Há algum tempo nós falamos aqui sobre as universidades dos Estados Unidos que são need-blind. Mas existem outros tipos de processos seletivos por lá, e um deles são as admissões need-aware, utilizadas, em algum nível, pela maioria das instituições norte-americanas. Devido à importância delas, trouxemos esse guia, explicando o que são, de fato, as need-aware colleges e o que você pode esperar delas, enquanto estudante internacional. 

O que são admissões need-aware?  

As universidades com admissões need-aware são aquelas que levam em consideração a capacidade dos alunos de pagar as mensalidades da faculdade. Isso significa que, hipoteticamente, se uma instituição está tentando decidir entre dois estudantes, eles podem preferir aquele ou aquela que requer menos ou nenhum auxílio financeiro. Isso é justamente o oposto das universidades consideradas “need-blind”.

Falando assim, esses processos seletivos parecem intimidadores, não é? Muitos alunos e suas famílias não podem pagar os custos de uma faculdade nos EUA, e agora isso pode te impedir de fazer seu intercâmbio? Mais ou menos. Na verdade, essa questão não é tão importante quanto parece. Isso porque existem muitos mal-entendidos sobre as faculdades que são need-aware e need-blind.

4-admissoes-need-aware
(Reprodução/Netflix)

Primeiro, mesmo que a instituição tenha admissões need-aware, suas necessidades financeiras nunca vão ser o quesito mais forte para determinar se você será aceito(a) ou não. Se as faculdades fizessem isso, teriam sua reputação prejudicada e provavelmente receberiam menos aplicações. Essas consequências causariam problemas financeiros muito maiores para a faculdade do que ter de oferecer bolsas aos estudantes.

As faculdades sempre vão estar mais interessadas nas suas notas, seus essays, atividades extracurriculares, cartas de recomendação, entre outros fatores, do que na sua situação financeira. A verdade é que uma instituição ter ou não admissões need-aware tem pouco ou nenhum impacto na grande maioria das aplicações. Se você for um ótimo estudante, as universidades irão te querer, independentemente das suas necessidades financeiras.

Por outro lado, universidades need-blind às vezes não são tão boas quanto muitas pessoas pensam que são. E o mais importante: só porque uma universidade tem admissões need-blind, não significa que o ensino é gratuito. Na verdade, isso pode não ter nenhum impacto positivo em seu pacote de ajuda financeira

Need-blind significa apenas que suas necessidades financeiras não vão ser consideradas durante o processo de inscrição. Nesse caso, as universidades não necessariamente vão te dar mais ajuda financeira. Na verdade, é perfeitamente possível que uma instituição need-aware — consciente das necessidades do estudante — ofereça mais bolsas de estudo do que uma need-blind.

Reiterando: admissões need-aware ou need-blind não têm impacto sobre a ajuda financeira que você poderá receber. Isso só é importante durante o processo de inscrição e, mesmo assim, raramente faz diferença.

Qual a diferença de admissões need-aware para estudantes domésticos e internacionais?

A realidade é um pouco difícil de engolir: a situação financeira pode ter um impacto maior na aplicação se você for um estudante internacional. Muitas universidades need-blind para estudantes domésticos têm admissões need-aware para intercambistas, e é muito mais comum que a necessidade financeira desempenhe um papel maior nas decisões de admissão de estudantes internacionais. 

É o caso do Dartmouth College, por exemplo, onde a necessidade financeira é usada como parte dos critérios de admissão para intercambistas, mas tem políticas need-blind para estudantes domésticos. E isso é bastante comum: embora existam mais de 100 instituições que são need-blind para estudantes domésticos, há apenas cinco faculdades que também avaliam assim os estudantes internacionais: Harvard, Yale, Princeton, MIT e Amherst College.

3-admissoes-need-aware
MIT, uma das poucas universidades totalmente need-blind (Reprodução/Facebook)

Outro exemplo é a Brown University. No caso da Brown, em 2018, mais de 40% das turmas ingressantes receberam ajuda financeira, mas apenas 15% dos estudantes internacionais conseguiram algum tipo de auxílio. Além disso, apenas 6% dos recursos de ajuda financeira da universidade foram direcionados para estudantes internacionais. Essas são diferenças significativas.

No entanto, na Brown a necessidade financeira não é um fator de admissão principal e, na verdade, ela nem chega a ser considerada na primeira análise das aplicações. O reitor de admissão da universidade, Logan Powell, afirmou que “o primeiro princípio do nosso processo de admissão é que sempre admitimos os candidatos mais fortes, independentemente da necessidade”. “É apenas no final do processo, depois de selecionar os grupos de (potenciais) estudantes que temos uma noção melhor de quais são suas necessidades financeiras”, concluiu.

2-admissoes-need-aware
Brown University (Kenneth C. Zirkel/Wikimedia Commons)

Você pode encarar isso de maneira semelhante nas faculdades públicas dos Estados Unidos que oferecem mensalidades mais baixas para estudantes do estado do que para estudantes de fora do estado. As faculdades são projetadas principalmente para educar os alunos e alunas em seu próprio estado/país e, às vezes, recebem dinheiro federal para ajudá-los. Se os alunos fora dessas áreas quiserem frequentar a instituição, eles podem precisar pagar suas próprias despesas (ou pagar uma parte maior) para frequentar uma universidade que não foi especificamente “destinada” a eles.

Essa pode ser uma situação complicada para quem deseja estudar em uma universidade americana. Se você está procurando opções mais acessíveis, confira aqui quais são as universidades mais baratas para estudantes internacionais nos EUA.

Recapitulando…

As universidades com admissões need-aware são aquelas que levam em consideração a situação financeira do estudante ao tomar decisões de admissão. Embora você possa pensar que estar ciente da necessidade significa que os alunos e alunas  que precisam de ajuda financeira não serão aceitos, isso não é verdade

Esse tipo de admissão acaba tendo mais importância para estudantes internacionais, mas é preciso ter em mente que as universidades ainda aceitam e oferecem ajuda aos intercambistas que precisam. A grande maioria das instituições dos EUA é need-aware e você não deve escolher não aplicar para uma faculdade que te interessa apenas porque ela utiliza esse tipo de admissão. 

As universidades need-aware podem oferecer — e geralmente oferecem — pacotes de ajuda financeira maiores do que as faculdades need-blind. Portanto, não presuma que você vai receber ou não uma certa quantia de ajuda financeira apenas com base no tipo de admissão utilizado por uma instituição.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de saber mais sobre as admissões need-aware? Então que tal ter toda uma rede de apoio para te ensinar sobre as oportunidades internacionais, tanto nos EUA quanto em outros lugares do mundo? Para isso, você pode contar com a nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.