Como toda prova extensa, o SAT (Scholastic Assessment Test) exige uma boa dose de concentração dos seus candidatos. Se você está pensando em fazer uma graduação nos Estados Unidos já está mais do que na hora de começar a pensar em estudar para realizar essa prova. Confira com a gente agora como se preparar para o SAT e obter uma boa pontuação.

O SAT é, resumidamente, um teste de raciocínio que avalia o pensamento crítico e lógico dos estudantes, assim como a agilidade para pensar nas respostas. Sendo assim, o ideal é começar a se preparar no mínimo 2 anos antes da realização da prova. Se você ainda está no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, portanto, comece a estudar agora.

Antes de qualquer outra coisa, o SAT não é um teste para medir sua proficiência no inglês. É preciso ter em mente que, para fazer essa prova, o domínio nesse idioma é um requisito mínimo e fundamental.  Você tem que ser capaz de interpretar os textos para responder as questões e, ainda, escrever a redação. Portanto, se a sua intenção é se preparar para o SAT, avalie antes, como está o seu nível de inglês. E, claro, procure melhora-lo diariamente.

A internet pode ser uma grande parceira durante a sua preparação. Existem vários vídeos online e sites com dicas e simulados que podem ser muito úteis. No próprio site do SAT é possível encontrar alguns materiais, gratuitos e pagos. Confira aqui.

O SAT é composto por questões abertas e de múltipla escolha e é dividido em reasoning test e subject test. O primeiro é composto por matemática, linguagem e interpretação de textos, escrita e redação. Já o segundo conta com questões de literatura, história, física, biologia química e idiomas (as opções vão do espanhol ao japonês).

Baixe o nosso Guia “SAT: o ENEM americano” gratuitamente

Dicas para se preparar para o SAT

Uma boa dica para quem está querendo se preparar para o SAT é ler artigos em jornais e revistas (em inglês claro). Dê preferência por textos grandes e assuntos que você não domina ou não gosta muito. Após a leitura faça anotações sobre o que acabou de ver. Dessa forma, será possível treinar suas capacidades de concentração, absorção de conteúdo e interpretação.

Uma outra ideia bacana é procurar pelo auxílio de algum tutor ou mentoria especializados em testes como o SAT.  Existem também cursos preparatórios, no Brasil e no exterior, que focam em exercícios práticos, redação e estratégias para a realização do teste. A vantagem dessa opção é o fato de os estudantes poderem contar com o feedback direto dos professores com relação ao seu desenvolvimento.

Inscrição

As inscrições para o SAT são realizadas no site mediante a criação de um login individual. O valor total da prova é de US$89,50 (preço que já inclui a taxa para provas internacionais). Os estudantes podem fazer o teste quantas vezes desejarem e os resultados são disponibilizados no site (e também por email) cerca de 5 semanas após a prova.  Para consultar o centro de aplicação mais  próximo de você, assim como as datas de realização dos testes, clique aqui.

Quer se preparar para o SAT contando com o apoio de quem realmente entende do assunto? Nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.