A Irlanda tem caído cada vez mais no gosto de estudantes do mundo inteiro como destino de intercâmbio. E motivos para isso não faltam: além da alta qualidade de vida, o país conta com algumas universidades internacionalmente renomadas. Você é uma dessas pessoas que sonham em estudar por lá? Então é importante que você conheça as instituições de ensino da terra dos pubs. Por isso, trouxemos um pouco das 4 melhores universidades da Irlanda de acordo com o QS World University Rankings de 2020. Assim, você já se prepara melhor para tentar sua vaga em uma delas!

A-Trinity-College-Dublin-é-a-primeira-entre-as-melhores-universidades-da-Irlanda

1º Trinity College Dublin (Posição no Ranking da QS: 108º)

A Trinity College Dublin é reconhecida internacionalmente como a primeira entre as melhores universidades da Irlanda. E, além disso, é também uma das principais instituições de pesquisa intensiva do mundo. Fundada em 1592, no padrão geral das antigas faculdades de Oxford e Cambridge, é a universidade mais antiga da Irlanda, além de ser uma das mais antigas da Europa Ocidental.

O campus da Trinity College está situado no centro da capital da Irlanda, onde prédios históricos se misturam com edifícios modernos. A biblioteca da instituição tem cerca de 5 milhões de volumes, e uma extensa coleção de manuscritos. Hoje, a Trinity possui uma comunidade de quase 17.000 estudantes, 92.000 ex-alunos e 2.860 funcionários. O corpo estudantil tem representantes de 122 nacionalidades.

Melhores universidades da Irlanda: top 4 1

2º University College Dublin (Posição no Ranking da QS: 185º)

A University College Dublin é uma das principais universidades focadas em pesquisa da Europa. Fundada em 1854, hoje ela é uma das instituições mais internacionalizadas do Velho Continente. Só para ilustrar, ela recebe atualmente 8 mil intercambistas provenientes de mais de 138 países.

O campus principal da University College Dublin ocupa uma extensa área de cerca de 1,3km². Além disso, a instituição conta com outras instalações em diversas localidades, como o Centro de Ciências UCD O’Brien, a Faculdade de Direito da UCD Sutherland, e a Escola de Negócios da UCD Lochlan Quinn.

Melhores universidades da Irlanda: top 4 2

3º National University of Ireland Galway (Posição no Ranking da QS: 259º)

A National University of Ireland, em Galway, também conhecida com NUI Galway, foi fundada em 1845, como Queen’s College Galway. Em seu primeiro ano tinha apenas 37 professores e 01 estudantes. Atualmente, no entanto, esse número aumentou (e muito!). Hoje, a universidade recebe mais de 17 mil alunos e alunas e emprega mais de 2 mil docentes.

A estrutura da NUI Galway é dividida em cinco faculdades. São elas: a Faculdade de Artes, Ciências Sociais e Estudos Celtas; a de Administração, Políticas Públicas e Direito; a  Faculdade de Engenharia e Informática; a Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde; e a Faculdade de Ciências.

Melhores universidades da Irlanda: top 4 3

4º University College Cork (Posição no Ranking da QS: 310º)

A University College Cork (UCC), por sua vez, foi fundada em 1845 e combina, até hoje, uma rica tradição de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a instituição recebe mais de 20 mil estudantes, com uma grande comunidade internacional. Ao todo, mais de 3 mil intercambistas estudam por lá, vindos de cerca de 100 países.

Situada em Cork, a segunda maior cidade da Irlanda, a UCC tem um foco muito grande na pesquisa, oferecendo uma gama completa de programas reconhecidos internacionalmente em todas as disciplinas. Além disso, ela dispõe de um campus rodeado por parques, galerias, lojas, restaurantes, teatros e edifícios históricos.

Essas são as melhores universidades da Irlanda. Deu vontade de estudar em alguma delas? Então é muito importante começar a se preparar desde já para conseguir sua vaga. A equipe de mentores da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.