O que são admissões need-blind?

Se você for aplicar para uma universidade dos EUA, vai perceber que algumas das instituições de lá têm a política de admissões need-blind. Caso a sua inscrição seja para uma delas, é importante que você entenda bem esse conceito. Por isso, explicamos aqui tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de aplicação e quais são as consequências disso para a sua inscrição em uma universidade nos Estados Unidos.

O que são admissões need-blind?

O termo “admissões need-blind” e as particularidades dele variam de instituição para instituição. Mas no geral,  significa que uma universidade tem uma política própria de não considerar os recursos financeiros dos candidatos ao decidir se deseja aceitá-los ou não.

Esta política pode ser estendida a todos os estudantes, inclusive internacionais, ou pode ser limitada apenas a cidadãos dos EUA. Em alguns casos (não todos), as universidades adotam essas políticas em conjunto com garantias “full-need”, o que significa que elas prometem fornecer ajuda financeira adequada para permitir a participação de todos os alunos e alunas aceitos.

Então nem todas as universidades têm admissões need-blind?

1-admissoes-need-blind

Embora seja verdade que todas as universidades busquem candidatos que acrescentam positivamente em termos acadêmicos, intelectuais e culturais, muitas instituições avaliam durante o processo de aplicação se um estudante pode pagar as mensalidades. Isso acontece porque nem todas as universidades têm recursos para ajudar todos os alunos e alunas com dificuldades financeiras.

Mas isso não quer dizer que a maioria das universidades considera apenas sua capacidade de pagar ou não, ou que esse é o aspecto mais importante da sua aplicação! Porém, quando se trata de tomar decisões sobre estudantes que estão “equiparados”, os recursos financeiros podem ser o critério de desempate.

Admissões need-blind significam que suas mensalidades já estão todas pagas?

Em suma, não. Mesmo que a instituição em questão se comprometa a ajudar todos os alunos a arcar com os custos, isso não significa que você automaticamente ganhou uma bolsa de 100%. Espera-se que você faça alguma contribuição financeira, que geralmente é calculada com base em uma avaliação da renda dos seus pais ou responsáveis e de outros recursos.

A universidade pode esperar também que você contrate empréstimos para cobrir parte dos custos e/ou participe de um programa de "work-study", o que significa trabalhar em regime de meio-período, juntamente com seus estudos. No entanto, a maioria dos estudantes admitidos por meio de uma política de admissões need-blind e full-need também costuma receber boas quantias em bolsas de estudos e outros auxílios financeiros.

Quais universidades utilizam a política de admissões need-blind?

Muitas universidades americanas têm alguma política de admissões need-blind, mas – como mencionamos acima – isso nem sempre se estende a candidatos internacionais e também nem sempre significa que as admissões são acompanhadas de ajuda financeira. Atualmente, apenas cinco universidades dos EUA oferecem admissões need-blind e ajuda financeira completa a todos os estudantes, incluindo os estrangeiros . São elas:

3-admissoes-need-blind

MIT

Como você provavelmente já deve saber, essas não são apenas cinco universidades americanas – elas são cinco das faculdades mais prestigiadas dos EUA e, de fato, do mundo. Atualmente, o MIT está no topo do QS World University Rankings, com Harvard em terceiro, Princeton em 13º e Yale em 15º no ranking geral.

O Amherst College é uma instituição muito pequena e especializada para chegar ao ranking internacional, mas tem boas classificações em avaliações dedicadas à educação em Artes Liberais. O Curtis Institute of Music, que ficou em oitavo lugar em Artes Cênicas no QS World University Rankings by Subject, também tem admissões need-blind para todos os alunos.

2-admissoes-need-blind

Amherst College

Essas são algumas das universidades norte-americanas mais difíceis de ingressar, mas se você for bem-sucedido(a), cada uma delas promete fornecer ajuda financeira adequada para possibilitar sua participação, independentemente da sua situação financeira ou nacionalidade. Muitas outras universidades dos EUA também oferecem bolsas generosas e outras formas de financiamento.

Portanto, mesmo que a faculdade de seu interesse não adote uma política de admissões need-blind, não deixe que as mensalidades altas e outros custos te impeçam de se inscrever. Todas as universidades dos EUA são obrigadas a oferecer uma “calculadora de preço líquido” em seus sites, o que permite que os futuros alunos obtenham uma estimativa de quanto realmente custaria estudar na instituição em questão. Isso se baseia nas circunstâncias financeiras de cada aluno, nas bolsas de estudo disponíveis e no custo de vida estimado.

Intercâmbio com a UDI

Gostou de saber mais sobre as admissões need-blind? Então que tal ter toda uma rede de apoio para te ensinar sobre as oportunidades internacionais, tanto nos EUA quanto em outros lugares do mundo? Para isso, você pode contar com a nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

09 Jul 2020

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024