BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

7 melhores universidades do Canadá para brasileiros

O Canadá é a casa de algumas das melhores universidades do mundo. Mas entre elas, há aquelas que se destacam pelo número de estudantes internacionais e pelo nível de internacionalização. 

É que algumas instituições de ensino superior têm como objetivo facilitar o intercâmbio e promover essa troca entre os estudantes nativos e os internacionais. 

Além disso, escolher uma universidade onde os estrangeiros são bem-vindos facilita bastante a viagem. Isso porque as escolas e departamentos que têm políticas de internacionalização costumam ter uma comunidade internacional forte.

Na prática, isso indica mais pessoas passando pela mesma experiência que você e até mesmo eventos e atividades voltadas para incluir os estudantes estrangeiros. 

Ou seja, assim você pode ter uma experiência ainda mais completa e aproveitar tudo que o intercâmbio oferece de forma mais fácil, não é mesmo? 

Por essas razões, preparamos esse guia com 7 universidades do Canadá que apresentam um índice bastante positivo de alunos intercambistas. Para saber quais são as melhores universidades canadenses para brasileiros e outros estudantes estrangeiros, utilizamos os dados do QS World University Rankings.

Esse é um estudo elaborado todos os anos com o objetivo de avaliar as instituições de ensino superior de todo o mundo. Além de analisar o número de alunos internacionais, esse ranking avalia empregabilidade, quantidade de professores e até mesmo a reputação da universidade!

Vamos conhecer as melhores universidades do Canadá para intercâmbio a seguir: 

Quais são as melhores universidades do Canadá para brasileiros?

Universidade de Toronto

Em primeiro lugar dentre as melhores do Canadá para alunos internacionais, está a Universidade de Toronto! Ela é bastante receptiva aos estudantes estrangeiros e as políticas desenvolvidas pela universidade refletem em um resultado positivo: hoje, ela tem cerca de 95.7  pontos na avaliação do número de intercambistas. 

Os dados mais atuais indicam que são mais de 27 mil alunos de todo o mundo estudando na University of Toronto. E um dos pontos mais interessantes para alunos internacionais é que ela oferece aulas tanto em inglês quanto em francês (assim como outras universidades canadenses). 

Portanto, é possível fazer um intercâmbio de inglês ou de francês por lá! Se você quer saber tudo sobre intercâmbio no Canadá, conheça a Escola M60 e as melhores vagas!

O campus da Universidade de Toronto é um dos mais diversos do Canadá, atraindo estudantes de todo o mundo. Atualmente alunos de mais de 160 nacionalidades estudam nos cursos de graduação ou pós da instituição, que também é considerada a melhor do Canadá.

Todos os cursos da universidade estão bem posicionados, mas o de Medicina tem um destaque especial, sendo um dos melhores do mundo. Conhecida principalmente pela inovação, foi na Escola de Medicina da UofT que ocorreu a descoberta da insulina pelo renomado cientista Frederick Banting, ganhador do Prêmio Nobel.

Ex-alunos notáveis da instituição incluem cinco primeiros-ministros e os escritores canadenses Michael Ondaatje e Margaret Atwood. No total, 10 ganhadores do Nobel são afiliados à universidade, incluindo Banting.

Melhores vagas para brasileiros no Canadá(Tom Dubois/Pexels)

Universidade McGill

A McGill ocupa o segundo lugar entre as melhores universidades do Canadá para brasileiros e outros estudantes internacionais. No ranking QS, ela tem uma pontuação de 95.1 na quantidade de alunos estrangeiros.

A McGill é a única universidade canadense representada no Fórum Global de Líderes Universitários do Fórum Econômico Mundial. Além disso, também é a casa do primeiro curso de Medicina do Canadá.

Todos os edifícios originais do campus da McGill foram construídos com calcário cinza local, o que fornece uma estética única. Não à toa é considerado um dos campus universitários mais bonitos do país.

Ao todo, a instituição conta com mais 30 mil alunos de 150 países diferentes distribuídos em mais de 300 cursos de graduação e pós. Com quase ¼ do corpo discente formado por professores estrangeiros, é uma das três universidades da província de Quebec nas quais é possível aprender em inglês.

Alguns dos graduados mais notáveis da McGill são o cantor e compositor Leonard Cohen e o ator William Shatner.

 

 

 

Universidade Concordia

Em terceiro lugar dentre as melhores universidades do Canadá para brasileiros, temos a Concordia University. Hoje, ela ocupa uma posição bastante relevante na comunidade internacional do Canadá e tem 91.6 pontos no ranking QS sobre internacionalização.

Fundada em 1974, a Universidade Concórdia é uma instituição pública canadense localizada em Montreal, na província de Quebec. É uma das duas universidades da cidade que têm o inglês como língua primária de ensino.

A instituição surgiu a partir da fusão de outros dois centros de ensino canadenses: o Loyola College e a Sir George Williams University. Hoje é a casa de quase 47 mil estudantes, sendo a grande maioria (quase 37 mil) de graduação. Para dar conta de tanta gente, a universidade oferece 300 programas/cursos de graduação e 100 de pós-graduação.

E se liga: são mais de 10 mil alunos internacionais de mais de 150 países. Dá para se sentir em casa com tanto intercambista passando pelo mesmo processo que você!

Universidade Simon Fraser

A Universidade Simon Fraser (SFU), fundada em 1965, possui campus em Vancouver, Surrey e Burnaby, oferecendo aos estudantes internacionais excelentes opções de estudos em termos de localização da costa oeste do país.

Uma vantagem da SFU é a possibilidade de estudar em cidades com menor custo de vida (Surrey e Burnaby) e, consequentemente, gastar menos com acomodação e transporte.

É justamente por isso que a instituição ocupa o 4.º lugar nessa lista. No ranking mais recente da QS, ela pontuou 88.3 na quantidade de alunos estrangeiros. Em números totais, os dados apontam que são mais de 4 mil estrangeiros por lá. 

A SFU é conhecida principalmente por sua Escola de Negócios e pela sua Faculdade de Comunicação, Arte e Tecnologia. E mais: a universidade também tem um dos programas de Educação Cooperativa mais fortes do Canadá. 

Para quem não sabe, esse tipo de programa se baseia na combinação estruturada da educação em sala de aula com experiências práticas de trabalho. É por isso que os estudantes da SFU conseguem fácil colocação em empresas de grande porte, tanto dentro do Canadá quanto fora. Alguns exemplos são a Tesla e o Facebook.

Universidade York 

A York University também é muito reconhecida pelo número de alunos internacionais no Canadá. Ela tem 82.1 pontos no ranking QS mais recente e isso explica também a quantidade de estudantes intercambistas: são mais de 5 mil alunos de fora do Canadá cursando graduação e pós-graduação por lá. 

Reconhecida como líder global por dois anos consecutivos no novo Times Higher Education Impact Rankings e número #1 em publicações globais de pesquisa conjunta em Ontário, a Universidade York tem um desempenho positivo no seu reconhecimento em todo o mundo.

Os diplomas de bacharelado são oferecidos nos seguintes programas: negócios, ciências, direito, engenharia, saúde, estudos ambientais, educação e artes. 

 

 

Universidade de Waterloo

A Universidade de Waterloo está localizada no coração do centro de tecnologia do Canadá, em Waterloo, província de Ontario. Atualmente, ela recebe muitos alunos estrangeiros: são mais de 30 mil alunos de mais de 120 nações pelo mundo. 

Com esse número tão expressivo, não é de se estranhar que a Universidade de Waterloo seja ótima para brasileiros que querem estudar no Canadá. No ranking QS, a instituição fez 82 pontos no número de alunos internacionais. 

Além de ser uma das melhores universidades canadenses para estudantes internacionais, a UW possui o maior programa de educação cooperativa pós-secundária do mundo e é considerada uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. É conhecida principalmente pelo seu programa de Engenharia e Ciências Físicas.

Entre os seus ex-alunos notáveis estão Erik Demaine, o professor mais jovem da história do MIT; e os escritores Harold Horwood e Anne Fleming.

Universidade Dalhousie 

A Universidade Dalhousie também é lar para muitos alunos internacionais. Só para se ter uma ideia, a instituição recebe cerca de 20 mil alunos no total e, desse número, 24% são alunos internacionais! 

Mais de ¼ dos estudantes por lá vieram de diversas partes do mundo. Hoje em dia, ela tem 80.5 na pontuação do ranking QS sobre a internacionalização e, por isso, fica em 7.º lugar na nossa lista de melhores universidades do Canadá para alunos do Brasil. 

Além de uma comunidade estrangeira, a Universidade Dalhousie tem os seus campi principais localizados em Nova Scotia, na terra ancestral Mi'kma'ki. 

São quatro campi em Halifax e Truro e outros prédios em Yarmouth e Saint John, New Brunswick. 

A ampla gama de programas acadêmicos da Dalhousie atrai diversificados estudantes, acadêmicos, pesquisadores e funcionários. Fundada em 1818, hoje possui 13 faculdades acadêmicas e é a principal universidade de pesquisa intensiva da Atlantic Canada (região leste do país). 

Saiba mais das melhores oportunidades do Canadá

Agora que você já sabe quais são as melhores universidades do Canadá para brasileiros, que tal começar a se preparar para conseguir uma vaga em uma delas? Através de centenas de aulas e suporte 24 horas, você pode ter a ajuda da Escola M60 para conquistar sua oportunidade. 

Faça parte da última turma de 2022 e garanta mais 6 meses de Escola M60 de brinde! Imperdível, né? Mas as vagas são limitadas. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo! 

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022).

 


Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

08 Dez 2022

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024