Quando o assunto são as universidades da Califórnia, provavelmente a primeira instituição que você lembra é Stanford ou até mesmo o Caltech, certo? Mas por lá também também existem outras universidades tão incríveis quanto essas. Já falamos de uma delas (a UCLA) aqui. E hoje vamos falar de outra instituição que também faz parte do Sistema de Universidades da Califórnia: a UC Berkeley. Quer saber mais sobre ela? Então continue com a gente!

Por-dentro-da-UC-Berkeley-vista-aerearkeley-vista-aerea
Vista aérea do campus da UC Berkeley (Foto: Alfred Twu)

Por Dentro da UC Berkeley

História

A Universidade da Califórnia foi fundada em 1868 como a primeira universidade do estado com concessão de terras. Surgiu a partir da fusão da Faculdade da Califórnia (uma instituição privada) e da Faculdade de Agricultura, Mineração e Artes Mecânicas (uma instituição pública).

Quando a instituição foi inaugurada, ainda na cidade de Oakland, eram apenas 40 alunos e 10 professores. A admissão de mulheres ocorreu em 1870 e a mudança para Berkeley em 1873, com 167 alunos e 22 alunas.

Com o tempo, a Universidade da Califórnia foi se expandindo por todo o estado, mas a unidade de Berkeley continuou sendo a sede até o ano de 1952, quando a instituição se reorganizou em um sistema de campi semiautônomos, com cada campus tendo seu próprio chanceler respondendo a um único presidente geral.

Ao longo de sua história, os estudantes e profissionais ligados à UC Berkeley já ganharam 37 prêmios Nobel (atrás apenas de Harvard e MIT entre as universidades americanas); 5 prêmios Turing (atrás apenas do MIT e Stanford); e 5 medalhas Fields (perdendo apenas para Princeton).

Além disso, algumas das empresas mais famosas do mundo foram fundadas por ex-alunos da instituição. Alguns exemplos são a Apple, a Intel, a Tesla e o eBay.

Campus

O campus da UC Berkeley abrange uma área de aproximadamente 500 hectares, embora a parte mais central (onde estão os principais prédios) seja bem menor, ocupando cerca de 72 hectares desse total.

Da área restante, cerca de 80 hectares são ocupados pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, uma unidade do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Outras instalações fora do eixo central do campus da UC Berkeley incluem o Lawrence Hall of Science (um centro de Ciências aberto ao público); o Laboratório de Ciências Espaciais; o Instituto de Pesquisa de Ciências Matemáticas; o Jardim Botânico da Universidade da Califórnia; um centro de recreação e uma reserva ecológica de aproximadamente 320 hectares.

A parte que hoje é considerada o campus histórico da UC Berkeley foi projetada no início do século XX e é formada por pouco mais de 20 edifícios que definiram o tom do campus até sua expansão nas décadas de 1950 e 1960.

Esses prédios mais clássicos da universidade foram construídos no estilo Beaux-Arts, que combina influências gregas e romanas com ideias renascentistas. Alguns dos exemplos mais icônicos são o Teatro Grego; o Hearst Memorial Mining Building (casa do departamento de Engenharia e Ciências de Materiais); a Biblioteca Memorial Doe ( a principal da UC Berkeley); o California Hall; o Wheeler Hall (lar do departamento de Inglês); e o Le Conte Hall (departamento de Física).

UC-Berkeley-Memorial-Doe
Biblioteca Memorial Doe (Foto: Louis H. G.)

Mas sem dúvida nenhuma, os dois mais icônicos marcos arquitetônicos da universidade são o Sather Gate, um portão construído em 1910; e a Sather Tower, uma construção de 94 metros (apelidada de “Campanile”) considerada a torre de relógio universitária mais alta dos Estados Unidos.

Já o South Hall, edifício construído em 1873 que abriga a Escola de Informação da UC Berkeley, é o prédio universitário mais antigo do estado da Califórnia e uma das duas únicas construções originais do campus que seguem intactas.

Organização interna

A UC Berkeley é dividida internamente em 14 escolas e faculdades que, juntas, compreendem 180 departamentos e 80 unidades interdisciplinares, oferecendo mais de 350 programas.

Enquanto as faculdades operam tanto programas de graduação quanto de pós-graduação, as escolas são majoritariamente focadas em programas de pós-graduação, ainda que possam oferecer alguns majors e minors de graduação.

Confira a lista completa abaixo:

Faculdades

  • Faculdade de Engenharia
  • Faculdade de Química
  • Faculdade de Letras e Ciências
  • Faculdade de Design Ambiental
  • Faculdade Rausser de Recursos Naturais

Escolas

  • Escola de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Escola de Pós-Graduação em Educação
  • Escola de Negócios Haas
  • Escola de Políticas Públicas Richard e Rhoda Goldman 
  • Escola de Informação
  • Escola de Optometria
  • Escola de Direito
  • Escola de Bem-Estar Social
  • Escola de Saúde Pública
Por-dentro-da-UC-Berkeley-South-Hall-Escola-de-Informaçãoerkeley-South-Hall-Escola-de-Informação
O South Hall é a cada da Escola de Informação da UC Berkeley (Foto: Falcorian/Wikimedia)

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a UC Berkeley é a 30ª melhor universidade do mundo, na frente por exemplo de instituições como o King’s College London, a Universidade McGill (no Canadá) e a Universidade de Nova York (NYU).

Já quando consideramos apenas as instituições americanas, a universidade ocupa o 14º lugar, ficando melhor posicionada que instituições como a Duke, a Carnegie Mellon e Brown, uma das Ivy League.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da UC Berkeley são, respectivamente: Engenharia Elétrica e Eletrônica, Geofísica, Artes e Humanidades, Ciência da Computação e Informação, Sistemas, Economia, Engenharia Química, Engenharia Civil, Inglês e Literatura, Geografia, Linguagens Modernas, Sociologia, Química, Psicologia, Agricultura e Antropologia.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a UC Berkeley se sai ainda melhor, figurando na 7ª posição entre as melhores universidades do mundo, na frente de instituições como Yale, Princeton e Imperial College London.

Números

A UC Berkeley tem aproximadamente 43 mil alunos, sendo pouco mais de 31 mil de graduação e quase 12 mil de pós-graduação. No ano acadêmico de 2019, os estudantes internacionais representaram 12,7% do total nos programas de graduação e 28,7% nos programas de pós-graduação.

Em termos financeiros, a UC Berkeley também se destaca, com um endowment de 4.79 bilhões de dólares no último ano acadêmico (2019).

Por-dentro-da-UC-Berkeley-Gate
Sather Gate (Foto: Falcorian/Wikimedia)

A taxa média de aprovação de novos alunos na UC Berkeley gira em torno de 15%, o que é um pouco maior, por exemplo, que instituições da Ivy League como Harvard (5%), Princeton (5%) e Yale (6%).

Ainda assim, pode-se dizer que a UC Berkeley também é uma instituição bastante competitiva. No ano acadêmico de 2019, por exemplo, das 87398 pessoas que se aplicaram, apenas 14676 foram admitidas.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a UC Berkeley e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.