Nem todo mundo sabe, mas a Universidade da Califórnia (UC) na verdade não é uma universidade: são 10! Isso porque, na realidade, a University of California (nome original em inglês) é um sistema público estadual de ensino superior formado por uma organização (ou cúpula) que abriga, dentro do seu “guarda-chuva”, 10 universidades semiautônomas espalhadas pelo estado:

Uma coisa que todas elas têm em comum é a qualidade educacional de nível internacional. Só para você ter uma ideia, somando o resultado de todas as unidades, a Universidade da Califórnia é a instituição de ensino superior que mais emprega vencedores do prêmio Nobel no mundo!

Mas é claro que, como estamos falando de 10 universidades diferentes entre si, não poderiam deixar de haver diferenças entre elas! E é sobre isso que vamos falar nesse texto.

Diferenças entre as instituições da Universidade da Califórnia

Ano de Fundação

A primeira grande diferença entre essas instituições é o ano em que elas foram fundadas. Enquanto algumas surgiram ainda no século XIX, a mais “caçula” delas foi fundada depois dos anos 2000.

A mais velha delas e, digamos, também a mais tradicional, é a Universidade da Califórnia em Berkeley. Já a mais nova é a Universidade da Califórnia em Merced.

universidade-da-califórnia-fundação

Localização

Entre os dez campi, cinco estão localizados na região mais central do estado, enquanto as outras cinco estão concentradas na parte mais o sul da Califórnia.

Dentre essas cidades, as maiores são, respectivamente, Los Angeles, San Diego e San Francisco, que também estão entre as principais cidades dos Estados Unidos. Riverside, Irvine e Berkeley são cidades de porte médio (entre 100 e 400 mil habitantes). Já Santa Barbara, Santa Cruz, Merced e Davis contam com menos 100 mil habitantes.

Também vale lembrar que algumas dessas universidades também operam em outras cidades através de campi menores e extensões.

universidade-da-califórnia-localização

Número de Alunos

As instituições semiautônomas da UC também variam bastante em número de alunos. Enquanto a UCLA, a maior delas, tem quase 50 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós-graduação; a UC San Francisco tem menos de 5 mil.

universidade-da-califórnia-alunos

Endowment

Endowments são fundos patrimoniais criados por doações privadas com o objetivo de financiar as atividades (incluindo bolsas de estudos) e a sustentabilidade financeira das instituições. Em outras palavras, o endowment é a base da estabilidade das universidades americanas.

E nesse aspecto, as instituições da UC, como não poderia deixar de ser, também se diferenciam bastante. Seis delas contam com um endowment bilionário, mas o destaque nesse quesito vai principalmente para a UCLA, para a UC Berkeley e para a UC San Francisco.

Você notou que a UC San Francisco ocupa o terceiro lugar nesse quesito, mesmo tendo o menor número de alunos entre os dez campi da Universidade da Califórnia? Isso acontece por um motivo em especial que vamos explicar no próximo tópico.

universidade-da-califórnia-endowment

Desempenho Acadêmico

A UC San Francisco é um caso especial entre as dez instituições da Universidade da Califórnia. Ao contrário de todas as outras, ela não oferece cursos de graduação e é focada exclusivamente no campo das Ciências da Saúde, tanto a nível educacional quanto de pesquisa.

É por isso que, além de ter um endowment per capita gigantesco, ela também não aparece nos dois rankings que iremos mostrar aqui nesse texto. No entanto, a instituição tem os seus próprios recordes, com as suas escolas de Cuidados Primários, Medicina Interna e Farmácia ocupando o segundo lugar mundial no USNWR Graduate School Rankings. Já as suas escolas de Pesquisa Médica e Enfermagem figuram, respectivamente, no 6º e no 11º lugar desse mesmo ranking.

Agora que já falamos da UC San Francisco, vamos dar uma olhada no desempenho das outras nove instituições da Universidade da Califórnia em dois dos principais rankings de avaliação universitária do mundo: o QS World University e o Times Higher Education.

No ranking da QS, oito das dez universidades estão entre as 500 melhores do mundo, com especial destaque para a UC Berkeley, UCLA e UC San Diego, todas no TOP 60 mundial. Apenas a UC San Francisco (pelo motivo já mencionado) e a UC Merced não aparecem.

universidade-da-califórnia-qsranking

No ranking da THE, as instituições da Universidade da Califórnia têm um desempenho ainda melhor. Todas elas (mais uma vez com exceção da UC San Francisco), estão entre as 350 melhores universidades do mundo. E mais uma vez o destaque vai pra UC Berkeley, UCLA e UC San Diego, todas no TOP 35 mundial.

universidade-da-califórnia-timeshigher

Universidade do Intercâmbio

E aí, em qual dessas instituições da Universidade da Califórnia você ficou com mais vontade de estudar? Seja qual for a sua resposta, o grande segredo para conquistar uma vaga em uma delas é se preparar! E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos