A rivalidade entre os dois maiores centros urbanos da Austrália já é bem conhecida. É quase como a disputa São Paulo x Rio de Janeiro que temos aqui no Brasil. Há muito o que amar nessas duas cidades e cada uma oferece uma experiência inesquecível para estudantes estrangeiros. Mas qual delas, afinal, é a melhor opção para estudar na Austrália: Sydney ou Melbourne? Para te ajudar na escolha, fizemos uma comparação entre elas. Confira!

Universidades

Melbourne é a casa da Universidade de Melbourne, considerada a segunda melhor da Austrália pelo QS World University Rankings 2020. Já a nível mundial a instituição ocupa a 38ª posição. Por lá também se encontra a Monash University, sexta colocada no mesmo ranking no país e 58ª no mundo.

A Universidade de Sydney, por sua vez, aparece na 3ª posição na Austrália e 42ª no mundo. Outra instituição sediada nos subúrbios de Sydney é a The University of New South Wales, 4ª mais bem posicionada no país (e 43º no planeta).

Até agora temos 2 universidades de ponta em cada país fazendo parte no TOP 10 australiano. Só que Sydney sai na frente nesse quesito porque conta com mais uma instituição entre as dez melhores do país: a University of Technology Sydney, que aparece na nona posição (e na colocação 140 na avaliação mundial).

Sydney-ou-Melbourne

Sydney

Estilo de Vida

Melbourne se orgulha de ter uma comunidade vibrante de cultura e arte. A cultura dos cafés é bastante desenvolvida e as pessoas estão mais interessadas em experimentar novos restaurantes ou assistir a um show do que correr para a praia. Os nativos se orgulham de dizer que a cidade tem algo para todos, desde teatro, a música, natureza, moda e comida, entre outra coisas. Também é evidente na arquitetura e na cultura de rua que Melbourne é a mais europeia entre todas as cidades australianas.

Já Sydney é uma grande mistura entre a atmosfera descontraída de uma cidade praiana com a agitação do mundo dos negócios frenético no centro da capital.  Os habitantes locais são conhecidos pelo estilo de vida saudável e ligado à natureza.

Isso te lembrou alguma coisa? Pois é… É como se, guardadas as devidas proporções, Melbourne fosse a São Paulo australiana e Sydney o Rio de Janeiro.

Bairros

A cena artística de Melbourne pulsa por toda a cidade, mas as vilas urbanas de Fitzroy e Brunswick são onde tudo começa. Movimentados com galerias de arte modernas, restaurantes e cafés baratos, esses dois bairros ao norte da cidade são o lar da cena hipster local.

Ao sul do rio, você encontrará St. Kilda, o bairro à beira-mar de Melbourne. Cheio de ótimos cafés, restaurantes e bares, é aqui que moradores e turistas vêm para aproveitar o sol. Já South Yarra é uma área chique, cheia de restaurante de luxo e lojas de moda. Esse é o bairro que destaca a posição de Melbourne como uma cidade que define tendências em todo o país.

Em Sydney, alguns bairros notáveis incluem Surry Hills, Darlinghurst, Manly, Bondi e Coogee. Surry Hills e Darlinghurst estão cheios de restaurantes, cafés e bares da moda. Eles estão localizados no meio da cidade, perto dos icônicos Hyde Park e Central Park.

Manly fica nas praias do norte, aninhadas entre a foz do porto de Sydney e o Oceano Pacífico. Já Bondi e Coogee fazem parte das populares praias do leste de Sydney. Bondi Beach, aliás, é uma das praias mais emblemáticas da Austrália, sendo o destino principal de turistas de diversas partes do mundo na cidade.

Sydney-ou-Melbourne

Melbourne

Clima

Ao fazer as malas para Melbourne você vai precisar colocar um pouco de tudo, desde seu traje de banho até sua capa de chuva mais quente. Por estar na costa sul da Austrália, a cidade é conhecida por ter quatro estações em um único dia. Então se prepare para um clima bem louco rs

A temperatura média em qualquer ponto do ano varia entre 10°C e 21°C. Nos meses de inverno é bem comum pegar temperaturas em torno dos 4°C. Já no verão a média varia entre 21°C e 26°C.

O clima instável de Melbourne faz parte do seu charme. Os altos e baixos permitem tudo, desde ir à praia até se esconder em um café aconchegante nos dias mais frios.

Já o clima de Sydney te dará o luxo de nunca precisar ter casaco quente de verdade. Normalmente, a cidade é cerca de 10° graus mais quentes que Melbourne ao longo do ano. Os verões de Sydney podem chegar a casa dos 32°C e os invernos raramente contam com temperaturas abaixo dos 15°C.

O clima de Sydney é ideal para os amantes de praia e mesmo no inverno a temperatura da água permanece tolerável.

Sydney ou Melbourne?

E aí, qual dessas cidades pareceu a melhor pra você: Sydney ou Melbourne? Seja qual for sua escolha o melhor mesmo é se preparar para conseguir uma boa oportunidade em uma delas. A boa notícia é que com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos