundation year no Reino Unido. Em algumas universidades britânicas é obrigatório realizar o foundation year para nivelar o conhecimento antes de ser aprovado para a graduação.
Vamos conhecer mais a fundo o que é o intercâmbio pathway? E se liga: esse é um dos tipos de intercâmbio que você pode aprender a se inscrever e aumentar suas chances de ser aprovado com as aulas da Escola M60. Clique aqui e saiba mais!
O que é o pathway program?
O pathway program é um tipo de intercâmbio que vai facilitar o acesso dos estudantes internacionais aos cursos internacionais.
São como se fossem cursos preparatórios que vão possibilitar ao aluno construir seu conhecimento e qualificações necessárias para ter uma graduação ou pós-graduação no exterior.
Geralmente, o candidato que não tem as habilidades necessárias do idioma, pode fazer um pathway com curso de idiomas antes do diploma.
Ou ainda: um estudante que não se sente preparado para o ensino médio ou superior fora (por conta da sua formação aqui no Brasil) pode fazer um curso preparatório antes para nivelar seu conhecimento. Esses são os tipos mais comuns de intercâmbio pathway.
O grande diferencial desse tipo de intercâmbio, que faz uma “trilha” do conhecimento, é que em alguns programas pathway é possível aplicar simultaneamente para o curso prévio e o curso mais avançado.
E ainda: dependendo do programa, você pode ser aprovado na universidade sem os testes de proficiência de idioma, já que terá concluído um curso adicional no pathway.
Além disso, a vantagem do pathway é facilitar mesmo o acesso às universidades no exterior e suas oportunidades.
Afinal, você já vai estar morando no país de destino e estará nivelado, seja em conhecimento acadêmico ou do idioma, com as exigências da instituição de ensino.
O pathway pode ter duração de alguns meses ou até mesmo 2 anos, dependendo de cada programa oferecido. O mais comum é que esses cursos básicos tenham a duração de 1 ano, solidificando seus conhecimentos, vivência universitária e nível de idioma.
Mesmo que o seu nível da língua estrangeira seja avançado, o pathway pode ser interessante para vivenciar termos acadêmicos ou científicos, o que pode facilitar bastante o processo de adaptação nas universidades do exterior.
Tipos de pathways
Os tipos de pathways são os seguintes, de acordo com o nível de ensino e domínio do idioma:
- Pre-Bachelor's Preparation: preparação para qualificar alunos para o bacharelado; geralmente é comum para se adaptar a vida universitária e fazer algumas disciplinas relacionadas ao curso de bacharelado de interesse
- Accelerated Bachelor's Preparation: é conhecido por ser um caminho rápido; dá a possibilidade de completar o diploma do bacharelado em menos tempo do que a graduação padrão e pode ser concluído em cerca de 2 anos para adiantar o acesso à pós-graduação
- Master Preparation: curso de preparação para mestrado para ajudar alunos internacionais a atingirem os níveis adequados e, após o curso, com os resultados obtidos satisfatórios, o aluno pode garantir a progressão garantida para o mestrado
- Pre-Doctorate: curso de preparação para doutorado no exterior, com conteúdos básicos que serão necessários e vão aumentar o conhecimento do aluno para qualificá-lo para o doutorado
- Undergraduate Level: os programas vão ajudar os alunos a aprender mais sobre a língua inglesa e podem conseguir créditos importantes para a graduação em tempo integral
- Graduate Level: mesma proposta do master preparation com nivelamento e ensino necessários para a pós-graduação
- Language Pathway Programs: voltados especificamente para quem quer aprofundar na língua antes de ingressar em outros programas de intercâmbio; necessário para aumentar o domínio do idioma
- Pathway online: candidatos que querem seguir um programa de intercâmbio pathway online; o aluno pode desenvolver as capacidades de forma online (pró: pode ser feito de qualquer lugar e contra: não terá a experiência no campus e vida universitária
Para todos os tipos de pathways, a aplicação acontece no site das universidades. Não é necessário nenhuma intermediação: basta procurar no site das universidades da sua college list qual é o programa pathway oferecido.
Ainda é fundamental ter em mente que em algumas universidades o pathway só pode ser seguido dentro da mesma área de conhecimento. Por exemplo, se o aluno realiza um curso de preparação para humanas, necessariamente, pode ser obrigatório seguir dentro dessa área.
Já em outros casos, não é obrigatório que o curso preparatório esteja relacionado ao curso de graduação ou pós, mas não vai contar créditos para a formação, por ser de área diferente.
Dentre os países que oferecem pathways, podemos citar Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, por exemplo.
Por isso, para quem quer fazer um intercâmbio nessas nações, o intercâmbio pathway pode ser uma boa chance de se acostumar com o idioma, rotina na universidade e “testar” seu interesse em determinada área de ensino.
Também vale ter em mente que é possível ter bolsa de estudos para o pathway! Por isso, se você quer ter um intercâmbio mais barato, o pathway pode ser uma ótima “porta de entrada” para as oportunidades internacionais sem pesar no bolso.
(foto: Sam Lion/Pexels)
Aumente suas chances de ser aprovado
Curtiu conhecer mais sobre o mundo dos intercâmbios? Os pathways são uma das excelentes possibilidades de estudar fora!
Só falta começar a sua preparação com quem mais entende de intercâmbio na América Latina: aprenda como aplicar para os pathways e outros intercâmbios gratuitos. Não perca tempo: clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!