5 motivos para estudar em Portugal

Por ser o nosso colonizador, Portugal partilha de vários aspectos culturais muito semelhantes aos nossos. E, obviamente, nossos irmãos lusitanos falam a mesma língua que nós: o português. E é exatamente essa proximidade que faz alguns brasileiros que querem estudar fora se perguntarem se vale a pena escolher esse país como destino. Alguns preferem escolher outros lugares, seja pela oportunidade de poder falar outro idioma ou mesmo para viver em um país com uma cultura mais diferente da nossa. Mas a verdade é que vale muito a pena estudar em Portugal. E você vai descobrir o porquê agora.

5 motivos para estudar em Portugal:

Baixo custo de vida

É mais barato viver em Portugal do que na vizinha Espanha ou em qualquer outro país da Europa Ocidental. Pra quem quer estudar fora mas não conta com um orçamento muito alto, essa é a melhor opção na Europa. Países mais baratos no Velho Continente só mesmo no lado Oriental, como Hungria, Polônia e Lituânia.

Lisboa, a capital do país, é conhecida como uma das mais baratas da Europa. E como geralmente as capitais são as cidades mais caras, você já pode imaginar que outros lugares no interior do país são ainda mais baratos. Algumas das principais opções que contam com excelentes universidades são o Porto, Coimbra, Algarve, Braga e Guimarães. Na cidade do Porto, por exemplo, é possível viver tranquilamente com cerca de 550 Euros por mês.

Quando o assunto são as mensalidades universitárias, estudar em Portugal também é muito vantajoso economicamente já que os valores cobrados no país figuram entre os menores do continente. As propinas para os programas de graduação e mestrado podem custar a partir de 950 Euros por ano. Pode acreditar que quando falamos de Europa esse é um valor baixo. E antes que você se assuste, propina em Portugal significa mensalidade rs.

Clima ameno

Portugal tem um clima mediterrâneo, o que significa que há abundância de sol. Pelo menos em comparação com o resto da Europa. Claro, não espere encontrar o clima brasileiro por lá mas para os padrões europeus é o melhor que você pode conseguir. No sul do país, as regiões do Algarve e Alentejo contam com mais de 300 dias de sol por ano. Já o norte, onde ficam as cidades do Porto e de Braga, é mais frio e chuvoso. Mas de novo, perto das temperaturas que são registradas em outros lugares do Velho Continente, não é nada tão preocupante assim.

Diversidade

São poucos os países do mundo onde é possível encontrar neve, praias paradisíacas, montanhas de tirar o fôlego e florestas, tudo ao mesmo tempo. Junte isso às cidades incríveis do país que convivem com uma mistura perfeita entre o antigo e o moderno, alguns dos cafés mais charmosos da Europa, danceterias badaladas e uma das culinárias mais maravilhosas do mundo. O que mais você pode querer? Não é à toa que Portugal é o destino turístico do momento e a cidade do Porto já foi eleita o melhor destino europeu por várias vezes.

Porto: eleita por varias vezes como o melhor destino turístico da Europa.

Facilidade de adaptação

Se você quer mudar do Brasil mas não quer ir pra um lugar tão diferente assim, Portugal é a melhor opção pra você. Além da mesma língua você vai perceber que o nosso país exerce uma influência cultural muito grande por lá. Pra todo lado você irá escutar músicas brasileiras, ver novelas brasileiras nos canais locais e claro, encontrar MUITOS brasileiros. É sério... têm muitos conterrâneos nossos por lá.

Tamanho do país

Portugal é um país muito pequeno. É fácil viajar pra todos os lados dentro e fora de lá. Os aeroportos portugueses contam com voos baratos para praticamente toda a Europa e a estrutura de transportes do país é muito boa. Você vai poder viajar facilmente e gastando pouco pros melhores destinos portugueses e para as principais cidades europeias. Não acredita? Então dá só uma olhada aqui.

Se você já pensou em algum momento da sua vida em estudar em Portugal invista nesse sonho sem medo. As possibilidades de você não gostar desse pequeno e encantador país são quase nulas. E para começar a se preparar para esse momento procure pelo ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

12 Mai 2019