Muita gente não sabe, mas existem diversas bolsas de estudos no Japão voltadas para estudantes internacionais. O governo japonês, como política de cooperação com outros países, oferece auxílios para intercambistas que desejam estudar por lá. Além disso, algumas universidades do país também têm seus programas de bolsas. Se você tem vontade de estudar em terras nipônicas, não pode deixar de conferir a seguir esses 5 auxílios que selecionamos!

Melhores bolsas de estudos no Japão para intercambistas

1. Japan Foundation Fellowship Program

Se você está procurando bolsas de estudos no Japão porque é um pesquisador em áreas ligadas aos estudos japoneses, este programa de auxílios oferece ótimas oportunidades para você! Isso porque os acadêmicos que trabalham com Ciências Sociais ou Humanas com foco específico no Japão são elegíveis para o prêmio anual.

O maior interesse da fundação é o de apoiar o intercâmbio cultural e artístico, fortalecendo as relações culturais na Ásia, aumentando o intercâmbio intelectual japonês e desenvolvendo o ensino da língua japonesa no exterior. Este programa oferece oportunidades principalmente para pesquisadores de graduação e pós-graduação.

  • Quanto? Varia
  • Frequência? Oferecida anualmente, com bolsas de parcerias adicionais também disponíveis.
  • Prazo? Varia de ano para ano

2. Japanese Government (MEXT) Scholarships for Young Leaders Program

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece, todos os anos, bolsas de estudos no Japão para estudantes internacionais cursarem a graduação em uma universidade do país. A bolsa consiste em um auxílio mensal para despesas, isenção total das taxas de matrícula e passagens aéreas de ida e volta para o país. Dependendo da região em o que candidato for residir por lá, pode haver uma acréscimo de 2 a 3 mil ienes no valor mensal do subsídio.

Para concorrer, é necessário já ter concluído o Ensino Médio. Não é obrigatório ter fluência em japonês, embora ter alguns conhecimentos básicos na língua seja considerado um diferencial para o processo seletivo. Por outro lado, é necessário ter conhecimentos avançados em inglês e comprová-los com um teste de proficiência.

  • Quanto? 117 mil ienes (~R$ 5.800), com possibilidade de acréscimo de 2 a 3 mil ienes.
  • Frequência? Oferecida anualmente
  • Prazo? Meados de outubro (sempre antes do início do ano letivo japonês)
1-bolsas-de-estudo-no-japao

Sede do MEXT

3. TEAN Scholarships from The Education Abroad Network

Se você está procurando uma variedade de bolsas de estudos no Japão para fazer seu intercâmbio, com certeza deve começar pelos auxílios da TEAN. Essa rede de intercâmbios inclui tudo, desde o processos seletivos específicos (como o de Fotografia, que exige um portfólio, por exemplo) até os programas baseados em mérito e outros mais gerais.

Eles oferecem até bolsas integrais para um curso de sua escolha. Diferentemente da maioria dos programas, a rede também oferece uma segunda oportunidade de financiamento (chamada de TEAN Sequel Grant), caso você queira voltar ao Japão para comer mais lámen (e aprender, é claro)!

  • Quanto? As bolsas variam desde um auxílio mínimo de US$ 250 para suporte básico, até um financiamento completo.
  • Frequência? Oferecidas anualmente, com bolsas de parcerias adicionais também disponíveis.
  • Prazo? As aplicações de primavera, inverno e full-ride vencem anualmente em outubro, enquanto as de verão terminam em março e as de outono em abril.

4. KUT PhD Scholarships in Engineering for International Students

O Programa Especial de Bolsas de Estudos no Japão da Kochi University of Technology (KUT) foi criado em 2003 para apoiar os programas de pesquisa avançada da universidade através da contribuição de estudantes internacionais de doutorado que têm um bom histórico acadêmico. 

Dessa forma, todos os anos, a universidade seleciona estudantes de doutorado para participarem de projetos de pesquisa específicos. Esses estudantes cursam os seus respectivos programas em inglês e, ao mesmo tempo, ajudam o professor anfitrião em seus projetos de pesquisa. Para participar, é preciso ter menos de 35 anos e comprovar fluência na língua inglesa.

  • Quanto? Isenção de taxas, 150 mil ienes por mês e mais 150 mil ienes para custos de vida e viagem
  • Frequência? Oferecida anualmente
  • Prazo? Duas datas oficiais: uma em março e outra em setembro
4-bolsas-de-estudo-no-japao

Kochi University of Technology, na cidade de Kami

5. JFUNU Scholarships for PhD in Sustainability Science

As bolsas da Fundação Japão para a UNU (JFUNU) estão disponíveis para candidatos de destaque de países em desenvolvimento que possam comprovar necessidade de assistência financeira. Elas são voltadas para estudantes que receberem admissões no Programa de Doutorado em Ciências da Sustentabilidade oferecido no Instituto Universitário das Nações Unidas para o Estudo Avançado de Sustentabilidade (UNU-IAS).

Para participar do processo seletivo dessas bolsas de estudos no Japão, é preciso demonstrar forte interesse em estudos de sustentabilidade, ter completado um mestrado em áreas relacionadas a estudos de sustentabilidade com um GPA de 3.5 ou mais e comprovar fluência em inglês com um teste de proficiência.

  • Quanto? 120 mil ienes por mês, durante 36 meses
  • Frequência? Oferecida anualmente
  • Prazo? Primavera do hemisfério norte (por volta de abril)
2-bolsas-de-estudo-no-japao

Instituto Universitário das Nações Unidas, em Tóquio

Intercâmbio com a UDI

Essas são algumas das principais bolsas de estudos no Japão. Mas é bom ter em mente que todas elas são muito disputadas! Então, se você ficou com vontade de aplicar para alguma delas, é muito importante começar a se preparar desde já. A equipe de mentores da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar nesse processo! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.