Ao lado do TOEFL, o IELTS é um dos exames de proficiência em inglês mais utilizados no mundo. As estruturas das provas também são bem parecidas e contam com uma parte temida por muitos estudantes: a escrita. O writing do IELTS é dividido em duas redações: uma opinativa e outra em resposta a um texto ou áudio gravado. Mas como se sair bem nessa seção? Confira aqui 4 dicas!

Como ir bem no writing do IELTS?

Deixe alguém revisar seu texto

Ao se preparar para o writing do IELTS, a primeira e principal tarefa é receber um feedback sobre a sua redação. Você pode entrar em contato com alguém que já obteve uma boa nota na prova ou então pedir ajuda para um professor ou amigo que tenha uma boa noção da língua inglesa (ou até que seja um falante nativo). A ideia não é tentar impressionar quem for ler, mas sim verificar seus pontos fortes e fracos. Depois de saber quais aspectos da sua habilidade de escrita requerem mais atenção, o desafio se torna mais fácil.

feedback-writing do ielts

É muito mais fácil para uma pessoa “de fora” perceber erros no seu texto

Escreva um pouco todos os dias

Você já deve estar cansado(a) de ouvir que tem que praticar sua escrita. Mas, ainda assim, é importante insistir em fazer isso com a maior frequência possível nos meses que antecedem a prova do IELTS. Nesse caso, não se preocupe em não ter boas ideias para escrever. Você não precisa sair filosofando nos seus textos. Transcrever suas atividades diárias ao final do dia é mais do que suficiente. Continue fazendo isso de forma consistente enquanto obtém feedback sobre sua redação, e você vai ver suas habilidades de escrita melhorando dentro de algumas semanas.

practice-writing do ielts

Praticar a escrita ainda é a melhor forma de melhorar suas habilidades

Siga à risca as instruções da prova

Durante a parte de writing do IELTS, tente seguir todas as instruções à risca. Se você foi solicitado a escrever 250 palavras, por exemplo, verifique se não está escrevendo 350. No fim das contas, essa é a maneira mais fácil de perder pontos. Tudo bem que existe uma tolerância de 20 a 30 palavras (para menos ou para mais), mas não force demais. 

Além disso, não comece a escrever assim que ler a pergunta. Tente primeiro desenvolver em sua mente um esboço do que vai ser passado para o papel. Isso vai te ajudar a moldar seu texto desde o início e, assim, você vai estar mais preparado(a) para seguir o limite de palavras. Se você começar a escrever sem pensar, maiores são as chances de acabar ultrapassando o limite.

Use mais palavras e dispositivos de transição no seu texto

Depois de corrigir suas habilidades básicas de escrita, tente aperfeiçoá-las. O uso de palavras e dispositivos de transição (também conhecidos como conectivos) é uma boa maneira de fazer isso. Durante a escrita, é natural você sentir a necessidade de mudar de assunto. Aqui é onde entram as palavras de transição: para garantir um fluxo suave sem perturbar o leitor. Os conectivos podem ser uma única palavra (como meanwhile, hereafter ou therefore), uma sentença ou até mesmo um parágrafo completo. Mas, considerando o limite de palavras no exame, é melhor usar apenas palavras ou frases pequenas para conectar partes do seu texto.

conect-writing do ielts

Os conectivos servem como uma ponte para ligar dois assuntos ou duas ideias

Com essas dicas vai ser muito mais fácil mandar bem na seção de writing do IELTS. Quer mais ajuda para se destacar nas provas e conquistar sua vaga lá fora? Então entre em contato com a gente e conheça a nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.