A Universidade Vanderbilt oferece auxílio financeiro com base em necessidades financeiras para um número limitado de candidatos internacionais ingressantes no primeiro ano de graduação da instituição.

Para se candidatar a receber esse auxílio, que é renovável por todo o período do curso, o interessado deve submeter o College Board Financial Aid PROFILE , um documento que atesta e comprova as condições e necessidades financeira familiares do estudante.

Processo need aware

A Universidade Vanderbilt adota um processo seletivo need-aware para estudantes estrangeiros, o que significa que a solicitação de apoio financeiro do candidato, assim como o montante requerido, podem ser um fator na decisão final de admissão.

O que são admissões need-aware?

Já a aprovação ou não dos candidatos é feita com base em cinco critérios principais: qualidade acadêmica; necessidade financeira; habilidades de liderança; participação em atividades sociais e envolvimento na comunidade; e disponibilidade de recursos.

bolsas-universidade-vanderbilt-2
Memorial Hall, prédio histórico da Universidade Vanderbilt (Foto: Reid Sullivan )

O candidato que deseja receber o auxílio financiero da universidade deve ter em mente as datas prioritárias de aplicação. Na modalidade Early Decision I, as aplicações devem ser enviadas até o início de novembro. Já nas modalidades Early Decision II & Regular Decision, essa deadline se estende até o início de janeiro de cada ano.

O que é Early Decision?

Qual é o valor do auxílio?

O valor do auxílio varia de acordo com cada estudante, mas o montante máximo pode chegar a cerca de 85 mil dólares anuais, o que equivale a quase 450 mil reais na cotação atual! No entanto, caso receba valores menores, o estudante deve ser apto a cobrir os demais custos para estudar na instituição.

Bolsas de mérito

Também é importante ressaltar que na Universidade Vanderbilt todos os alunos internacionais do primeiro ano de graduação podem se inscrever em todas as bolsas de mérito oferecidas pela instituição. Para isso, o principal passo é preencher os formulários online de inscrição de cada oportunidade. No entanto, é necessário estar ciente de que essas bolsas são limitadas e oferecidas apenas aos estudantes mais destacados academicamente.

Dentro dessa categoria de bolsas de mérito, a instituição conta com três programas principais:

  • Ingram Scholars: É um programa dedicado a alunos que planejam combinar uma carreira profissional ou comercial com um compromisso excepcional com o serviço cívico, inovação, empreendedorismo e atividades de liderança.
  • Cornelius Vanderbilt Scholars: É um programa exclusivo para alunos com desempenho acadêmico excepcional e fortes habilidades de liderança, inclusive com contribuições fora da sala de aula.
  • Chancellor’s Scholars: Também dedicada para alunos com excelente histórico escolar que demonstrem interesse em assuntos ligados a questões de diversidade, tolerância, educação e justiça social.

Os cerca de 250 estudantes selecionados todos os anos para esses três programas ficam isentos do pagamentos das anuidades e taxas acadêmicas do curso e ainda recebem um auxílio único que deve ser destinado para realização de algum projeto de verão, que pode ser um período de estudo em outro país; o desenvolvimento de uma pesquisa ou a implementação de um projeto social/comunitário.

Vale a pena estudar na Universidade Vanderbilt?

Com toda certeza, sim! Embora não tão conhecida aqui no Brasil, a Universidade Vanderbilt é considerada pelo QS World University Rankings 2021 como uma das 200 melhores universidades do mundo. Já entre as instituições de ensino superior americanas, ocupa a 45ª posição e tem um destaque especial nas áreas de Educação e Saúde.

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar uma bolsa em uma universidade americana mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.