BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

20 dicas para se dar bem no GRE

O GRE, ou (Graduate Records Examinations, é o teste de admissão mais comumente requerido para a pós-graduação nos Estados Unidos. Semelhante ao SAT e ACT, o exame GRE é uma avaliação ampla de pensamento crítico, escrita analítica, raciocínio verbal e habilidades de raciocínio quantitativo.

O teste GRE é dividido em três seções principais. A seção de Escrita Analítica é sempre apresentada primeiro. As outras duas são as seções Verbal e Quantitativa e podem aparecer em qualquer ordem. Podem também incluir seções não pontuadas e de pesquisa com perguntas que estão sendo consideradas para uso em testes futuros. Ou seja, é algo mais experimental, onde não é possível saber quais são as questões “pra valer”. Agora que você já sabe o conceito, vamos às dicas:

Estude a estrutura do GRE

Você pode economizar tempo e reduzir as surpresas do teste aprendendo o seu formato. Conhecer a estrutura da prova é uma parte essencial de qualquer plano de estudo para o GRE. Mas ir além para realmente memorizar as instruções de cada seção e tipo de pergunta, confere benefícios adicionais.

Baixe o nosso e-book "GRE: Tudo o Que Você Precisa Saber"

Responda as perguntas mais fáceis primeiro

Dentro de uma subseção, todas as questões GRE valem a mesma coisa. Isso significa que faz sentido responder as mais fáceis primeiro, para acalmar os nervos e diminuir a ansiedade. Então, quando você encontrar uma pergunta no dia do teste que pareça confusa ou difícil, passe para a próxima questão. Só não esqueça de utilizar a função de marcação para indicar que você não a respondeu.

Nunca deixe uma questão sem responder

Se você tiver tempo para realmente pensar e planejar qual alternativa vai escolher, ótimo! Esse é o certo. Mas se você tiver que decidir aleatoriamente algumas respostas quando estiver nos segundos finais, faça isso! Você não perderá pontos por questão errada. Então o máximo que pode acontecer é ganhar um ponto “na sorte”. Portanto nunca deixe uma questão em branco. 

Utilize o processo de eliminação

Quando você ler uma pergunta e não tiver certeza da resposta correta, não entre em pânico. Em vez disso, use o processo de eliminação para eliminar o máximo de respostas incorretas que puder. Mesmo que você não consiga identificar a resposta correta, com certeza dessa forma você irá aumentar as suas chances de adivinhar corretamente a cada opção de resposta eliminada.

Leia as perguntas com atenção

A menos que você esteja fazendo algumas suposições rápidas para fechar uma seção, é fundamental ler as perguntas com atenção. Não há nada pior no GRE do que perder pontos porque você interpretou mal um "não" ou um "exceto"; ou porque ter escrito sua resposta para um problema de matemática no formato errado! O GRE frequentemente se antecipa à essa possível falta de atenção dos candidatos e inclui opções de respostas fictícias que se alinham com esses erros exatamente para enganá-los. 

Como funciona a pontuação do GRE?

Mantenha o ritmo

A má gestão do tempo pode ser uma verdadeira vilã no GRE, então fique de olho no seu tempo ao fazer o teste. Lembre-se que as seções verbais e quantitativas têm 20 perguntas cada e duram, respectivamente, 30 e 35 minutos. Fazendo as contas, você tê em média 1 minuto e 30 segundos para responder as perguntas verbais, e 1 minuto e 45 segundos para as perguntas quantitativas. Obviamente, haverá alguma variação na duração das perguntas, mas você deve praticar para ser capaz de manter uma média. E claro: nunca perca tempo de mais em uma única pergunta. 

Verifique se há erros nas respostas

Se você tiver tempo, dê uma olhada rápida para verificar suas respostas depois de terminar uma subseção. Isso irá te ajudar a detectar quaisquer erros descuidados, como marcar uma resposta diferente da desejada por engano ou interpretar mal a pergunta.

Mantenha o papel de rascunho organizado

Os candidatos têm direito a rascunho ilimitado no GRE. No entanto, para fazer o melhor uso dele, é fundamental mantê-lo organizado. Isso significa escrever de forma organizada e sistemática. Caso contrário, você corre o risco de introduzir erros em seu trabalho, especialmente na seção de matemática.

Permaneça calmo durante a prova

Fazer o GRE pode ser uma experiência estressante, especialmente quando você enfrenta uma questão incomumente difícil ou sente que esqueceu algo que estudou. Mas a chave do sucesso é manter a calma. Não deixe seu desconforto momentâneo sair do controle e quando uma pergunta muito difícil surgir, passe para outra. Diga a si mesmo que você pode fazer o teste e que está indo muito bem. Caso contrário, você pode perder o foco, e isso pode realmente afetar sua pontuação.

Faça uma pausa

Mesmo se você achar que não precisa de uma pausa, faça uma! Apenas ter esse tempo para respirar e descansar o cérebro já é razão suficiente para fazer isso. Mas você também deve aproveitar para fazer um lanche e beber um pouco de água. Se o açúcar no sangue cair, você ficará cansado e desidratado, e isso obviamente pode prejudicar o seu foco.

Use o tom de palavras para perguntas de vocabulário

Lembra do processo de eliminação que falei no início do texto? Existem algumas técnicas de eliminação específicas que você pode usar nas questões de vocabulário para ajudá-lo na seção verbal do GRE, e o primeiro é o tom das palavras, que se referem ao fato de elas terem uma conotação negativa ou positiva.

Palavras com significados semelhantes podem ter valências diferentes. Por exemplo, enquanto “notoriety” e “eminence” geralmente significam “fame”, a primeira tem uma valência negativa e a segunda tem uma valência positiva.

Normalmente, você poderá dizer pelo contexto se um espaço em branco deve ter uma palavra positiva ou negativa. Concentrar-se nas escolhas de palavras com a valência apropriada irá te ajudar a restringir suas opções de respostas, mesmo que isso não te leve definitivamente à correta.

Existe uma nota ideal do GRE?

Elimine palavras "fora da curva" na equivalência de frases

Esta dica para usar o processo de eliminação é específica para questões de equivalência de frases. Nesse tipo de pergunta, as duas palavras que você escolher devem dar à frase um significado semelhante. Isso significa que mesmo se as duas palavras escolhidas não forem sinônimos diretos, elas devem ser minimamente relacionadas. Assim, você pode eliminar quaisquer palavras atípicas que não pareçam corresponder a nenhuma das outras palavras.

Use as evidências das passagens de texto

Para questões de compreensão de leitura, é fundamental que você confie nas evidências da passagem ao selecionar sua resposta. O GRE costuma enganar os candidatos em questões baseadas em passagens, apresentando opções de respostas que podem ser verdadeiras, mas que não estão diretamente ligadas à nenhuma informação na passagem. Portanto, lembre-se: a resposta não precisa apenas ser teoricamente compatível com o que está na passagem, mas também deve ser apoiada diretamente por ela.

Então não escolha respostas que não sejam contraditas diretamente pela passagem, mas que, ao mesmo tempo, também não tenham nenhuma evidência presente. Mas atenção: a evidência direta pode não ser tão clara quanto no SAT, por exemplo. Pode ser apenas uma frase ou algumas palavras, mas com certeza estará lá.

Não tente absorver todos os detalhes das passagens

Há outra coisa importante que você pode fazer para se ajudar nas questões baseadas em passagens: não se prenda aos detalhes. Você pode ficar tentado a aprender todos os detalhes da passagem antes de responder a quaisquer perguntas sobre ela, mas isso é uma grande perda de tempo. A passagem inteira geralmente não é relevante para uma questão em particular. É melhor aprimorar a parte da passagem que importa e procurar os detalhes então.

GRE ou GMAT: qual fazer?

Tente substituir variáveis por números nas questões matemáticas

Quando um problema matemático no GRE tiver variáveis, e você tiver dificuldade para encontrar um valor específico, inserir números no lugar das variáveis ​​pode tornar as equações mais fáceis de analisar. Isso é particularmente verdadeiro para questões de comparação quantitativa.

Você pode inserir vários números com propriedades diferentes (como 0, 1, 2, -1 e uma fração). Isso te ajudará a ver se há uma relação consistente entre as duas quantidades ou se você precisa de mais informações para resolver o problema. 

Tente também substituir as respostas

Da mesma forma, se você estiver com muito problema com uma questão de múltipla escolha, pode tentar descobrir a resposta corre conectando todas as opções de volta à pergunta. Esta não é a estratégia mais eficiente, pois envolve muitas conexões e adivinhações, mas poderá ser útil como uma possível última tentativa de achar a resposta certa.

Quando você tiver que escolher a resposta dentro de uma lista de opções numéricas, elas estarão normalmente em ordem crescente ou decrescente, então é uma boa ideia começar com a resposta do meio entre as opções e ir aumentando ou diminuindo os valores, de acordo com o seu raciocínio. 

Certifique-se de que a resposta esteja no formato correto

Algumas perguntas do GRE pedem a resposta em um formato específico. Por exemplo, você pode precisar dar sua resposta em unidades específicas. Se você não converter para as unidades corretas, poderá escolher a resposta errada em uma pergunta de múltipla escolha ou escrever a coisa errada em uma pergunta de entrada numérica. Não perca pontos porque você esqueceu de converter metros em centímetros, ou algo do tipo.

Use uma estimativa criteriosa nas questões matemáticas 

Há momentos no GRE em que faz sentido fazer algumas estimativas em vez de passar por uma série completa de cálculos. Por exemplo, muitas vezes você poderá excluir algumas opções de resposta por estar muito longe da base apenas a partir de uma estimativa rápida; isso pode ser especialmente útil em questões de múltipla escolha com várias respostas.

Linha do tempo de preparação para o GRE

Concentre-se nas informações que você realmente precisa

Tanto na interpretação de dados quanto nos problemas de palavras, você receberá muitas informações. Mas não se deixe enganar por todos os números e fatos que forem jogados contra você. Em vez disso, descubra o que a questão está de fato perguntando e concentre-se nas informações que você realmente precisa.

Se isso significa que você precisa listar tudo o que sabe e, em seguida, determinar quais informações irão realmente ajudá-lo a resolver a questão, tudo bem. Mas ter uma abordagem sistemática das informações apresentadas realmente será útil para resolver os problemas com mais eficiência.

Desenhe diagramas e gráficos

Os problemas de matemática do GRE geralmente incluem muitas informações abstratas. Desenhar seus próprios diagramas e gráficos pode te ajudar a entender melhor (a partir da visualização) as informações que forem fornecidas.

Desenhar suas próprias figuras e gráficos para os problemas de geometria pode ser útil porque as figuras utilizadas no GRE não são necessariamente desenhadas em escala. Mas a diagramação também pode ser interessante para problemas com palavras! Desenhar uma pequena figura pode ajudá-lo a visualizar a situação e ter uma ideia do que está acontecendo.

Universidade do Intercâmbio

O GRE não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para mandar bem na prova é preciso se preparar com antecedência. Não tem ideia de como fazer isso? Então venha conhecer a nossa mentoria especializada! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados.  

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

29 Mar 2021

Postagens recentes