Perrengues no intercâmbio: como evitar?

Mudar de país para viver uma experiência longe de casa é um desafio que exige muito preparo. Tanto antes quando durante o intercâmbio é preciso tomar alguns cuidados básicos que podem fazer a diferença na hora de definir se o seu tempo no exterior será marcado pela tranquilidade ou pelos problemas. Confira agora como evitar perrengues no intercâmbio:

Preparação antes da viagem

Os cuidados para evitar perrengues no intercâmbio já devem começar antes mesmo da viagem. A primeira coisa é entender quais são seus gostos pessoais e, a partir disso, definir o destino que mais combina com o seu perfil. Se você não gosta de frio e chuva evite ir para Irlanda, por exemplo.

E apague da sua mente a ideia de que tudo no exterior é perfeito. Pelo contrário. Lá fora você vai se deparar com uma série de problemas, não importa o destino escolhido. Então já vá com a cabeça aberta para isso. Outros cuidados que vem ser tomados antes do embarque:

Saúde

Com saúde não se brinca. E boa parte dos perrengues no intercâmbio estão relacionados a ela. Então mesmo se você não tiver nenhum problema, o ideal é fazer um check-up completo antes da viagem. Esteja também com todas as vacinas em dia. Não se esqueça que dependendo do destino, algumas vacinas são obrigatórias. Então se informe sobre isso com antecedência. Lembre-se também de levar remédios na bagagem.

E por último, mas não menos importante, não deixe de contratar um seguro de saúde. E não só porque ele é obrigatório em muitos países. E sim por uma questão de precaução. Assim, se algo acontecer, você terá o respaldo de um serviço de atendimento médico adequado.

Dinheiro, documentos e moradia

Já dizia o ditado que prevenir é melhor do que remediar. E ele não poderia estar mais certo no caso de um intercâmbio. Levar todo o valor que será gasto no intercâmbio em espécie não é exatamente a opção mais segura. No entanto, é extremamente recomendável levar uma quantia em dinheiro paras os gastos iniciais e emergenciais.

Outro cuidado bacana é providenciar uma cópia do passaporte registrada em cartório. Dessa forma você não precisará andar com o original para todos os lados no seu país de destino. Por fim, tente achar um lugar para morar antes do embarque. Uma boa forma de fazer isso é através de grupos nas redes sociais. Se você não tiver confiança para isso, pelo menos dê uma sondada em algumas opções e já viaje com algumas delas em mente.

Converse com quem já foi

Logicamente nenhuma experiência de intercâmbio vai ser exatamente igual mas é legal procurar por pessoas que já estiveram no mesmo lugar para o qual você está indo e pedir por conselhos e dicas. Assim você vai poder ter uma noção mais realista do lugar através da visão de quem de fato já esteve por lá.

E durante o intercâmbio?

Não é só antes da viagem que é possível se preparar para evitar perrengues no intercâmbio. Durante a sua experiência também é importante tomar alguns cuidados básicos:

Clima

Se você estiver indo para um lugar com um clima severo no inverno é bom se preparar. Tente não levar tantas roupas de frio do Brasil para lá. Além de pesar muito na mala esse tipo de roupa costuma ser muito mais barato no exterior. E, além disso, com uma qualidade e resistência maior as baixas temperaturas.

Comportamento

Tenha em mente que você está indo para um outro país com uma realidade diferente da sua. Conheça as leis do lugar e respeite as regras. Sabia que é proibido andar sem camisa ou de top nas ruas de Barcelona? Ou que beber nas ruas das cidades irlandesas e americanas é ilegal? Tem também a questão cultural. Não é muito normal sair cumprimentando as pessoas com beijinhos na Alemanha e na Suécia, por exemplo. Para evitar situações constrangedoras, informe-se.

Idioma

Essa é óbvia mas não custa reforçar. Se você está indo para fora estudar outro idioma e não sabe muito coisa, tente se prevenir. O mesmo vale para caso você esteja indo fazer graduação em inglês em um país que tenha outro língua nativa. Em alguns lugares as pessoas não gostam de serem abordadas em outro idioma que não o dela. Então saiba pelo menos como se apresentar e as palavras básicas (por favor, obrigado, etc.).

Viagens

Está indo fazer intercâmbio mas tem a intenção de viajar para outros países durante a sua experiência? Se planeje. Tente comprar as passagens com antecedência e defina onde vai ficar antes de viajar, não importa se em hotéis ou através de outras plataformas de hospedagem.

Internet

Pacotes de internet no exterior costumam ser até mais baratos que no Brasil. Então invista em um chip com um plano que seja suficiente para não te deixar na mão quando você estiver na rua. Assim, ficar perdido, por exemplo, vai ser uma tarefa quase impossível. E sem falar que você terá como ligar para alguém em casos de urgência.

Não tenha vergonha de pedir ajuda

Finalmente, não tenha medo de arriscar. Se perdeu e não sabe onde está? Pergunte. Mesmo se o seu inglês não for dos melhores, a maior parte das pessoas não terá problema algum em tentar te ajudar. Quer ir comprar uma roupa mas não sabe como falar com o vendedor? Só vai. Ele fará de tudo para te ajudar. Ou seja, não tenha medo de viver as experiências que terão de ser vividas durante o seu intercâmbio.

Tentar ficar longe de perrengues no intercâmbio não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um pouco de organização, respeito e coragem você consegue passar por essa experiência maravilhosa de forma segura e tranquila.

Quer se preparar para conquistar a sua oportunidade internacional dos sonhos? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

22 Nov 2018