BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

DELE: saiba tudo sobre a prova de proficiência em espanhol

Aprender espanhol é uma ótima escolha para quem quer melhores oportunidades no mercado de trabalho ou estudar fora do país. Países como a Argentina e o México têm universidades entre as 100 melhores do mundo e, para estudar por lá, é preciso falar espanhol. Mas apenas saber o idioma não é suficiente: muitos empregadores e universidades exigem uma comprovação do domínio da língua. Uma das formas de demonstrar o seu conhecimento é com o teste de proficiência em espanhol, o DELE.

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são o equivalente ao TOEFL na língua espanhola. O certificado é concedido pelo Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha e é reconhecido pelo mundo inteiro. Mas, como funciona o exame? O que fazer para se preparar? Se você tem essas dúvidas, fique ligado neste texto, porque vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre essa prova!

Como funciona o DELE?

Assim como acontece nos testes de proficiência da Universidade de Cambridge, o exame do DELE se divide de acordo com os níveis do Quadro Comum Europeu. Isso quer dizer que os candidatos podem escolher entre seis diplomas principais:

Diploma A1

O nível A1 é para aquelas pessoas que ainda não dominam o idioma. Para passar na prova você precisa ser capaz de interagir de forma básica em espanhol, além de entender e utilizar expressões cotidianas.

Diploma A2

O A2 também é voltado para quem tem um espanhol de nível básico. É preciso saber falar sobre o seu passado e sobre suas áreas de interesse, mesmo que de uma forma mais simples.

Diploma B1

Este é um certificado de nível intermediário, por isso é preciso compreender a linguagem padrão sobre assuntos conhecidos em ambientes de estudo e trabalho, além da vida cotidiana.

Diploma B2

O nível B2 costuma ser o mais exigido para quem deseja estudar em um país de língua espanhola. Este diploma certifica que você tem um domínio entre o intermediário e o avançado da língua e consegue se comunicar com fluidez e naturalidade.

Diploma C1

Para fazer a prova do diploma C1 você precisa ter um nível avançado em espanhol. Isso quer dizer que você sabe usar as expressões mais adequadas para cada situação sem pensar muito para formular uma frase. 

Diploma C2

O nível C2 é o mais avançado do Quadro Europeu. Normalmente, quem faz essa prova tem interesse em comprovar, por exemplo, a capacidade de dar aulas de espanhol. Um diploma de nível C2 significa que você domina totalmente o idioma.

Além destes exames principais, ainda existe o DELE escolar. Ele é ideal para pessoas entre 11 e 17 anos. O candidato pode escolher entre duas provas: a de nível A1 ou a de nível A2/B1. No segundo caso, o nível comprovado vai variar conforme a nota obtida.

Um detalhe importante do DELE é que, ao contrário do que acontece com o TOEFL, o exame vale para sempre. Ou seja, você só vai precisar fazer uma nova prova caso queira comprovar um nível mais alto de conhecimento da língua.

O que é cobrado na prova?

Assim como acontece em outros exames de proficiência, o DELE avalia diversas habilidades. Ao todo, o candidato deve realizar quatro provas:

  • Compreensão e leitura
  • Compreensão auditiva
  • Expressão e interação escrita
  • Expressão e interação oral

Cada uma dessas provas é dividida em tarefas e cada uma dessas tarefas têm diversas perguntas. O tempo para cada prova e a quantidade de questões muda conforme o nível que você deseja alcançar.

No nível B2, por exemplo, o candidato tem 70 minutos para responder a 30 perguntas (que podem ser abertas ou de múltipla escolha) sobre os textos apresentados na prova de Compreensão e Leitura. Já no nível C2, a mesma prova tem o tempo de 105 minutos para responder 52 perguntas.

Ou seja, quem quer provar que domina totalmente o espanhol tem menos tempo (proporcionalmente) para responder às questões do que quem precisa do diploma para nível intermediário. Para conhecer mais sobre a prova, você pode consultar as edições anteriores do exame em todos os níveis no site oficial.

Como se preparar para o DELE?

O primeiro passo para se preparar para um exame de proficiência de língua estrangeira é saber qual é o seu nível do idioma. Para isso você pode dar uma olhada nos exames anteriores do DELE e ver qual você tem mais facilidade de fazer.

Assim que escolher seu nível você tem duas opções: estudar sozinho ou fazer um curso preparatório. Caso você escolha a primeira alternativa, pode ser uma boa ideia comprar um livro especializado no exame. Desse jeito você vai treinar exercícios parecidos aos que  são cobrados na prova.

Outra dica é consumir conteúdos em espanhol. Você pode ler sites de notícias na língua, assistir filmes ou até acompanhar canais no YouTube feitos por nativos. Assim, você vai treinar sua compreensão do idioma.

Também é possível fazer cursos preparatórios específicos para a prova do DELE. Por causa da pandemia de Covid-19, algumas instituições, como o Instituto Cervantes, estão oferecendo aulas virtuais para todos os níveis.

Onde fazer a prova?

Normalmente, as provas do DELE são aplicadas presencialmente nas sedes do Instituto Cervantes espalhadas pelo Brasil. Em 2021 as provas estão agendadas para os meses de abril, maio, outubro e novembro.

O valor das provas varia entre 232 reais para o nível A1 e 488 reais para o nível C2. Esses valores podem variar dependendo de onde você fez o seu curso preparatório ou se você fizer sua inscrição em conjunto com outros candidatos.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você sabe tudo sobre o DELE, já pode começar a se preparar para aproveitar as melhores oportunidades nos países de língua espanhola. Para te ajudar a escolher seu destino e qual o melhor tipo de intercâmbio para você, conte com a ajuda da nossa mentoria especializada.

Os mentores da Universidade do Intercâmbio já estiveram nas melhores universidades do mundo e vão te ajudar a estudar fora do país sem gastar tanto. Ficou interessado? Então faça aqui seu teste de perfil!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

03 Abr 2021

Postagens recentes