Não é segredo que para se tornar realmente fluente em um idioma, você deve fazer uma imersão nele. Mas então como fazer isso sem sair do Brasil? A forma mais fácil é começar a consumir produtos na língua que você deseja aprender! Pensando nisso, trouxemos aqui 5 séries em francês para você que tem vontade de se aventurar em um intercâmbio por um país francófono. Tem para todos os gostos: desde comédia romântica até investigação policial!

Séries em francês para imergir no idioma:

Zone Blanche (Labirinto Verde)

2-series-em-frances
(Divulgação/Netflix)

Enredo: A primeira das nossas séries em francês é um thriller policial (e sobrenatural). Nela, a major Laurène Weiss é a chefe da gendarmerie (polícia local) de Villefranche, uma pequena cidade fictícia e isolada nas montanhas, cercada por uma floresta de 200 km².

O promotor Franck Siriani chega à cidade para investigar por que a taxa de homicídios local é seis vezes maior que a média nacional. Além disso, ele se interessa também por desvendar o passado de Laurène. Na série, a floresta é um lugar estranho e excepcionalmente perigoso, onde muitos dos assassinatos acontecem.

Au Service de la France

4-series-em-frances
(Divulgação/Netflix)

Enredo: Essa comédia conta a história do jovem André Merlaux, que em 1960 aceita uma intimação misteriosa para assumir o cargo de oficial estagiário dos Serviços Secretos Franceses (com sede no Service de Documentation Extérieure et de Contre-Espionnage). Ele será supervisionado pelo diretor de operações Moïse e orientado pelos colegas de alto escalão Moulinier (encarregado dos assuntos africanos), Jacquard (Argélia) e Calot (Bloco do Leste). 

É o auge da Guerra Fria e a posição da França como grande potência está ameaçada diante da independência das colônias da África Ocidental, sobretudo na luta pela libertação da Argélia. A sociedade francesa também está mudando por dentro, com uma contracultura liderada pelo feminismo e pelo cinema New Wave. Nesse cenário, André vai presenciar — e se envolver em — diversos acontecimentos históricos.

Plan Cœur (Amor Ocasional)

3-series-em-frances
(Divulgação/Netflix)

Enredo: Alguém aqui pediu séries em francês de comédia romântica? Em Amor Ocasional, Elsa está deprimida e ainda não consegue seguir em frente, mesmo dois anos após terminar com Max. Charlotte e Émilie, suas duas melhores amigas, decidem então contratar um gigolô, Jules, sem que a amiga saiba, para que ela possa esquecer o ex. Porém, o que era para ser apenas dois encontros, se tornou uma história séria e vai revelar os “segredinhos” das três amigas.

Marseille

6-series-em-frances
(Divulgação/Netflix)

Enredo: Robert Taro é, há 20 anos, o prefeito da emblemática cidade de Marselha. Estava tudo certo para seu pupilo, Lucas Barres, substituí-lo à frente da cidade nas próximas eleições municipais. Mas depois de uma traição política, Taro decide concorrer mais uma vez ao cargo e enfrentar Barres.

Os dois candidatos entram, então, em um embate do qual apenas um pode sair vencedor. Marseille mostra o jogo entre políticos e partidos, e apresenta a cidade no meio de um esquema de tráfico de drogas.

Mandou Bem – França

5-series-em-frances
(Divulgação/Netflix)

Enredo: A última das nossas séries em francês é, na verdade, um reality show. O Nailed It!, da Netflix, tem versões em diversos países, incluindo uma francesa. A premissa do programa é inspirada nas pessoas que tentam reproduzir os bolos elaborados que vêem na internet.

Em cada episódio, três confeiteiros amadores (com poucas habilidades culinárias) tentam recriar “obras-primas comestíveis” por um prêmio em dinheiro e o “troféu Nailed It!”. Os competidores participam de dois desafios ao longo de cada episódio.

Intercâmbio com a UDI

E aí, qual dessas séries em francês você vai querer assistir primeiro? Conta pra gente nos comentários! Se você quiser já começar a se preparar para conquistar uma oportunidade em um país de língua francesa, pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada e todo o suporte do nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.