Viajar para o Japão: 6 curiosidades

Você está planejando viajar para o Japão ou fazer intercâmbio por lá? Então é preciso ficar atento(a) a algumas diferenças culturais. Isso porque, como uma sociedade oriental, os comportamentos por lá são bem diferentes dos nossos. Para evitar constrangimentos, listamos aqui o que você precisa saber antes de fazer essa viagem!

6 fatos que você precisa saber antes de viajar para o Japão:

Todo mundo é bastante educado

Essa é uma das principais dicas para você se sair bem ao interagir com os japoneses: seus modos importam bastante. Em qualquer contato, com qualquer pessoa, seja o mais educado(a) possível, pois é assim que eles se relacionam por lá. Não se esqueça de falar “arigato!” depois de qualquer favor e do “itadakimasu!” antes das refeições.

Usar cartão de crédito não é muito comum

O Japão é, em grande parte, uma sociedade baseada em dinheiro. Dessa forma, a maioria dos lugares não aceita cartão de crédito. Mesmo os supermercados geralmente aceitam apenas dinheiro. Isso significa que você vai precisar converter seu dinheiro se quiser comprar algo. Nesse caso, a recomendação é comprar moeda antes de viajar para o Japão.

As pessoas são mais quietas e reservadas por lá

No Japão tem hora e lugar pra tudo, exceto falar alto em público. Em geral, o mais aceitável é falar com a voz mais baixa quando estiver fora de casa. Isso pode ser difícil para nós ocidentais porque muitas vezes falamos alto. Mesmo se você acha que está falando em voz baixa, provavelmente não está para os padrões japoneses.

A dica nesse caso, é fazer como os japoneses fazem! Se todos estiverem em silêncio no trem, fique em silêncio também. Claro, diga algumas coisas para quem estiver com você, mas sempre em voz baixa.

O país é muito limpo

Não faça sujeira enquanto estiver no Japão. É sério, não faça! Os japoneses se esforçam muito para manter suas cidades limpas. Além disso, as lojas e os restaurantes também são mantidos nesse mesmo padrão.

A maioria dos restaurantes vai te pedir para tirar os sapatos antes de entrar. Isso porque lá os sapatos são considerados especialmente sujos, já que eles estão em contato com o chão durante todo o dia. Como convidado em uma casa japonesa, você receberá pantufas, mas nos restaurantes suas meias serão suficientes. Se você precisa usar o banheiro, vão te fornecer chinelos.

Apesar de muito limpo, não há muitas latas de lixo

Você não vai encontrar muitas latas de lixo espalhadas pelas calçadas. Ainda assim, siga o conselho do item anterior e não faça sujeira. Em geral, as latas de lixo vão estar agrupadas em um espaço aberto.

Antes de jogar o lixo fora, no entanto, preste atenção nas indicações de cada lata de lixo. Os japoneses se orgulham muito da reciclagem no país, tanto que é quase uma regra por lá.

Algumas pessoas usam máscaras cirúrgicas na rua

Esta pode ser a primeira coisa que você vai notar quando chegar. Não entre em pânico! Não há doença por aí. Os japoneses usam máscaras cirúrgicas para evitar resfriados e outras bactérias, mas geralmente elas são usadas se uma pessoa já estiver doente e quiser proteger as outras. Se você tiver resfriado ou pegar um no Japão, seja respeitoso e use uma máscara enquanto viaja. Você pode comprá-las em qualquer supermercado ou loja de conveniência.

Agora que você já sabe de tudo isso pode começar a arrumar as malas e viajar para o Japão! Você sonha em fazer um intercâmbio por lá? Então a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua vaga em uma universidade japonesa. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
22 Ago 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024