A Caltech se define como uma instituição need-sensitive para estudantes estrangeiros, reconhecendo que os fundos de ajuda financeira destinados a esse público são limitados. Ao mesmo tempo, a instituição se compromete a atender todas as necessidades comprovadas dos alunos estrangeiros que solicitarem apoio financeiro e forem admitidos.

Em outras palavras, o processo de seleção da universidade é bastante rigoroso e leva em consideração todos os detalhes financeiros familiares dos candidatos. E, ao mesmo tempo, as condições financeiras dos aplicantes podem ser um fato decisivo para a sua aprovação ou reprovação.

Caltech ou MIT: qual é melhor?

É por isso que, entre os documentos solicitados para aplicação de candidatos, como teste de proficiência em inglês e transcrições de notas do ensino médio, a instituição exige uma declaração de intenção de ajuda financeira internacional.

Caltech
Millikan Library, uma das bibliotecas do Caltech (Foto/Wikimedia)

Quando um candidato estrangeiro se aplica para fazer graduação na Caltech, algumas perguntas são apresentadas durante a aplicação com o objetivo de confirmar o seu entendimento em relação à política de ajuda financeira do Instituto. É importante observar que, ao contrário de outras universidades, não existe uma inscrição específica para isso, sendo tudo concentrado em uma só aplicação.

Dito isso, se você pretende se aplicar para Caltech é importante ter em mente algumas informações:

  • Se você planeja solicitar ajuda financeira, a única oportunidade para fazer isso é durante a aplicação para estudar por lá. Isso porque estudantes estrangeiros que não recebem assistência no primeiro ano, se tornam inelegíveis para isso em qualquer outro período da faculdade;
  • Já quem solicita e recebe assistência financeira no primeiro ano do curso pode solicitar o mesmo apoio novamente nos anos subsequentes;
  • Candidatos internacionais que se aplicam na modalidade Early Application não têm direito de receber apoio financiero. Por isso você deve se aplicar na modalidade Regular Decision (geralmente até o início de janeiro de cada ano);
  • Os candidatos que se transferirem para Caltech a partir de outras instituições de ensino superior também não têm direito a receber auxílio financiero;
  • O Caltech não oferece bolsas de estudo baseadas em mérito.

Como se aplicar?

Se você chegou até aqui é porque acha que se adequa a todas as exigências para concorrer ao auxílio financeiro da Caltech para estrangeiros. E o passo a passo para isso é relativamente simples.

Além de fazer sua aplicação padrão para a instituição, o candidato internacional também deve preencher o CSS PROFILE, um formulário online que reúne todas as informações financeiras da sua família. Normalmente, o prazo para preenchimento desse formulário se encerra no início de fevereiro.

Depois disso, o próximo passo é providenciar e enviar a declaração de imposto dos pais e um outro formulário conhecido como Caltech Scholarship Data Form. Mas esses dois documentos finais podem ser enviados depois da matrícula na instituição, mais exatamente até meados do mês de julho.

Qual é o valor da bolsa?

O auxílio não tem um valor exato e pode variar de candidato para candidato. Mas como já dissemos, a Caltech se compromete a cobrir 100% das necessidades comprovadas dos estudantes selecionados.

Vale a pena estudar na Caltech?

Com toda certeza, sim! A Caltech é considerada pelo QS World University Rankings 2021 como a quarta melhor universidade dos Estados Unidos e do mundo!

Com um forte foco em tecnologia, segundo esse mesmo ranking, as áreas de maior destaque na instituição são Geofísica, Ciências Naturais, Engenharia Química, Geologia, Física, Ciências Marinhas, Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Ciência de Materiais, Matemática, Estudos do Meio Ambiente, Ciência da Computação e Sistemas.

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar uma bolsa em uma universidade americana mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.