Assim como o estado do Texas, a Universidade do Texas em Austin é uma líder ousada e ambiciosa, classificada entre as maiores e melhores universidades de pesquisa dos Estados Unidos. Inaugurada há quase 140 anos, a UT Austin, como é conhecida, começou suas atividades com apenas um prédio, oito professores e 221 estudantes. Hoje, abriga mais de 51 mil estudantes e 3 mil professores espalhados por 18 faculdades e escolas, 156 cursos de graduação e 237 cursos de pós-graduação. É conhecida pela sua abordagem educacional que mistura tradição e inovação, proporcionando aos alunos uma experiência única de ensino.

Uma curiosidade interessante sobre a Universidade do Texas em Austin é que o seu sistema de bibliotecas é o sétimo maior dos Estados Unidos, com o impressionante  número de 10 milhões de livros!

universidade-do-texas-em-austin-prédio-principal

Prédio principal da Universidade do Texas em Austin

Reconhecimento

É a sede e principal escola da Universidade do Texas (University of Texas System), uma instituição de educação superior que inclui nove universidades e seis faculdades médicas no estado do Texas.

A instituição conta com programas reconhecidos a nível nacional e internacional, principalmente nas áreas de Ciências, Humanidades e Artes. É considerada uma das 20 melhores universidades públicas dos EUA, segundo o US News & World Report, com os principais programas de pós-graduação em Contabilidade, História da América Latina e Engenharia de Petróleo do país – além de mais de 15 programas de graduação e mais de 40 programas de pós-graduação classificados entre os 10 melhores a nível nacional.

Já no ranking da QS World Universities, a UT Austin aparece como a 65ª melhor universidade do mundo e 22ª nos Estados Unidos. Nesse ranking, as áreas mais bem avaliadas da instituição são: Comunicação e Estudos de Mídia; Gerenciamento de Informação e Biblioteconomia; Engenharia Química; Ciência da Terra e Ciência Marinha; Matemática; Química; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica e Eletrônica; Literatura e Língua Inglesa; História; Ciência da Computação e da Informação; Sistemas; Física e Astronomia; Ciências Naturais e Psicologia.

Ex-alunos famosos

Pelos corredores da Universidade do Texas em Austin já passaram diversos alunos (mais de 480 mil, para ser mais exato). Entre eles, vários acabaram se tornando bastante conhecidos em suas respectivas áreas. Só para citar alguns exemplos, já passaram por lá nomes como os atores Matthew McConaughey, Marcia Gay Harden, Owen Wilson, Farrah Fawcett e Renée Zellweger; a cantora Janis Joplin; os cineastas Robert Rodriguez e Wes Anderson; os políticos Sam Rayburn, James Baker e Kay Bailey Hutchison; os empresários Michael Dell e Rex Tillerson e a ex-primeira dama Laura Bush.

Além disso, 12 vencedores do Prêmio Nobel, dois vencedores do Prêmio Turing e dois ganhadores da medalha Fields foram afiliados à UT Austin como ex-alunos, membros do corpo docente ou pesquisadores.

Battle-Hall-Universidade-do-Texas-em-Austin

Battle Hall, biblioteca histórica da Universidade do Texas em Austin

Números

• Ano de fundação: 1883
  • Número de faculdades e escolas: 18
  • Número de ex-alunos: mais de 482 mil
  • Número de professores: 3133
  • Número de estudantes: 51832 (40804 de graduação e 11028 de pós-graduação)
  • Porcentagem de estudantes internacionais: 10.1% (mais de 124 nacionalidades)
  • Porcentagem de estudantes homens: 47.3%
  • Porcentagem de estudantes mulheres: 52.7%
  • Principais etnias entre os alunos: Brancos (41.1%), Hispânicos (20.9%) e Asiáticos (19%)

What About Austin?

Até aqui falamos da UT Austin, mas o que dizer sobre a cidade que abriga a universidade? Austin é a capital e, com uma população estimada de 964 mil pessoas, e quarta maior cidade do estado do Texas (11ª nos EUA). É frequentemente classificada em diversas pesquisas como uma das melhores cidades para viver no país, assim como uma das mais seguras. É um importante centro de negócios e tecnologia no estado, servindo de sede para escritórios regionais de importantes empresas como Amazon, Google, Apple, Oracle, IBM e Intel.

Austin

Bateu aquela vontade de estudar na Universidade do Texas em Austin? Então fique sabendo que você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar uma vaga por lá. Faça já o seu teste de perfil clicando aqui.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos