Aqui no Brasil estamos acostumados com dois tipos de graduação: o bacharelado e a licenciatura. Além deles, temos também três tipos de pós-graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mas você sabe o que é um associate degree? Esse tipo de diploma é muito comum nos Estados Unidos e no Canadá. Caso você não saiba, está no lugar certo: explicaremos tudo sobre ele para você!

Mas afinal, o que é um associate degree?

O associate degree (diploma de associado) nada mais é do que um tipo de graduação. O objetivo desse curso é fornecer aos alunos os conhecimentos técnicos e acadêmicos básicos, além de desenvolver as habilidades que precisam para trabalhar ou estudar na área escolhida. De forma resumida, um associate degree seria algo parecido com os cursos técnicos que temos aqui no Brasil.

Há muitos estudantes de graduação com um associate deegree nos EUA, mas você também os encontra em algumas partes do Canadá, em Hong Kong, na Austrália e na Holanda. Outros países têm programas semelhantes, mas com um nome diferente, como os foundation degrees (diplomas de base) no Reino Unido

Nos EUA, os associate degrees estão disponíveis em vários tipos de faculdades, incluindo faculdades comunitárias (community colleges), faculdades juniores (junior colleges) e faculdades técnicas, além de faculdades associadas de universidades e institutos universitários.

Para alguns alunos, o diploma de associado fornece a preparação para um diploma de bacharel, enquanto para outros é uma qualificação por si só, ajudando a melhorar as perspectivas de emprego em comparação com apenas concluir o Ensino Médio.

acc-o-que-e-um-associate-degree

A Arapahoe Community College, no Colorado, oferece associate degrees

Então, qual é a diferença de um bacharelado para um associate degree?

Ambos os cursos de bacharelado e de associate degree são considerados programas de graduação (undergraduate degree, em inglês). Ou seja, os dois podem ser feitos assim que o estudante completa o Ensino Médio. Apesar disso, para fazer uma pós-graduação (tanto mestrado quanto PhD ou doutorado), é preciso ter um diploma de bacharel.

Além dessa diferença, há algumas outras muito mais palpáveis:

Tempo

Para obter um diploma, você precisa concluir um número de horas de estudos ou de créditos do curso. Isso pode variar um pouco, dependendo da instituição e do local, mas o diploma de associado geralmente leva 2 anos para ser concluído em período integral. Nos EUA, isso equivale a 60 horas de crédito – em oposição às 120 horas necessárias para um diploma de bacharel, que leva cerca de 4 anos para ser concluído em período integral.

Alguns estudantes optam por conquistar primeiro um associate degree e, depois, pedir equivalência das disciplinas para conseguir um bacharelado de forma mais rápida, com a diferença de já poder trabalhar na área enquanto estudam.

Custos

As mensalidades para os associate degrees tendem a ser mais baixas e, como o curso leva menos tempo para ser concluído, o custo total é consideravelmente menor do que o do diploma de bacharel. A diferença de custos varia de acordo com a instituição, mas normalmente você pode esperar pagar cerca de duas a três vezes menos pelo diploma de associado. E, como a duração total do curso é menor, provavelmente você vai gastar menos com despesas de acomodação e material.

Processo seletivo

Por fim, os processos seletivos para cursos de associate degree geralmente são muito menos competitivos do que para diplomas de bacharel, e os prazos de aplicação são, em geral, mais longos. Eles podem ser uma alternativa para estudantes que não atendem aos requisitos de ingresso em um curso de bacharelado.

Tipos de associate degrees

Existem quatro tipos de associate degrees: AA (Associate of Arts), AS (Associate of Science), AAA (Associate of Applied Arts) e AAS (Associate of Applied Science). A principal diferença é que os cursos ‘aplicados’ (applied) são mais focados na preparação dos alunos para uma carreira específica, com foco nas habilidades profissionais, enquanto o AA e o AS são mais direcionados para os estudantes que desejam ingressar em um bacharelado, com foco na preparação para níveis mais altos de estudos acadêmicos.

Os diplomas de associado online ou à distância também estão se tornando mais populares, devido à flexibilidade e acessibilidade, permitindo que os estudantes trabalhem enquanto estudam, além de geralmente ter um preço reduzido.

Oportunidades de carreira com um associate degree

As oportunidades de carreira com um associate degree variam de acordo com o tipo de diploma de associado e o assunto em que você se especializar. No entanto, existem muitos empregos com salários relativamente altos que podem ser conquistados com o diploma. Por exemplo, uma lista recente de oportunidades com associate degree inclui higienista dental, técnico nuclear, terapeuta de radiação e controlador de rastreamento de ar.

Estudar em um curso de bacharelado provavelmente vai abrir ainda mais caminhos profissionais, mas vale a pena verificar se você realmente precisa de um diploma de bacharel para entrar na carreira escolhida, especialmente se isso envolver mensalidades mais altas. Você pode se surpreender com a quantidade de funções qualificadas que exigem apenas um diploma de associado!

dw-o-que-e-um-associate-degree

Desenvolvedor(a) web é outra carreira que pode ser seguida apenas com um associate degree

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que é um associate degree, pode escolher qual tipo de graduação vai querer fazer no seu intercâmbio. Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Basta clicar aqui e fazer o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.