Se você nos acompanha por mais tempo, já deve saber o que são as community colleges americanas, certo? Se ainda não sabe, clique aqui para relembrar. Basicamente estamos falando de instituições de caráter mais técnico que oferecem programas de 2 anos e que são bem mais baratas que as universidades tradicionais. Mas quais são as melhores community colleges dos EUA?

5 razões para estudar numa Community College

Para descobrir essa resposta consultamos uma pesquisa publicada pelo site americano WalletHub que comparou 698 community colleges em 18 indicadores diferentes, como custo, taxas de inadimplência de empréstimos estudantis e ganhos financeiros dos alunos no mercado de trabalho após a conclusão do curso. Quer saber o resultado? Confira abaixo!

Quais são os melhores community colleges dos EUA?

State Technical College of Missouri (State Tech)

O State Tech, localizado na cidade de Linn, oferece mais de 35 programas de treinamento técnico avançado para tecnologias emergentes e tradicionais, incluindo robótica, tecnologia nuclear e manutenção de aviação. A escola afirma que 99% dos seus graduados encontram um emprego remunerado ou continuam seus estudos dentro de 6 meses após a formatura.

Arkansas State University, Mountain Home (ASUMH)

O campus da Arkansas State University na cidade de Mountain Home é uma das faculdades comunitárias mais respeitadas do país. A ASUMH oferece uma ampla gama de diplomas, bem como programas de credenciais técnicas.

College of San Mateo

Localizado perto do Vale do Silício, o College of San Mateo é conhecido por suas conexões com empresas de tecnologia próximas. A escola oferece 147 programas de graduação e de certificação.

Northwest Iowa Community College

Fundada em 1966, a Northwest Iowa Community College está localizada em Sheldon, Iowa. De acordo com a escola, a sua proporção de alunos por professor é de 13 pra 1 e quase 100% dos alunos relatam conseguir empregos após a formatura.

melhores-community-colleges-dos-eua-Northwest-Iowa-Community-College
Northwest Iowa Community College (Foto: Scott Van Aartsen)

Northern Wyoming Community College District (NWCCD)

O Northern Wyoming Community College District, conhecido como NWCCD, tem vários campi, incluindo o Sheridan College, que é o mais destacado, oferecendo mais de de 600 programas e sendo bem conhecido especialmente pelo seu programa de Agricultura.

Northwestern Connecticut Community College

O Northwestern Connecticut Community College está localizado em Winsted, Connecticut. A pequena faculdade comunitária é conhecida principalmente por seus programas de Enfermagem e Veterinária, bem como pelas oportunidades de estudo no exterior que são oferecidas aos alunos.

Northwester-Melhores-community-colleges-dos-eua
Northwestern Connecticut Community College (Foto: NCCC/Contributed Photo)

Ohlone College

O campus principal do Ohlone College fica em Fremont, Califórnia. A escola oferece 189 programas e se orgulha de ajudar os seus alunos a se transferirem para o sistema da California State University (CSU) ou para outras escolas de quatro anos.

Alexandria Technical & Community College

O Alexandria Technical & Community College está localizada em Alexandria, Minnesota, e oferece certificados e diplomas nas modalidades presencial e online. A escola é especialmente conhecida por seu programa de Esportes Eletrônicos.

Alexandria-Technical-&-Community-College-melhores-community-colleges-dos-eua
Alexandria Technical & Community College (Foto: ATCC/Linkedin)

Casper College

O Casper College se tornou a primeira faculdade júnior do Wyoming quando foi fundado em 1945. Hoje, a escola é uma das maiores faculdades comunitárias do estado, com cerca de 4.970 alunos matriculados a cada ano.

Orange Coast College

Fechando a lista das melhores community colleges dos EUA, temos o Orange Coast College, uma instituição fundada em 1947 em Costa Mesa, na Califórnia. Hoje essa é uma das maiores faculdades comunitárias do país, matriculando cerca de 25 mil alunos por semestre.

Por que você deveria estudar em uma Community College (no lugar de universidade ou faculdade)?

Viu todas as community colleges acima mas ainda não se convenceu de que essa pode ser uma boa alternativa para você estudar nos EUA? Então confira abaixo oito motivos que podem te ajudar a se decidir.

1. Flexibilidade acadêmica

Frequentar uma community college pode ser uma boa maneira de entrar no mundo do ensino superior e aprender em seu próprio ritmo. Isso é especialmente verdadeiro para alunos que tiveram dificuldades no ensino médio ou para qualquer pessoa que não tenha certeza se deseja fazer um investimento significativo de tempo e dinheiro em uma faculdade tradicional.

2. Equilíbrio entre os estudos e a vida

Cerca de 60% dos estudantes de community colleges frequentam a escola em tempo parcial, então qualquer pessoa interessada em fazer uma ou duas aulas de cada vez não se sentirá deslocada. Isso torna esse tipo de instituição uma boa opção para alunos não tradicionais, como pais e alunos mais velhos que desejam equilibrar os estudos com outras obrigações do cotidiano.

3. Oportunidades de educação STEM

As community colleges têm programas de graduação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, também conhecidas como STEM. Esses são justamente as áreas com maior demanda dentro do mercado de trabalho e, também por conta disso, muitas community colleges americanas fornecem um suporte completo para ajudar os seus alunos a ingressarem dentro dessas carreiras.

4. Possibilidade de transferência

A matrícula em uma community college não precisa ser o destino final do aluno nos Estados Unidos. Muitas dessas faculdades oferecem acordos de admissão com faculdades públicas que permitem que alunos qualificados transfiram seus créditos para a obtenção de um diploma de bacharel. Aliás, a taxa de estudantes de community colleges que se transferem para universidades tradicionais é alta.

5. Elementos da faculdade tradicional

Sob uma perspectiva histórica, as community college nem sempre proporcionaram a mesma experiência acadêmica que as universidades tradicionais americanas, mas isso tem mudado. Um exemplo é que mais de 1/4 das community colleges americanas já fornecem dormitórios para os alunos, que são um dos marcos mais fortes da cultura universitária do país. Além disso, cada vez mais tem sido comum encontrar atividades extracurriculares, bolsas de estudo e ações de networking nas community colleges.

6. Atenção personalizada

Muitas community colleges oferecem turmas menores em comparação com as turmas das universidades tradicionais, o que significa que os alunos podem encontrar mais atenção personalizada e momentos individuais com os professores. Isso pode ser uma vantagem para os alunos que gostam de aprender em seu próprio ritmo, fazendo muitas perguntas durante o processo.

7. Certificados profissionais

O progresso na carreira geralmente está vinculado a graus avançados e ao desenvolvimento de habilidades, geralmente por meio de programas caros de pós-graduação. Mas as community colleges fornecem certificados profissionais e de curto prazo em muitos campos, incluindo Tecnologia da Informação e Eletrônica, que são áreas com alta demanda profissional. 

8. Opções de aula online

Como é o caso das universidades de quatro anos, algumas community colleges expandiram suas ofertas online com o objetivo de atrair mais alunos. Isso inclui o treinamento de professores e a criação de programas de adaptação para atender às necessidades dos alunos, da universidade e do campo profissional. E o melhor é que os créditos obtidos nesses cursos ou disciplinas online podem ser aproveitados na hora de fazer a transferência para uma universidade de quatro anos.

Universidade do Intercâmbio

E aí, por qual dessas melhores community colleges dos EUA você mais se interessou? E se eu te disser que você pode conquistar uma oportunidade em uma delas? O segredo pra isso é se preparar, e nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Quer entender como funciona? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!