BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como fazer uma viagem barata?

Seja para fazer turismo ou para estudar ou trabalhar fora, embarcar em uma viagem é bom demais! Viajando, nós temos contato com outras culturas, conhecemos gente nova e ainda podemos curtir bastante. Mas, para muita gente pensar em viagem, principalmente para o exterior, parece muito distante da realidade…

Só que isso não é verdade. Uma das chaves para uma viagem barata (e de qualidade) é a preparação! Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas para você poder embarcar e aproveitar a viagem, sem deixar todas as contas no vermelho. Confira!

(Felix Rostig/Unsplash)

1. Escolha o destino com sabedoria

Viajar é uma atividade popular hoje em dia. E não é só porque é uma boa chance de descansar e aproveitar o momento de lazer, mas também porque pode ser uma oportunidade de ouro para os estudos ou para o seu futuro profissional. Ou seja, viajar é, sem dúvidas, muito bom!

LEIA TAMBÉM — Quero viajar pelo mundo. Por onde eu começo?

Para que a viagem seja boa e barata, você deve escolher seu destino após pesquisar sobre o local e seus custos. É que alguns destinos não são tão populares, mas ainda contam com muitas atrações e oportunidades. Portanto, se você ainda não escolheu onde quer desembarcar, tenha em mente que pode alterar bastante o custo da viagem. Clicando aqui você pode conferir alguns destinos em conta.

2. Fique de olho no calendário para marcar a data da viagem

O momento do ano em que você vai viajar também pode deixar a viagem mais barata. É que dezembro, por exemplo, é o mês em que viagens nacionais e internacionais ficam mais caras. A alta temporada também encarece bastante o preço da passagem, estadia e alimentação. Por isso, saiba que viajar fora dos momentos de pico vai trazer uma economia grande ao seu planejamento financeiro. Inclusive, já falamos sobre qual a melhor data para viajar aqui

3. Separe dinheiro e defina um orçamento para a viagem

Não dá para negar  que o dinheiro influencia na viagem! Por isso, a ideia principal é se organizar para que tudo saia como previsto. Pesquise quais hotéis e acomodações podem ser mais em conta, onde comer com qualidade e com o preço bacana, além de ficar de olho em pacotes promocionais

Também é fundamental ficar ligado no custo se você for viajar para estudar fora. Mesmo com bolsas de estudos, você pode ter alguns gastos, como passaporte ou visto (para as viagens internacionais). Outras bolsas de estudos incluem até a sua passagem aérea, mas pode ser uma boa fazer uma reserva de dinheiro para dar um passeio no seu destino ou até mesmo para alguma situação inesperada.  

(Christine Roy/Unsplash)

4. Consiga uma renda durante a viagem

Essa dica pode ser mais difícil de colocar em prática para quem vai viajar só para relaxar e passear, mas caso você esteja indo estudar ou trabalhar fora, uma renda a mais pode ser muito bem-vinda. No caso dos estudantes, algumas instituições de ensino permitem que você trabalhe no campus da faculdade, ou você pode investir em um estágio remunerado.

LEIA TAMBÉM — Work and Travel: como funciona este tipo de intercâmbio

Para quem conseguir uma fonte de renda durante a viagem fora do Brasil, ainda tem um ponto super positivo: receber na moeda estrangeira. É que ganhar em dólar ou euro com certeza vai fazer diferença no seu orçamento. 

5. Planeje você mesmo a sua viagem

Contratar uma empresa e só se preocupar na hora de embarcar pode ser tentador, mas também pode encarecer bastante os custos da sua viagem. Se você já tem definido seu destino e quais são as atrações que você quer conhecer, pode ser muito mais fácil de definir sua passagem, sua acomodação, como você vai se transportar no destino, dentre outros itens!

Hoje em dia viajar sozinho não é mais difícil porque temos acesso às informações com mais facilidade. Nas redes sociais você pode acompanhar relatos, depoimentos e fotos que mostram como é por lá.

Nesses casos, você ainda tem a vantagem de organizar e preparar tudo do seu jeito e do seu gosto. Portanto, separe um tempinho para que você mesmo consiga se organizar.  

No entanto, não se esqueça de considerar a segurança do país, se você estiver indo para fora e for embarcar sozinho! Alguns destinos são mais indicados para você curtir sem companhia e no caso das mulheres, confira aqui quais são os locais considerados mais seguros!

(Ian Schneider/Unsplash

6. Preparar sua própria comida pode economizar

Se sua estadia no destino for mais longa, você pode preparar sua própria comida por lá. É que a alimentação fora de casa pode encarecer muito a viagem, principalmente quando é por períodos maiores de tempo. Assim, pode preparar algumas receitas fáceis e simples, poupando muito dinheiro com delivery e restaurantes.

Ah, e por falar em delivery! Lembre-se de baixar os aplicativos do local onde você vai viajar. Pedir um carro de aplicativo, checar horários de ônibus e até mesmo pedir comida de vez em quando fica bem mais fácil pelo celular.

7. Não se esqueça do seguro viagem

O seguro viagem é muito importante, principalmente para viajar para o exterior. Alguns vistos para o exterior exigem que você tenha o seguro e no caso de algumas bolsas de estudos internacionais, as instituições vão arcar com o seu seguro também. Essa é uma boa dica, porque caso você tenha alguma situação de emergência, vai receber todo o suporte necessário!

 

 

Viajar com economia é possível! 

Com um pouco de organização e preparo, é possível viajar sem comprometer as contas! É que planejar, escolher o destino mais em conta, separar o dinheiro da viagem torna tudo muito mais econômico.

No caso daqueles que querem estudar fora, ainda tem a possibilidade de conquistar uma bolsa de estudos que vai cobrir, em alguns casos, até sua moradia e transporte. Assim, seus gastos vão ficar bem menores!

Por isso, saiba que é necessário planejamento para que isso se torne realidade. E se você quiser fazer um intercâmbio barato, e ainda conquistar aquela oportunidade que vai mudar seu currículo (e a sua vida), você pode contar com a nossa mentoria M60. São professores especialistas que vão te orientar durante todo o processo. Clica aqui e faça seu teste de perfil para ser um dos nossos mentorados!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

08 Mai 2022

Postagens recentes