Quando uma casa vai ser construída, os pedreiros começam a obra pela fundação, que é o que vai dar toda a sustentação para a estrutura. Um foundation year tem basicamente a mesma função: ele vai te ajudar com toda a base necessária para você se sair bem na sua graduação! Neste texto, vamos explicar em detalhes como funciona esse “ano zero” dos cursos, que é comum principalmente no Reino Unido. Vamos lá?

O que é um foundation year?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, assista esse vídeo da nossa mentora, Ana Cruz, sobre o tema:

Como você pôde ver no vídeo, o foundation year é o “ano zero” dos cursos de graduação no Reino Unido. Eles são projetados para ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades e conhecimentos necessários para a faculdade. 

Na maioria dos casos, os foundation years são integrados aos cursos. No entanto, ao contrário dos foundation degrees, em que os estudantes muitas vezes podem pular para o segundo ano de estudo, os estudantes que completam o “ano zero” devem começar do início do curso escolhido.

Os foundation years desempenham um papel importante na adaptação dos intercambistas à vida acadêmica e cultural em um país diferente. Estudar no exterior é emocionante e pode abrir um mundo de oportunidades, mas também é uma experiência desafiadora, até mesmo para os mais aventureiros. 

Os foundation years voltados para estudantes internacionais ainda incluem cursos de idiomas, oferecendo assim a oportunidade de melhorar suas habilidades de comunicação antes de iniciar a faculdade propriamente dita. Também é uma ótima maneira de fazer amigos, conhecer o lugar que você irá passar os seus próximos anos e aprender as tradições culturais do novo país, sem a pressão que vem com o início de um curso de graduação.

3-foundation-year
(Victoria Heath/Unsplash)

Por que fazer um foundation year?

Em suma, além da adaptação no exterior em si, existem outras razões para você fazer um foundation year:

  • Você pode não ter tido aulas avançadas o suficiente para acompanhar o curso de graduação. Se seu Ensino Médio foi fraco, um foundation year vai te ajudar a se equiparar aos outros estudantes e, assim, poder se sair bem nas aulas da graduação.
  • Você pode não ter obtido as notas necessárias para ir direto para o curso de graduação padrão. Nesse caso, os processos seletivos podem ser menos concorridos para cursos com o foundation year.
  • Você pode ter um tipo de qualificação que não é aceita para o curso que deseja estudar. Nesse caso, o ano zero vai te “nivelar” ao sistema britânico.

As universidades geralmente fornecem os requisitos de entrada para cursos com e sem o ano de fundação, para que você possa comparar os dois.

Onde eu estudaria no foundation year?

Ele normalmente é cursado na universidade em que você pretende se graduar. Sendo assim, você vai se inscrever direto em um curso que inclui essa etapa. Para ilustrar, o curso pode ser chamado “Engineering with Foundation Year“. Em alguns casos – por exemplo, em um foundation year de Artes – você pode estudar em uma faculdade separada e então se inscrever para o curso de graduação.

1-foundation-year
A Universidade de Leicester é uma das instituições que oferecem cursos com foundation year (NotFromUtrecht/Wikimedia Commons)

Requisitos de entrada no foundation year

Os requisitos e materiais solicitados para o processo seletivo variam de universidade para universidade. No entanto, no caso de intercambistas, em geral é pedido:

É preciso pagar pelo foundation year?

Depende. Se ele fizer parte do curso, você terá que pagar 1 ano adicional de mensalidades, que será incluído no pagamento geral. No entanto, algumas universidades cobram taxas mais baixas para os foundation years, enquanto outras oferecem até mesmo bolsas de estudos!

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que é um foundation year, que tal começar a se preparar para conquistar uma oportunidade no Reino Unido ou em qualquer outro lugar do mundo? O nosso time de mentores te dá todo o suporte necessário para isso! Conheça a nossa mentoria especializada e clique aqui para fazer agora mesmo o seu teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos