10 dicas de estudos para você se preparar para qualquer exame

Toefl, IELTS, ENEM, ACT, SAT... Não importa qual seja o teste que você precisa fazer para realizar o seu sonho de estudar no exterior, o grande segredo pra mandar bem e conseguir uma boa nota é se organizar para estudar. E para te ajudar nessa jornada, separamos essas dicas para você se preparar para qualquer exame. Lembre-se: você consegue!

10 dicas para se preparar para qualquer exame

Dê a si mesmo tempo suficiente para estudar

Quanto antes você começar a estudar, melhor. Então não deixe pra última hora! Embora alguns alunos pareçam prosperar em cursinhos de última hora, é amplamente aceito que (para a maioria de nós) essa não é a melhor maneira de se preparar para um exame. Para ajudar a resolver seu gerenciamento de tempo, defina um horário para os seus estudos. Anote quantos exames você tem e os dias em que precisa realizá-los. Em seguida, organize seu estudos de acordo com esse cronograma. Você pode dar a alguns exames mais tempo de estudo do que outros, então encontre um equilíbrio com o qual se sinta à vontade.

se-preparar-para-qualquer-exame

Organize seu espaço de estudo

Verifique se você tem espaço suficiente para espalhar seus livros e anotações. Você tem luz suficiente? Sua cadeira é confortável? Seus jogos de computador estão fora de vista? Celular também? Tente se livrar de todas as distrações e certifique-se de se sentir o mais confortável e concentrado possível. Para algumas pessoas, isso pode significar um silêncio quase completo; para outras, a música de fundo ajuda. Alguns de nós precisam de tudo completamente arrumado e organizado para se concentrar, enquanto outros prosperam em um ambiente mais confuso.  O que eu quero dizer com isso é: pense no que funciona para você e reserve um tempo para fazê-lo corretamente.

Use fluxogramas e diagramas

Auxílios visuais podem ser realmente úteis na hora de revisar conteúdo. No início de um tópico, desafie-se a anotar tudo o que você já sabe sobre ele - e depois vá realçando suas dúvidas ao longo do texto. Mais perto do exame, condense suas notas de revisão em diagramas de uma página. Formular suas ideias neste formato pode te ajudar a relembrar rapidamente tudo o que você precisa saber durante o exame.

Pratique em exames antigos

Uma das maneiras mais eficazes de se preparar para qualquer exame é praticar com as versões anteriores dos mesmos. Isso te ajuda a se acostumar com o formato das perguntas e também pode ser uma boa maneira de garantir que você gaste a quantidade certa de tempo em cada seção. Isso se você se dedicar, claro!

Organize grupos de estudo com amigos

Reúna-se com amigos para uma sessão de estudo. Você pode ter perguntas para as quais eles têm respostas e vice-versa. Desde que você mantenha o foco no tópico por um período de tempo acordado entre todos os envolvidos, essa pode ser uma das maneiras mais eficazes de se desafiar.

se-preparar-para-qualquer-exame-grupo

Explique suas respostas para outras pessoas

Você vive com seus pais, irmãos, amigos ou outras pessoas por perto?  Então utilize isso a seu favor na hora de estudar. Explique uma resposta de alguma pergunta específica para alguém de seu convívio. Isso te ajudará a esclarecer sua mente e também a destacar as áreas em que você precisa de mais esforço.

Faça pausas regulares

Embora você possa pensar que é melhor estudar o máximo possível de horas, isso pode ser realmente contraproducente. Se você estivesse treinando para uma maratona, não tentaria correr 24 horas por dia, certo? Da mesma forma, estudos mostram que, para retenção de conhecimento a longo prazo, fazer pausas regulares realmente ajuda.

Como todos são diferentes, desenvolva uma rotina de estudos que funcione para você. Se você estuda melhor de manhã, comece cedo antes de fazer uma pausa na hora do almoço. Ou, se você for mais produtivo à noite, faça uma pausa maior mais cedo para estar pronto para se acalmar e se concentrar para estudar a noite.

Alimente-se bem

Essa dica é mais importante do que você imagina. O que você come pode ter um impacto direto nos níveis de energia e no foco que você terá na hora de estudar. Portanto, mantenha-se afastado de comidas fast food. Mantenha o corpo e o cérebro bem abastecidos, escolhendo alimentos nutritivos que comprovadamente auxiliam a concentração e a memória, como peixes, nozes, sementes e iogurte. O mesmo se aplica no dia do exame - faça uma boa refeição antes do teste, com base em alimentos que fornecerão uma liberação lenta de energia por toda parte. O açúcar pode parecer atraente, mas vai fazer o seu nível de energia cair. E isso não é nada recomendado para quem vai fazer uma prova tão importante.

se-preparar-para-qualquer-exame-alimentação Ter uma boa alimentação é fundamental para se preparar para qualquer exame

Planeje o dia do seu exame

Certifique-se de preparar tudo com bastante antecedência antes do exame - não deixe para o dia anterior para perceber subitamente que você não sabe o caminho ou o que deve levar. Verifique todas as regras e requisitos e planeje sua rota e tempo de viagem. Se possível, faça uma simulação do trajeto. Caso contrário, escreva instruções claras. Calcule uma média aproximada de quanto tempo você irá necessitar para o deslocamento e sempre adicione um tempo extra, considerando que podem acontecer imprevistos.

Beba bastante água

Como dica final, lembre-se de que estar bem hidratado é essencial para o seu cérebro funcionar da melhor maneira possível. Então beba muita água durante toda a sua rotina de estudos e também no dia do exame.

Essas são nossas 10 dicas de estudos para você se preparar para qualquer exame. Você acha que precisa de apoio para fazer isso e conquistar sua oportunidade internacional? Então você pode contar com a nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer seu teste de perfil. E boa sorte!

23 Abr 2020