A pontuação do GRE pode ser um pouco confusa para quem vai fazer a prova pela primeira vez.  A divisão da nota ao longo das seções do teste pode ser complicada de entender à primeira vista, mas com a ajuda desse guia que trouxemos aqui, você vai poder ter uma ideia completa de como se saiu e o que pode melhorar! Vamos lá?

2-pontuacao-do-gre
(Reprodução/NBC)

Como funciona a pontuação do GRE?

Em seu relatório de pontuação do GRE, você vai receber três notas, uma para cada uma das seções do exame: Escrita Analítica (Analytical Writing), Raciocínio Verbal (Verbal Reasoning) e Raciocínio Quantitativo (Quantitative Reasoning). A Escrita Analítica é pontuada de 0 a 6, em intervalos de meio ponto. 

As seções de Raciocínio Verbal e Raciocínio Quantitativo, por sua vez, são pontuadas entre 130 e 170, em intervalos de 1 ponto. Mas como os avaliadores do exame calculam essas pontuações? Confira a seguir:

Como são calculadas as notas do Verbal Reasoning e do Quantitative Reasoning?

Tanto no Raciocínio Verbal quanto no Raciocínio Quantitativo, você vai receber uma pontuação entre 130 e 170. Em cada uma dessas seções você vai responder apenas a 40 questões. A partir daí, você vai ganhar 1 ponto para cada pergunta que responder corretamente. Em perguntas com vários espaços em branco ou partes para responder, é tudo ou nada. Você deve acertar toda a questão para ganhar a pontuação. 

3-pontuacao-do-gre
(Reprodução/FOX)

Você não perde nenhum ponto por respostas incorretas. Assim, se você acertou 33 questões no Verbal Reasoning, por exemplo, sua pontuação bruta seria 33. Porém você não vai ter acesso às suas notas brutas porque elas são convertidas em pontuações em escala (as pontuações de 130 a 170) antes de irem para o relatório final com os resultados de pontuação do GRE.

Para garantir que a sua pontuação do GRE seja o mais justa e precisa possível, dois processos ocorrem quando suas notas brutas são convertidas em notas em escala: o teste adaptativo (adaptive testing) e a equiparação (equating). Esses processos avaliam como você se saiu em relação à dificuldade do teste e em comparação com edições anteriores do GRE.

Como é calculada a nota do Analytical Writing?

Para a seção de Escrita Analítica, você vai escrever duas redações: o argument essay e o issue essay. No entanto, você vai receber apenas uma pontuação dessa seção, calculada entre 0 e 6.

1-pontuacao-do-gre
(Reprodução/Nickelodeon)

Cada redação escrita é ​​lida por um avaliador treinado e recebe uma pontuação de 0 a 6. Em seguida, a redação é avaliada por um e-reader, um programa de computador criado pela ETS (organização responsável pelo GRE) para classificar habilidades de escrita em várias áreas. 

Se as pontuações do avaliador humano e do leitor eletrônico estiverem a um ponto de “distância” uma da outra, a média dessas duas pontuações é usada como a pontuação final da redação. Se eles discordarem, porém, um outro avaliador (humano) dá uma nota para a redação, e a média das duas notas pelos avaliadores humanos se torna a pontuação final da redação.

Para obter a pontuação final do Analytical Writing, é feita a média das pontuações das duas redações e esse valor é arredondado para o meio ponto mais próximo. Os avaliadores levam em conta alguns quesitos específicos para decidir qual pontuação dar a cada uma de suas redações. Você pode conferir essas rubricas no site da ETS.

No geral, um argument essay vai ter uma nota alta se:

  • Delimitar bem a discussão, para identificar e explicar as partes do argumento que são relevantes para o enunciado da redação
  • Desenvolver as ideias logicamente
  • For organizado e conectar bem as ideias
  • Incluir suporte para os principais pontos da análise do autor
  • For bem escrito

Para obter uma pontuação alta no issue essay, ele deve:

  • Fazer sentido logicamente
  • Ser preciso na discussão sobre o assunto e na posição do autor sobre o assunto
  • Incluir suporte para a posição do autor, de forma a persuadir o leitor
  • Ser organizado e fluir, sem problemas, de ideia para ideia
  • Ser bem escrito

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe como funciona a pontuação do GRE, que tal uma ajuda especializada para se preparar para a prova? Você pode contar com as aulas da nossa mentoria e o suporte do nosso time de mentores em toda essa jornada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos