BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Universidade do Texas em Austin: a melhor do Texas

Assim como o estado do Texas, a Universidade do Texas em Austin, é uma líder ousada e ambiciosa, classificada entre as maiores e melhores universidades de pesquisa dos Estados Unidos.

Inaugurada há quase 140 anos, a UT Austin, como é conhecida, começou suas atividades com apenas um prédio, oito professores e 221 estudantes. Hoje, abriga mais de 51 mil estudantes e 3 mil professores espalhados por 18 faculdades e escolas, 156 cursos de graduação e 237 cursos de pós-graduação.

É conhecida pela sua abordagem educacional que mistura tradição e inovação, proporcionando aos alunos uma experiência única de ensino. Venha conhecer mais sobre essa importante universidade no texto de hoje!

Quando surgiu a Universidade do Texas em Austin?

A história da Universidade do Texas em Austin começou no ano de 1883, quando a instituição foi fundada. Mas uma curiosidade é que, em 1881, Austin se saiu vitoriosa em uma eleição que foi realizada para escolher em qual cidade a universidade seria estabelecida. Em segundo lugar ficou a cidade de Galveston, que acabou sediando o departamento médico da instituição anos mais tarde. Já Houston conseguiu apenas a terceira colocação.

universidade-do-texas-em-austin-prédio-principal Prédio principal da Universidade do Texas em Austin

Desde sua fundação até o ano de 1967, a Universidade do Texas em Austin era oficialmente conhecida apenas como Universidade do Texas. O "em Austin" foi adotado como um reflexo da expansão do Sistema da Universidade do Texas (um grupo formado por 13 instituições de ensino superior do estado) que começou a se intensificar justamente na década de 1960.

Quais são as melhores universidades do estado do Texas?

Na prática, o sistema funciona como uma grande universidade composta por instituições independentes entre si, sendo que a UT Austin é a principal delas. 

Qual é o desempenho da Universidade do Texas em Austin nos rankings?

A Universidade do Texas em Austin conta com programas reconhecidos a nível nacional e internacional, principalmente nas áreas de Ciências, Humanidades e Artes. É considerada uma das 20 melhores universidades públicas dos EUA, segundo o US News & World Report, com os principais programas de pós-graduação em Contabilidade, História da América Latina e Engenharia de Petróleo do país - além de mais de 15 programas de graduação e 40 programas de pós-graduação classificados entre os 10 melhores a nível nacional.

Já no QS World University Rankings 2022, a UT Austin aparece como a 67.ª melhor universidade do mundo e 21.ª dos Estados Unidos.

Nesse ranking, as áreas mais bem avaliadas da instituição são: Comunicação e Estudos de Mídia, Gerenciamento de Informação e Biblioteconomia, Engenharia Química, Ciência da Terra e Ciência Marinha, Matemática, Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Literatura e Língua Inglesa, História, Ciência da Computação e da Informação, Sistemas, Física e Astronomia, Ciências Naturais e Psicologia.

A QS também tem um ranking exclusivo para avaliar o desempenho das universidades diante do mercado de trabalho - o QS Graduate Employability Rankings. E aqui a Universidade do Texas em Austin também não faz feio, figurando na 47.ª posição a nível mundial. Está na frente, por exemplo, de instituições como a Escola de Economia e Ciência Política de Londres, a Universidade Monash (na Austrália), a Universidade de Quioto (Japão), o Caltech e a Universidade Brown, uma das Ivy Leagues americanas.

Na edição mais recente do THE World University Rankings, outro importante ranking internacional de avaliação universitária, a Universidade do Texas em Austin figura na 44.ª posição, ficando assim entre as 50 melhores universidades do mundo.

Quem são os ex-alunos famosos da Universidade do Texas em Austin?

Pelos corredores da Universidade do Texas em Austin já passaram diversos alunos (mais de 480 mil, para ser mais exato). Entre eles, vários acabaram se tornando bastante conhecidos em suas respectivas áreas.

50 universidades mais subestimadas dos EUA que você precisa conhecer

Só para citar alguns exemplos, já estudaram por lá nomes como os atores Matthew McConaughey, Marcia Gay Harden, Owen Wilson, Farrah Fawcett e Renée Zellweger; a cantora Janis Joplin; os cineastas Robert Rodriguez e Wes Anderson; os políticos Sam Rayburn, James Baker e Kay Bailey Hutchison; os empresários Michael Dell e Rex Tillerson e a ex-primeira-dama Laura Bush.

Battle-Hall-Universidade-do-Texas-em-Austin Battle Hall, biblioteca histórica da Universidade do Texas em Austin

Além disso, 12 vencedores do Prêmio Nobel, dois vencedores do Prêmio Turing e dois ganhadores da medalha Fields foram afiliados à UT Austin como ex-alunos, membros do corpo docente ou pesquisadores.

Quais são os principais números da Universidade do Texas em Austin?

Uma curiosidade interessante sobre a Universidade do Texas em Austin é que o seu sistema de bibliotecas é o sétimo maior dos Estados Unidos, com o impressionante número de 10 milhões de livros!

Todos esses livros podem ser lidos pelos 51 mil alunos da instituição, que estão divididos entre pouco mais de 40 mil matriculados em cursos de graduação, e quase 11 mil inscritos em programas de pós-graduação.

Cerca de 10% dos alunos da universidade são estrangeiros vindos de 124 países distintos. Além disso, a Universidade do Texas em Austin tem mais estudantes mulheres que homens, com cerca de 52.7% de seu corpo de alunos formado por mulheres. Já em relação à composição étnica dos estudantes, a maior parte deles se declara branco (41.1%), seguido pelos hispânicos (20.9%) e asiáticos (19%).

Para dar conta de tanta gente, a UT Austin conta com um corpo docente formado por quase 3750 professores, além de pouco mais de 11600 funcionários administrativos.

Quanto custa para estudar na Universidade do Texas em Austin?

Como é comum nas universidades públicas americanas, os valores totais das despesas na Universidade do Texas em Austin são divididos em duas categorias: a de residentes e a de não residentes. Da primeira categoria fazem parte os americanos originários do estado do Texas. Já na segunda estão os americanos dos outros estados do país e os estudantes internacionais.

Os gastos para estrangeiros na instituição são estimados entre $56,686 e $64,534 para programas de graduação e entre $39,108 e $41,582 para cursos de pós-graduação. Esses valores variam de acordo com o curso escolhido e incluem despesas com mensalidades e taxas acadêmicas, alimentação, hospedagem dentro do campus, livros, gastos pessoais e transporte.

Os preços são salgados, mas a boa notícia é que a instituição oferece algumas bolsas para estudantes estrangeiros. Você pode conferir algumas delas clicando aqui.

Quais são os cursos da Universidade do Texas em Austin?

A lista de cursos oferecidos pela Universidade do Texas em Austin é gigante! A nível de graduação as opções incluem majors como Contabilidade, Publicidade, Engenharia Aeroespacial, Antropologia, História da Arte, Engenharia Biomédica, Administração de Empresas, Engenharia de Petróleo e Geosistemas, Nutrição, Enfermagem, Marketing, Ciências Geológicas, Jornalismo, Economia, Ciência de Dados e Biologia. Confira a lista completa clicando aqui.

Já a nível de pós-graduação existem programas de mestrado e doutorado em áreas como Arquitetura Histórica, Design de Interiores, Contabilidade, Finanças, Audiologia, Engenharia Mecânica, Teoria Musical, Antropologia, Estudos Asiáticos, Linguística, Estudos Religiosos, Ciência da Computação, Microbiologia, Estatística, Serviço Social e Ciências Farmacêuticas. Confira a lista completa de programas de pós-graduação aqui.

Como estudar na Universidade do Texas em Austin?

O processo seletivo da Universidade do Texas em Austin é totalmente holístico, o que significa que não são levados em consideração apenas métricas numéricas (notas em testes e boletim acadêmico, por exemplo) na seleção de novos alunos.

Além dessas métricas já citadas, a instituição também leva em consideração os seguintes fatores: força da formação acadêmica; registro de conquistas, homenagens e prêmios; participação em atividades especiais dentro e fora da escola; e proficiência em inglês demonstrada através de testes.

A instituição é muito adepta da avaliação de essays escritos pelos candidatos que coloquem suas conquistas acadêmicas em perspectiva, mas dentro de seus respectivos contextos sociais, econômicos e culturais.

O processo de aplicação pode ser feito através de dois portais: ApplyTexas ou MyCoalition. Após a escolha da plataforma, o candidato deve criar um login, fazer todos os procedimentos de aplicação e pagar uma taxa de inscrição no valor de 90 dólares.

Como é viver em Austin?

Até aqui falamos da UT Austin, mas o que dizer sobre a cidade que abriga a universidade? Austin é a capital e quarta maior cidade do estado do Texas, com uma população estimada de 964 mil pessoas. Isso faz dela a 11.ª maior cidade dos Estados Unidos.

Austin Austin

É frequentemente classificada em diversas pesquisas como uma das melhores cidades para viver no país, assim como uma das mais seguras. Também é um importante centro de negócios e tecnologia no estado, servindo de sede para escritórios regionais de importantes empresas como Amazon, Google, Apple, Oracle, IBM e Intel.

Quer estudar nos Estados Unidos?

Bateu aquela vontade de estudar na Universidade do Texas em Austin ou em alguma outra universidade dos Estados Unidos? Então clique aqui e descubra agora o que você deve fazer para conseguir estudar em uma universidade americana. 

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

14 Out 2021

Postagens recentes