Geralmente quem pensa em viver e estudar na parte de língua francesa do Canadá lembra logo de Montreal, a maior cidade da província de Quebec e a segundo maior do país, atrás apenas de Toronto. Mas nem precisa sair do Quebec para encontrar cidades tão incríveis quanto Montreal. Gatineau e Quebec, por exemplo, são algumas delas. Separadas por pouco menos de 440 km, essas duas cidades são consideradas duas das mais atrativas do país tanto para residentes locais quanto para estrangeiros. Mas afinal, qual delas é de fato a melhor: Quebec ou Gatineau? Continue com a gente para saber mais sobre elas e tirar suas próprias conclusões!

Quebec ou Gatineau: População

A cidade de Quebec é capital da província e tem uma população de pouco mais 500 mil habitantes, com cerca de 830 mil em sua região metropolitana, considerada a sétima maior do país.

Já Gatineau é um caso bastante curioso. A cidade é a terceira maior da província de Quebec, mas mesmo assim não é muito grande, tendo cerca de 300 mil habitantes.

No entanto, ela faz fronteira com Ottawa, a capital do Canadá que fica na província de Ontário. Por serem muito conurbadas, ambas fazem parte de uma mesma região metropolitana: a de Ottawa–Gatineau, que tem uma população geral de mais de 1,3 milhões de pessoas, sendo a quinta maior do país.

Quebec-ou-Gatineau
Quebec (Foto: Patrice Audet/Pixabay)

Quebec ou Gatineau: Idiomas

Como Ontário é uma província majoritariamente de língua inglesa e Quebec é uma província majoritariamente de língua francesa, temos um caso interessante de região metropolitana com dois idiomas principais: o inglês e o francês.

Justamente por conta dessa proximidade, a proporção de falantes do idioma francês em Gatineau é menor que a média da província do Quebec. Por lá, cerca de 78.5% da população tem o francês como língua materna e 12.6% o inglês. Já na cidade de Quebec esses números são de, respectivamente, 92.4 e 1.4%.

Dessa forma, Gatineau pode ser uma ótima opção pra quem deseja estudar em francês mas sem deixar o convívio com o inglês de lado. Já a cidade de Quebec pode ser ideal pra quem deseja ter uma imersão completa na língua do amor.

Gatineau
Gatineau (Foto: Andrijko Z/Wikimedia)

Quebec ou Gatineau: Universidades

O grande destaque da cidade de Quebec em termos de educação superior é a Universidade Laval, uma instituição fundada em 1663 que conta com aproximadamente 36 mil alunos e ocupa a posição 420 no ranking de melhores universidades do mundo da QS Word Universities 2021. Quando avaliado apenas o Canadá, ocupa a 15ª posição geral.

Outras instituições importantes da cidade são a École nationale d’administration publique, o Institut national de la recherche scientifique e a Université TÉLUQ. Todas elas fazem parte (junto com outras universidades espalhadas pela província de Quebec) da Universidade do Quebec. No mesmo ranking da QS, a Universidade do Quebec aparece na posição 601-650.

Já em m Gatineau está localizada a Université du Québec en Outaouais, outra instituição que também faz parte da Universidade do Quebec e conta com proximamente 6 mil alunos de graduação e pós-graduação. Uma curiosidade é que Gatineau conta, desde 1995, com um campus da Universidade Nacional Autónoma do México.

E como já falamos, quem vive em Gatineau também tem a oportunidade de estudar nas universidades localizadas em Ottawa, por conta da proximidade. As duas principais são a Universidade de Ottawa (279º no ranking mundial da QS) e a Universidade Carleton (601-650).

Quebec-ou-Gatinea-rua-comercial
Rua comercial no centro histórico de Quebec (Foto: Wilfredor/Wikipedia)

Quebec ou Gatineau: Custo de vida

De acordo com os dados do Numbeo, as cidades de Quebec e Gatineau tem aproximadamente o mesmo custo de vida. Enquanto na primeira é mais barato alugar uma casa e comer fora; na segunda sai mais em conta fazer compras no supermercado e consumir outros itens em geral. No entanto, o levantamento também aponta que o poder de compra em Gatineau é 12.94% maior que na cidade de Quebec.

As grandes diferenças vêm quando comparamos essas duas cidades com outros importantes centros do país. Os preços médios para alugar um apartamento em Gatineau, por exemplo, são 63% menores que em Toronto! Por outro lado, os preços médios para alugar um apartamento na cidade de Quebec são 36.18% menores quem em Montreal.

Ainda segundo a Numbeo, um pessoa que vive com 2000 mil dólares canadenses (C$) mensais em Toronto precisaria de C$1320 para viver com o mesmo padrão de vida em Gatineau e C$1340 na cidade Quebec. É uma boa economia, não é?

Quebec ou Gatineau: Qualidade de vida

No ranking de qualidade de vida da Numbeo, ambas as cidades não fazem feio. Esse índice avalia questões como poder de compra, poluição, relação entre salário e aluguel, custo de vida geral, saúde, segurança, clima e tempo de deslocamento diário. Quanto mais alto a pontuação de uma cidade, melhor a sua situação.

Só para efeito de comparação, a primeira colocada da lista é Camberra, capital da Austrália, com uma pontuação de 208.62. Já Brasília, a melhor colocada do Brasil, marcou 139.93.

Enquanto a cidade de Quebec marcou 172.25 pontos, Gatineau ficou um pouco abaixo, com 159.95. No entanto, ambas são consideradas cidades de desenvolvimento humano muito alto.

Quebec-ou-Gatinea-museu
O Museu Canadense de História, em Gatineau, é o mais visitado do Canadá (Foto: Taxiarchos228/Wikimedia)

Quebec ou Gatineau: Clima

A cidade de Quebec tem as quatro estações do ano bem marcadas. Os verões são quentes com temperaturas que podem ultrapassar os 25° C e os invernos são frios, ventosos e com bastante neve. Nessa época as temperaturas variam entre –18° C e -5° C . Na primavera e no outono, que são mais curtos, as temperaturas são mais amenas.

Por sua vez, em Gatineau as temperaturas médias variam muito. Considerando a umidade, as temperaturas são frias por cerca de metade do ano e mais agradáveis na outra metade, mas com possibilidade de chuvas e neve durante a maior parte do ano.

Na época mais quente, em meados de julho, as temperaturas médias na cidade geralmente variam entre 15,8 ° C e 27,9 ° C. Já no inverno, as temperaturas mínimas podem ultrapassar -15 ° C no mês mais frio (janeiro).

Universidade do Intercâmbio

E aí, Quebec ou Gatineau? Qual dessas te pareceu a melhor opção de cidade para morar e estudar no Canadá? Seja qual for a sua escolha, o grande segredo para conquistar a oportunidade dos sonhos em terras canadenses é se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos