Geralmente quem pensa em viver e estudar na parte de língua inglesa do Canadá pensa logo em duas cidades: Toronto, na província de Ontário; e Vancouver, na província da Colúmbia Britânica. Mas existe uma província (termo equivalente ao dos estados brasileiros) ainda pouco conhecida aqui no Brasil: Alberta, a quarta mais populosa do país. As duas principais cidades dessa parte do Canadá, Edmonton e Calgary, estão separadas por apenas 300 km e são consideradas duas das mais atrativas do país tanto para residentes locais quanto para estrangeiros. Mas afinal, qual delas é de fato a melhor: Calgary ou Edmonton? Continue com a gente para saber mais sobre elas e tirar suas próprias conclusões!

Calgary ou Edmonton: População

Edmonton é a capital da província de Alberta e, em 2019, tinha uma população de 972.223 habitantes, com projeção de ultrapassar a casa do milhão até o final de 2020, segundo o senso municipal realizado – na sua região metropolitana já ultrapassou essa marca e conta com aproximadamente 1,13 milhão de habitantes.

Já Calgary é a maior cidade da província e tem uma população estimada de 1,16 milhão de pessoas, com 1,37 milhão na área metropolitana (a quarta maior do país).

calgary-ou-edmonton
Calgary (Foto: Josh Blaze/Pixabay)

Calgary ou Edmonton: Qualidade de vida

Calgary costuma se destacar mais nos rankings internacionais de avaliação de qualidade de vida. No ranking da Mercer de 2019, por exemplo, a cidade ficou na 32ª posição entre 231 cidades avaliadas. Já no Global Liveability Index 2019 ela se destacou ainda mais, ocupando a quinta posição com uma pontuação de 97.5 em 100.  

Edmonton aparece com menos frequência nesses rankings mas também já deu o ar das caras em algumas publicações. É o caso, por exemplo, da World’s Best Cities 2019, quando figurou na 83ª posição mundial. Nessa mesma lista, Calgary apareceu no 48º lugar.

Calgary ou Edmonton: Universidades

Tanto Calgary quanto Edmonton contam com uma grande universidade de destaque nacional e internacional, além de outras instituições menores.

Em Calgary, o grande destaque é a Universidade de Calgary (U of C), uma instituição com aproximadamente 32 mil alunos de graduação e pós-graduação que aparece na 246ª posição entre as melhores universidade do mundo no ranking da QS World Universities 2021. Ela fica empatada com outras três instituições: a Queen’s University, também no Canadá; a Universidade de Sussex, no Reino Unido; e a Universidade de Wuhan, na China.

Outras instituições importantes da cidade são a Universidade Mount Royal, o Instituto de Tecnologia do Sul de Alberta (SAIT), a Universidade de Artes de Alberta e a Universidade St. Mary’s.

calgary-ou-edmonton
Edmonton (Foto: WinterE229/Wikimedia)

Já em Edmonton, a principal instituição de ensino superior é a Universidade de Alberta (U of A), que ocupa a 119ª posição no ranking geral da QS, na frente, por exemplo, da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália. A instituição tem cerca de 38 mil alunos em nível de graduação e pós.

Outros destaques da cidade são a Universidade Concordia de Edmonton, a Universidade MacEwan, o Instituto de Tecnologia do Norte de Alberta (NAIT), a King’s University e o NorQuest College.

Calgary ou Edmonton: Custo de vida

De acordo com os dados do Expatistan, Calgary é cerca de 5% mais cara que Edmonton, ou seja, a diferença não é tão grande assim. As maiores diferenças ficam concentradas em custos com entretenimento (20% mais caro), roupas (17%) e transporte (11%). Já as despesas com alimentação e aluguel são mais caras em Edmonton, mas a diferença é mínima: 3 e 2%, respectivamente.

A maior diferença se dá quando comparamos essas duas cidades com as duas maiores queridinhas dos estrangeiros no Canadá: Toronto e Vancouver. Calgary é 14% mais barata que Toronto e 11% mais barata que Vancouver. Já Edmonton é 19% mais barata que Toronto e 15% mais barata que Vancouver.

calgary-ou-edmonton-library
Biblioteca Central de Calgary (Foto: Mack Male)

Calgary ou Edmonton: Clima

Edmonton tem um clima bastante seco e é conhecida pelos seus invernos frios, embora mais amenos do que o de outras importantes cidades canadenses como Winnipeg, Regina e Saskatoon que, mesmo ficando mais ao sul em relação à Edmonton, são ainda mais frias. As temperaturas no mês mais frio (janeiro) podem chegar a -14,8° C e no mês mais quente (julho) ficam em torno de 23,1°, embora seja possível pegar alguns dias com mais de 30° C.

Por sua vez, Calgary é mais úmida e quente no verão e fria e seca no inverno, com temperaturas médias diárias variando entre 16,5° C em julho e -6,8° C em dezembro. No entanto, não é pouco comum se deparar com temperaturas de até -30° no auge do inverno por conta dos ventos bastantes incidentes na região. Já no verão, as médias variam 10 e 25° C, podendo exceder os 30° C em alguns dias.

calgary-ou-edmonton-legislature
Alberta Legislature em Edmonton (Foto: Kenneth Hynek)

Calgary ou Edmonton: Imigração

O Canadá já é internacionalmente conhecido por ser um país multicultural formado por pessoas de diversos lugares do mundo e continua atraindo todos os anos milhares de pessoas em busca de sua qualidade de vida e oportunidades. Toronto é o símbolo máximo dessa mistura, sendo classificada como uma das cidades mais multiculturais do mundo. Mas onde será que Calgary e Edmonton entram nessa história?

Calgary é a quarta cidade com o maior número total de imigrantes no Canadá, atrás de Toronto, Montréal e Vancouver. Aproximadamente 450 mil moradores da cidade são imigrantes, o que representa quase 30% da população total.

Edmonton tem um pouco menos de imigrantes, mas ainda assim é bastante gente, figurando na sexta posição, atrás apenas das cidades já citadas e da região de Ottawa–Gatineau. São cerca de 310 mil imigrantes que representam aproximadamente 25% da população total da cidade.

Só em 2019, Calgary recebeu quase 20 mil imigrantes enquanto em Edmonton foram cerca de 16,5 mil.

Universidade do Intercâmbio

E aí, Calgary ou Edmonton? Qual dessas te pareceu a melhor opção de cidade para morar no Canadá? Seja qual for a sua escolha, o grande segredo para conquistar a oportunidade dos sonhos em terras canadenses é se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.