Quando assunto são as universidades da Califórnia, provavelmente a primeira instituição que você lembra é Stanford ou até mesmo o Caltech, certo? Mas por lá também existe uma instituição tão incrível quanto essas, mas que não é tão comentada por aqui. Estou falando da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mais conhecida como UCLA. Quer saber mais sobre ela? Então continue com a gente!

Royce-Hall-UCLA
O Royce Hall é um dos quatro prédios originais da UCLA (Foto: Alton/Wikimedia)

História

Em comparação com outras universidades dos EUA, a UCLA é uma instituição relativamente nova, tendo sido fundada em 1919. Suas origens, no entanto, remetem ao ano de 1881, com a criação da Los Angeles State Normal School.

1919 foi o ano em que a então escola se transformou em uma unidade constituinte da Universidade da Califórnia, uma grande instituição subdivida em vários campi não independentes. O nome atual, no entanto, veio apenas em 1927.

Durante os seus primeiros 32 anos como parte da Universidade da Califórnia, a UCLA era tratada como um departamento externo da instituição e o seu reitor, por exemplo, devia se reportar ao campus principal situado em Berkeley. Essa situação começou a melhorar em 1951, quando a UCLA foi formalmente elevada ao status de co-igual à UC Berkeley.

Atualmente, assim como todas as instituições constituintes da Universidade da Califórnia, a UCLA é considerada uma universidade semiautônoma com gestão própria.

Entre os seus ex-alunos mais destacados estão 17 vencedores do Nobel (entre estudantes e pesquisadores) e nomes famosos da cultura popular como os atores Ben Stiller e James Franco; os músicos Sara Bareilles e Adam Levine; e o direto Francis Ford Coppola.

Pela sua proximidade com Hollywood, a UCLA é especialmente conhecida como um cenário bastante popular para locação de filmes. Já foram gravados por lá, por exemplo, os filmes Legalmente Loira (2001), Erin Brockovich (2000), American Pie 2 (2001), Duro Aprendizado (1995), O Dono da Festa (2002) e As Apimentadas – Mandando Ver (2004).

UCLA-Filme
O  Kerckhoff Hall serviu de cenário para o filme Legalmente Loira (Foto: Logan Ward/Flickr)

Campus

O campus da UCLA fica localizado na parte oeste de Los Angeles e conta com 163 prédios espalhados em uma área de aproximadamente 170 hectares. Em termos de tamanho, é o segundo menor dos 10 campi que formam o Sistema de Universidades da Califórnia (mas é o maior em número de matrículas). A instituição faz fronteira com áreas famosas da cidade, como Beverly Hills (a leste), Bel-Air (ao norte) e Brentwood (a oeste).

O campus é informalmente dividido em duas partes: a norte e a sul. A parte norte é o núcleo original da universidade e conta com prédios em estilo mais tradicional, geralmente revestidos de tijolos. Por lá estão concentrados os cursos nas áreas de Humanidades, Direito, História, Ciências Sociais e Negócios.

Já a parte sul abriga os programas de Engenharia, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas, Ciências da Vida e Saúde, além do Ronald Reagan UCLA Medical Center, o principal hospital da universidade. Essa parte do campus conta com uma diversidade maior de estilos arquitetônicos.

Organização interna

A UCLA é dividida internamente em 19 grandes unidades, sendo 11 de graduação e 9 de pós-graduação. Confira:

Graduação:

  • Faculdade de Letras e Ciências
  • Divisão de Ciências Sociais
  • Divisão de Humanidades
  • Divisão de Ciências Físicas
  • Divisão de Ciências da Vida
  • Escola de Artes e Arquitetura
  • Escola de Enfermagem
  • Escola de Música Herb Alpert
  • Escola de Teatro, Filme e Televisão
  • Escola de Engenharia e Ciência Aplicada Henry Samueli

Pós-Graduação:

  • Escola de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Informação
  • Escola de Direito
  • Escola de Negócios Anderson
  • Faculdade de Odontologia
  • Escola de Medicina David Geffen
  • Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano
  • Escola de Saúde Pública Jonathan and Karin Fielding

Outras duas unidades – a Escola de Enfermagem e a Escola de Relações Públicas Luskin – operam tanto no nível da graduação quanto de pós-graduação.

Ao todo, são oferecidos 337 programas de graduação e pós em todas essas unidades.

UCLA
Foto: Brent/Flickr

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a UCLA é a 36ª melhor universidade do mundo, na frente por exemplo de instituições como a Universidade de Sydney, na Austrália; e a Université PSL, a melhor da França.

Já quando consideramos apenas as instituições americanas, a universidade ocupa o 16º lugar, ficando melhor posicionada que instituições como a Duke, a Carnegie Mellon e Brown, uma das Ivy League.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da UCLA são, respectivamente: Geografia, Psicologia, Medicina, Linguagens Modernas, Sociologia, Artes, Inglês e Literatura, Antropologia, Ciências da Vida, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas e História.

O maior destaque da UCLA, no entanto, se dá no ranking de empregabilidade da QS, que analisa as universidades melhor avaliadas pelo mercado de trabalho. Nesse levantamento, a UCLA ocupa um impressionante terceiro lugar mundial, na frente até mesmo de instituições como Harvard, Oxford, Yale e Cambridge!

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a UCLA se sai ainda melhor, figurando na 15ª posição entre as melhores universidades do mundo.

Números

A UCLA tem aproximadamente 46 mil alunos, sendo quase 32 mil de graduação e cerca de 13 mil de pós-graduação. Para dar conta de tanta gente, a universidade conta com um corpo docente formado por pouco mais de 4 mil professores e mais de 26 mil funcionários administrativos.

Em termos financeiros, a UCLA também se destaca, com um orçamento de 7.5 bilhões de dólares em 2019, e um endowment de 5.39 bilhões de dólares no mesmo ano.

A taxa média de aprovação de novos alunos na UCLA gira em torno de 14%, o que é um pouco maior, por exemplo, que instituições da Ivy League como Harvard (5%), Princeton (5%) e Yale (6%).

UCLA-dormitórios
Um dos complexos de dormitórios da universidade (Foto: hz1221/Wikipedia)

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a UCLA e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.