Universidade Brown vai estender admissões need-blind para intercambistas

A Universidade Brown, nos Estados Unidos, anunciou no último mês que está mais próxima de concluir o projeto de implementação das admissões need-blind para estudantes internacionais. Atualmente, apenas alunos e alunas domésticos podem solicitar esse tipo de matrícula, que não considera os recursos financeiros dos candidatos ao decidir pela aceitação ou não na instituição.

Segundo o site da universidade, a meta será alcançada graças a uma generosa doação de US$ 25 milhões dos irmãos palestinos Aysha e Omar Shoman, que se formaram na instituição da Ivy League em 2004 e 2001, respectivamente, como intercambistas. Essa é a maior doação para ajuda financeira internacional que a Brown recebeu até hoje.

A nova política da universidade faz parte de uma campanha maior chamada “BrownTogether”, que visa realocar significativamente o orçamento fiscal da instituição para que ela se torne totalmente need-blind para estudantes estrangeiros que iniciarem seus cursos de graduação no outono de 2025.

Sob este plano, os alunos e alunas provenientes de famílias que ganham menos de US$ 60 mil anualmente podem estudar na universidade com anuidade, alojamento e alimentação cobertos, além de outras assistências financeiras para despesas adicionais.

Falando sobre a doação, Aysha Shoman disse que “como havia opções limitadas de ajuda financeira para estudantes internacionais quando meu irmão e eu estávamos estudando, decidimos criar uma bolsa de estudos para dar a estudantes talentosos de todo o mundo a oportunidade de receber a educação da Brown”.

“Para os bolsistas, espero que os estudos na Brown sejam tão transformadores para eles quanto foram para mim e que os encoraje a retribuir e apoiar suas próprias comunidades”, concluiu.

1- universidade brown estender admissoes need blind intercambistas
Campus da universidade em Providence, Rhode Island (Farragutful/Wikimedia Commons)

Como dito anteriormente, as admissões need-blind na Universidade Brown estão abertas a estudantes nacionais desde 2003, mas a instituição tem apenas uma política need-aware para os candidatos estrangeiros.

LEIA TAMBÉM — O que são admissões need-blind?

Atualmente, os estudantes internacionais que precisam de assistência financeira em qualquer momento de seus estudos na Brown devem ter solicitado e recebido a ajuda quando iniciaram seus estudos como calouros. Hoje em dia, o custo de apenas um ano de matrícula na universidade fica em torno de US$ 85 mil.

Movimento já é visto em outras universidades norte-americanas

Ter um diploma de uma das universidades da Ivy League pode mudar a vida de estudantes menos favorecidos, mas as taxas exorbitantes associadas a esse tipo de educação não são realistas para a maioria. Os estudantes internacionais enfrentam vários obstáculos para conseguir uma chance nas “Ivies”, sem mencionar os custos adicionais de vistos, testes padronizados e passagens aéreas, mesmo que sejam aceitos.

As Ivies também são notórias por terem algumas das taxas de aceitação mais baixas do mundo. Em 2022, Harvard admitiu apenas 3,19% dos alunos de um total de 61.220 candidatos — seus números mais baixos até o momento. Enquanto isso, a Universidade Brown aceitou apenas 2.546 alunos de um total de 50.649 candidatos para a turma de 2026.

Apenas cinco outras universidades nos EUA são conhecidas por oferecer admissões 100% need-blind para candidatos estrangeiros até agora: Harvard, Yale, Princeton, MIT e Amherst College.

A aceitação sem a avaliação financeira dos estudantes internacionais é rara em comparação com outros tipos de auxílios. Ao contrário de uma política baseada em necessidades, em que os candidatos recebem pacotes de financiamento com base em suas circunstâncias financeiras, as admissões need-blind analisam apenas o mérito e o potencial do estudante. Ela garante a qualquer aluno ou aluna que sua inscrição não será prejudicada devido a sua situação monetária.

Para permanecer no caminho para sua meta de 2025, a Universidade Brown embarcou em um esforço conjunto na captação de recursos e na obtenção de cerca de US$ 120 milhões em novas doações nos próximos anos. Se for bem-sucedida, o custo total das taxas para estudantes internacionais será pago por meio de uma divisão de 50-50 entre os dois fluxos de fundos.

Quer estudar nos EUA com bolsa?

No programa M60 você aprende o passo a passo completo para conquistar sua oportunidade no exterior e fazer sua graduação ou pós totalmente de graça! São mais de mil aulas ensinando as 60 modalidades de intercâmbios, além de correção de documentos, acompanhamento pedagógico e o principal: uma lista diária de bolsas de estudo ao redor do mundo.

2- universidade brown estender admissoes need blind intercambistas

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos alunos e ter acesso a todas essas ferramentas!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

22 Jun 2022