Fazer intercâmbio em terras lusitanas pode ser a saída perfeita para quem quer ter uma experiência no exterior mas não quer enfrentar a barreira da língua. Além disso, o clima do Mediterrâneo e a arquitetura local são um grande atrativo para os brasileiros. Você já pensou em estudar por lá? Então conheça agora as melhores universidades de Portugal, de acordo com o QS World University Rankings.

Universidade do Porto

A Universidade do Porto é uma instituição pública que fica na cidade do Porto, ao norte do país. Fundada em 1911, ela tem uma comunidade de mais de 31 mil estudantes, incluindo cerca de 3.280 intercambistas.

Com uma recente expansão da atividade de pesquisa e desenvolvimento, a UP estabeleceu uma forte produção de pesquisa. Entre os mais reconhecidos centros de pesquisa da universidade estão o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Instituto de Patologia Molecular e Imunologia e o Instituto de Pesquisa de Sistemas de Computação, por exemplo.

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Essa é a maior universidade de Portugal, com mais de 47 mil alunos em 18 faculdades. Foi formada a partir da fusão da antiga Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e da Universidade Clássica de Lisboa (UL) em 2013. Tanto a UTL quando a UL começaram suas atividades no início do século passado. Os pontos fortes da ULisboa são Arte e Design, Engenharia de Mineração e Geografia.

Universidade NOVA de Lisboa

Fundada em 1973, a Universidade NOVA de Lisboa, mais conhecida como NOVA, tem um corpo estudantil de mais de 19 mil alunos. O forte da NOVA são as faculdades especializadas, com ênfase em Ciências Exatas e Econômicas. Além disso, a universidade também oferece o “Lisbon MBA”, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa.

Universidade de Coimbra

A mais antiga de todas as universidades em Portugal é a Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Localizada na cidade de mesmo nome, a UC tem uma comunidade estudantil de aproximadamente 24.800 alunos. A universidade tem uma proporção considerável de estudantes internacionais (muitos deles brasileiros) e abrange cursos de Ciências Exatas, Artes e Humanidades.

Universidade de Aveiro

Criada em 1973, a Universidade de Aveiro logo se tornou uma das mais dinâmicas e inovadoras de Portugal. Frequentada por cerca de 15 mil alunos em programas de graduação e pós, a UA alcançou uma posição significativa entre as instituições de ensino superior do país.

É uma das melhores universidades em relação à qualidade da infraestrutura, à força da sua pesquisa e à excelência do seu corpo docente, por exemplo. A Universidade de Aveiro oferece uma vasta gama de programas de graduação em várias áreas do conhecimento.

Essas são as melhores universidades de Portugal. Deu vontade de estudar em alguma delas? Então é muito importante começar a se preparar desde já para conseguir uma vaga. Procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!