BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como fazer intercâmbio sem ser fluente?

Para muitas pessoas, fazer um intercâmbio parece um sonho distante! Além dos recursos financeiros, a falta do domínio de uma língua estrangeira, para muita gente, parece um empecilho para estudar ou trabalhar no exterior. Mas isso não é verdade!

Na realidade, é possível fazer um intercâmbio de idiomas, por exemplo, que vai ser ideal para alguém com um nível de proficiência mais baixo se aprofundar na língua estrangeira. 

Além disso, investir em um intercâmbio em um dos países que têm o português como língua oficial pode ser uma grande experiência pessoal e profissional. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você saiba que é possível fazer um intercâmbio, mesmo sem ser fluente em inglês, espanhol ou outro idioma. 

Intercâmbio para brasileiros(arty/Unsplash)

Dá para fazer intercâmbio sem ser fluente?

Pode comemorar: mesmo que você não seja fluente ou tenha um nível alto de proficiência no inglês, espanhol ou outro idioma, dá para fazer um intercâmbio! E mesmo que a experiência seja diferente, com certeza, será muito enriquecedora.

Muitas oportunidades no exterior são voltadas para quem quer aprender e se desenvolver profissional e pessoalmente. Por isso mesmo, para alguns intercâmbios não será preciso ter o domínio total da língua daquele país. 

Um dos casos mais comuns é de quem faz um intercâmbio de idiomas. De forma geral, podemos dizer que será preciso ter um nível básico de entendimento, como o speaking e listening da língua. Isso porque será necessário ser compreendido nas aulas iniciais, mas dependendo de cada oportunidade será pedido um determinado grau de proficiência. 

 

 

Isso também vale para quando falamos de summer job ou outras chances de estágio fora do Brasil. Por aqui, não é incomum uma vaga de estágio ter muitos critérios e requisitos, além de exigir outras experiências prévias. Já no exterior, as oportunidades são dedicadas para o aprendizado e, por isso, o interessado não precisa se preocupar se não tem um currículo extenso. 

Para essas oportunidades de estágio, normalmente, o nível intermediário de inglês, espanhol ou outra língua será suficiente. Assim como para oportunidades de graduação ou pós no exterior. Mas vale lembrar que cada intercâmbio pode ter algum critério em especial e é justamente por isso que é fundamental ler o edital e caprichar na preparação.

Em todos os casos, seja para quem fala o básico ou mais avançado da língua estrangeira, o intercâmbio vai enriquecer bastante o domínio. Por isso, se o seu nível é básico, com certeza, você vai voltar ao Brasil sabendo muito mais (e o melhor: daquela maneira especial que só o tempo no exterior pode proporcionar)! E é pensando nisso que mesmo para quem não é fluente, um intercâmbio vale a pena.

Intercâmbio em países onde as pessoas falam português

Outra boa oportunidade para quem não é fluente em outras línguas é ficar de olho em uma vaga no exterior em países que têm o português como idioma. Além do Brasil, Portugal e Moçambique são países comuns para quem quer estudar ou trabalhar fora sem saber inglês, por exemplo. 

Inclusive, é interessante ter em mente que é possível estudar fora do Brasil com a nota do ENEM. Uma das nações com universidades que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é Portugal. 

Ou seja, por lá você não precisa aprender uma nova língua e ainda pode aproveitar o resultado do ENEM para ingressar na universidade. Nesse caso, será preciso que o estudante arque com os gastos de anuidades e taxas das mais de 30 instituições que aceitam o resultado do exame para admitir alunos. Saiba mais sobre como estudar fora com a nota do ENEM, clicando aqui

Intercâmbio em países em que se fala português
(Danka & Peter/Unsplash)

Aprendendo fora do Brasil 

Como vimos, a oportunidade de realizar um intercâmbio também é um ótimo momento para aprender. E isso inclui também o estudo de idiomas! Seja inglês, espanhol, francês ou mandarim, o intercambista terá uma grande oportunidade de aprofundar na língua estrangeira, independente do seu nível! 

Por isso, não é preciso ser fluente para fazer uma viagem para o exterior. Lembre-se que cada proposta de intercâmbio (acadêmico, profissional, estágio, summer ou winter job, dentre outros) vai exigir um nível de proficiência. Assim sendo, é imprescindível saber qual é o seu perfil e qual dele se encaixa nos seus objetivos.

De maneira geral, é recomendado saber o básico da língua oficial daquela nação, até mesmo para se comunicar durante a viagem. Podemos destacar como a pesquisa sobre o país de destino é importante: alguns países têm grande aceitação de outras línguas, além da oficial. Um exemplo bastante popular é Singapura, que é um destino procurado tanto para trabalhar, quanto para aprender inglês ou mandarim. 

Para quem não é fluente, o intercâmbio será um momento precioso para aprender muito. Afinal, a imersão completa na língua, com a convivência diária com os nativos e as experiências profissionais e acadêmicas vão acrescentar muito ao seu nível de domínio. 

Por isso, se você não quer aprender outro idioma, pode ser uma boa saída procurar uma oportunidade em países que falam português, como Portugal. Nesses casos, não será preciso se preocupar com a língua nativa durante a viagem. Claro que algumas palavras e expressões podem ser diferentes do Brasil, mas já facilita bastante não ter que investir em um novo idioma. 

Intercâmbio sem ser fluente(Guilherme Stecanella/Unsplash)

Como encontrar a oportunidade de intercâmbio ideal para mim?

Apesar do que diz o senso comum, não é preciso ser fluente para embarcar em uma oportunidade internacional. Na realidade, cada pessoa pode encontrar uma oportunidade que seja mais adequada ao seu nível de proficiência e às suas condições financeiras. Isso porque é possível ser aprovado para fazer um intercâmbio gratuito, com bolsa de estudos ou com salário!

Se você quer conquistar sua oportunidade de intercâmbio (mesmo sem ser fluente em inglês ou espanhol, por exemplo), pode contar com o nosso time especialista de mentores! São quase mil aulas para que o sonho se torne realidade! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil, de forma gratuita.

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

21 Ago 2022

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024