Para comemorar o Dia dos Namorados nesta sexta-feira (12) e celebrar os intercambistas apaixonados, trouxemos um giro pelos lugares mais românticos para morar e para estudar no exterior. Quem sabe você não encontra um amor em um desses locais?

Lugares mais românticos do mundo

Roma

Não há dúvidas de que Roma está entre os lugares mais românticos de toda a Europa. Lá você tem a possibilidade de passar tardes ensolaradas tomando café expresso em praças históricas com sua cara-metade. A capital da Itália oferece charme e sofisticação aos montes, além, é claro, das melhores massas, pizzas e sorvetes do mundo (o que significa que você vai ter muitas opções para te consolar caso seu romance azede). A cidade ainda foi classificada como a 70ª melhor cidade estudantil no QS Best Student Cities.

Melhores universidades de Roma, com base no QS World University Rankings de 2020: Universidade Sapienza de Roma (203ª no mundo), Universidad degli Studi di Roma – Tor Vergata (511-520), Università degli Studi Roma Tre (801-1000).

5-lugares-mais-romanticos

Restaurante no bairro Trastevere, em Roma

Viena

A capital da Áustria ficou em 13º lugar no mais recente QS Best Student Cities, e é perfeita para quem é apaixonado por gastronomia e história. Se você e seu amor são do tipo aventureiros, Viena fica a apenas algumas horas de algumas das melhores estâncias de esqui de toda a Europa. Por outro lado, se quiser assistir casais passarem enquanto relaxa em um café aconchegante ou fazer uma visita à ópera, Viena também é a cidade perfeita para você.

Principais universidades de Viena: Universidade de Viena (154ª no mundo), Universidade de Tecnologia de Viena (192ª).

10-lugares-mais-romanticos

Igreja de São Carlos Borromeu, em Viena

Atenas

Conhecida como o berço da filosofia, na antiguidade Atenas tinha um culto popular à deusa Afrodite e seu filho Eros, as divindades do amor e do desejo. Assim como essas divindades, a própria cidade possui seus poderes de sedução, com os raios de sol, a deliciosa culinária mediterrânea e uma infinidade de locais modernos e históricos para explorar. Lá você pode assistir o pôr do sol sobre a icônica Acrópole e refletir sobre todos os grandes pensadores – e casais – que visitaram o local antes de você.

Principais universidades da capital da Grécia: Universidade Técnica Nacional de Atenas (454ª no mundo), Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas (651-700), Universidade de Economia e Negócios de Atenas (801-1000).

4-lugares-mais-romanticos

Acrópole de Atenas ao pôr do sol

Buenos Aires

Embora você possa pensar que Buenos Aires esteja mais associada à paixão, e não ao romance, a capital argentina é, sim, um dos lugares mais românticos – e sedutores – do mundo. E isso não é só por causa do tango! A cidade também oferece uma mistura eclética de culinárias, atrações culturais e ambientes naturais. Em suma, é uma cidade perfeita para explorar com sua alma-gêmea ou mesmo para encontrar o(a) parceiro(a) perfeito(a) de intercâmbio. Atualmente, a capital da Argentina está no 31° lugar entre as melhores cidades estudantis de acordo com o ranking da QS.

As melhores universidades de Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires (74ª no mundo), Pontificia Universidad Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires (344ª) e Universidad Austral (400ª).

3-lugares-mais-romanticos

Aduana (alfândega) de Buenos Aires

Quioto

Uma alternativa mais tranquila à capital japonesa, Quioto é um dos lugares mais pitorescos para se estudar no exterior, especialmente durante os meses de primavera e verão, quando os templos históricos da cidade são tomados em abundância por flores de cerejeira. Atualmente na posição 18 entre as principais cidades do mundo para estudantes, ao lado de locais próximos, como Osaka e Kobe, Quioto é admirada por seus santuários históricos xintoístas e templos budistas, além de suas cerimônias tradicionais de chá.

Principais universidades de Kyoto: Universidade de Kyoto (33ª no mundo), Universidade Ritsumeikan (801-1000) e Instituto de Tecnologia de Kyoto (801-1000).

8-lugares-mais-romanticos

Quioto no outono

Paris

Figura carimbada nas listas de lugares mais românticos do mundo, Paris é sem dúvida um dos locais mais poéticos para se estudar na Europa, além de ser referência em estilo e sofisticação. Quando estiver por lá, experimente a culinária gourmet ou apenas desfrute dos prazeres simples da vida: pegue um pouco de pão, queijo, chame seu amado ou amada e aproveite um piquenique perto da Torre Eiffel. Além desses traços românticos, a capital francesa foi classificada como a sétima melhor cidade do mundo para estudantes.

Melhores universidades de Paris: Université PSL (53ª no mundo), Sorbonne Université (77ª), TELECOM ParisTech (224ª) e Sciences Po Paris (242ª).

6-lugares-mais-romanticos

Avenida Champs-Élysées, com o Arco do Triunfo ao fundo

Nova York

Nova York é a estrela de inúmeras comédias românticas – e por boas razões, como o incrível horizonte de Manhattan e o oásis urbano que é o Central Park. A variedade de locais culturais e a diversidade de bairros na cidade significa que, sejam quais forem os seus interesses, você certamente vai encontrar alguém que te complete por lá. Além disso, a Big Apple ainda conta com algumas das melhores universidades do mundo. Seja amor à primeira vista ou não, Nova York conquista todos os corações no fim das contas!

Principais universidades de Nova York: Columbia University (18ª no mundo), New York University (39ª) e Yeshiva University (359ª).

2-lugares-mais-romanticos

Empire State Building, na Midtown Manhattan

Praga

Uma cidade com arquitetura medieval e uma vida noturna vibrante, Praga é sem dúvida um dos lugares mais românticos para se estudar na Europa. A capital da República Checa oferece muitos encantos comparáveis aos de Paris, como paisagens cortadas por um rio, arte de renome mundial, boa comida e bebida. Se for para lá, aproveite para passear de mãos dadas pelas ruas históricas de paralelepípedos e encontre o seu lugar favorito entre os restaurantes e cafés da cidade.

Melhores universidades de Praga: Universidade Charles (291ª no mundo), Universidade de Química e Tecnologia, Praga (355ª) e Universidade Técnica Tcheca em Praga (498ª).

9-lugares-mais-romanticos

Centro histórico de Praga

Istambul

Por fim, Istambul, na Turquia, é o lugar perfeito para quem gosta de combinar a agitação da cidade com momentos mais intimistas. Fuja das ruas movimentadas visitando as ilhas nos arredores da cidade ou passe um momento especial a dois apreciando a paisagem marítima. A cultura vibrante de Istambul e os séculos de arquitetura histórica oferecem mais razões para se apaixonar pelo lugar, como a imersão sensorial dos mercados de especiarias e o luxuoso Palácio Topkapi.

As principais universidades de Istambul: Universidade Koc (451ª), Universidade Bogazici (651-700), Universidade Técnica de Istambul (651-700) e Universidade de Istambul (801-1000).

7-lugares-mais-romanticos

Vista de Istambul com a Torre de Gálata ao fundo

Intercâmbio com a UDI

Em qual desses lugares mais românticos do mundo você vai querer estudar? Conta para a gente nos comentários!

Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar até lá. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.