Bolsas para alunos do Ensino Médio na Itália

Você está no Ensino Médio e quer ter uma experiência no exterior antes de chegar na faculdade? Então presta atenção nessa oportunidade: a AFS está com inscrições abertas para o programa Exploradores Culturais 2019,que dará 5 bolsas para alunos do Ensino Médio na Itália.

Podem concorrer estudantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.

As inscrições para a primeira fase vão até o dia 28 de julho e as bolsas incluem seguro médico, hospedagem em casa de família, colocação em escola italiana, alimentação, livros escolares, transporte casa-escola diário e atividades de orientação. Os candidatos aprovados do estado de Minas Gerais também receberão passagens aéreas.

Mas atenção: não estão incluídas as despesas com gastos pessoais, vacinas (se requeridas), emissão de passaporte e, no caso dos outros estados, passagens aéreas.

O concurso está divido em 5 regiões e para concorrer é necessário ter entre 15 e 17 anos, estar no 1º ou 2º do Ensino Médio, não ter reprovação no histórico escolar e ter médias acima de 7 no boletim. Também é preciso demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural. Além desses pré-requisitos gerais, cada uma das sub-regiões do concurso têm suas próprias regras. Confira:

Região Axé (Alagoas, Sergipe e Bahia) – 1 bolsista selecionado

• Para concorrer é obrigatório ser estudante de escola pública;
  • A fase final da seleção acontecerá em Feira de Santana – BA e o deslocamento ficará por conta do candidato.

Região SEU (Rio Grande do Sul) – 1 bolsista selecionado

• Para concorrer é obrigatório ser estudante de escola pública ou bolsista parcial ou integral em escola privada;
  • A fase final da seleção acontecerá em Porto Alegre – RS e o deslocamento ficará por conta do candidato.

Região MIN (Minas Gerais) – 1 bolsista selecionado

• Para concorrer é obrigatório ser estudante do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM);
  • O candidato precisa ter renda familiar de até 1 salário e meio por membro da família;
  • O candidato precisa ser residente em Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Ibiá ou João Pinheiro;
  • A fase final da seleção acontecerá em Uberaba - MG e o deslocamento será pago pelo IFTM.

Região SP1 (São Paulo) – 2 bolsistas selecionados

• A fase final da seleção acontecerá em cidade ainda não divulgada e o deslocamento ficará por conta do candidato;
  • O candidato precisa ser residente em uma das cidades abaixo:

Bolsas para alunos do Ensino Médio na ItáliaOs candidatos selecionados viajam em dezembro e ficarão por 2 meses na Itália.

Como funciona a inscrição?

É preciso enviar cópia do boletim ou histórico escolar e carta dos pais ou responsáveis autorizando a experiência do intercâmbio. Ademais, quem tiver interesse nas bolsas para alunos do Ensino Médio na Itália deve se inscrever gratuitamente no site do concurso.

Além disso, também é preciso responder algumas perguntas e e realizar uma tarefa baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Os candidatos deverão gravar um vídeo de até 3 minutos dizendo qual desses objetivos são mais relevantes para eles e propondo uma ação ou projeto criativo, real e possível de ser executado.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 13 de agosto.

Quer saber como se preparar para conquistar essa e outras bolsas ao redor do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

05 Jun 2019

Melhores universidades do Reino Unido

Descubra as melhores instituições de ensino no Reino Unido para estudantes internacionais e impulsione sua carreira acadêmica!

11 Mai 2024