O inverno começou oficialmente no hemisfério sul no último dia 21 de junho de 2022. Com essa estação, as temperaturas ficam bem mais baixas e o clima mais seco: essas são as principais características do inverno no Brasil.
E se você gosta do tempo frio, pode levar isso em consideração na hora de escolher seu destino para estudar, trabalhar ou passear no exterior. Preparamos uma lista com 7 países frios para você visitar fora do Brasil. Confira!
(Canadá/Shawn Dearn/Unsplash)
1. Canadá
Prepare o casaco e as roupas térmicas. Em terras canadenses, o frio é intenso, chegando até mesmo a recordes de 50 graus negativos! E se você gosta de esportes de inverno, tem mais um motivo para embarcar para o Canadá. Esquiadores, snowboarders, patinadores no gelo e entusiastas de hóquei terão muito o que fazer por lá.
E para te inspirar ainda mais a estudar no Canadá, as paisagens do país norte-americano cobertas de neve nos arredores de cidades como Vancouver e Montreal são belíssimas.
Melhores Universidades: Universidade McGill em 31.º lugar nas melhores do mundo, de acordo com o QS Ranking de 2022. Se destacam também: a Universidade de Toronto em 34.º lugar e a Universidade da Colúmbia Britânica em 47.º.
2. Noruega
Invernos frios, mas com uma atmosfera acolhedora, fazem deste país europeu um típico destino para quem busca estudo no exterior em localidades geladas. Se você busca por um alto padrão de vida, cidades desenvolvidas e uma beleza natural, encontrou seu destino.
Por lá, vale lembrar que no verão acontece um fenômeno bastante raro! É que a luz solar dura quase o dia todo e até mesmo chega a durar 24 horas. Esse é o sol da meia-noite. Então, até mesmo o verão por lá (com temperaturas acima de 20 °C) tem um charme diferente.
Melhores Universidades: A Universidade de Oslo é a melhor do país, segundo o QS Ranking. Ela está na posição 101.ª entre as melhores de todo o planeta. Na sequência, a Universidade de Bergen está em 207.º e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia em 352.º.
3. Mongólia
A Mongólia pode ser um destino de estudo no exterior muito frio! Ulã Bator é a capital do país e é a mais fria do planeta. De acordo com os estudos, a temperatura média anual é de 2,4 graus abaixo de zero e, nos meses de inverno, a temperatura fica em torno de 30 graus negativos.
Embora o país seja considerado um “domínio nômade”, a capital é lar para mais de 1,3 milhão de mongóis, russos, chineses, cazaques, tuvanos, coreanos e americanos.
Melhor Universidade: A Universidade Nacional da Mongólia é considerada a melhor instituição de ensino do país. Essa é a única instituição citada no Times Higher Education World University Rankings de 2022.
(Croácia/Ozren Cuculic/Unsplash)
4. Croácia
A Croácia no inverno, principalmente durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, costuma ter temperaturas entre -5 graus e 13 graus. E se você quiser temperaturas congelantes, se liga na dica: o interior da Croácia é mais frio do que a área costeira e do sul do país.
Para curtir o clima, nos dias livres, a melhor pedida é um passeio pelos parques nacionais da Croácia. Além disso, os lagos congelados são uma atração a parte.
Melhores Universidades: A melhor instituição do país, segundo a lista de 2022 do QS, é a Universidade de Zagreb (801-1000). Em segundo e terceiro lugar, estão a Universidade de Osijek (1001-1200) e a Universidade de Rijeka (1001-1200).
5. Austrália
Pode ser que quando falamos de Austrália, você logo pensa em praias, sol e calor. Mas no inverno, o cenário é bem diferente. Principalmente em regiões montanhosas e ao sul do país (como no estado de Victoria), a temperatura pode chegar a -5 graus! No inverno, as estações de ski, snowboard e outras ações na neve são a pedida mais certa por lá.
Melhores Universidades: Entre as 30 melhores universidades do mundo, está a Universidade Nacional Australiana, considerada a melhor da Austrália e de toda a Oceania. Outras opções muito boas por lá são a Universidade de Melbourne em 33.ª posição mundial e a Universidade de Sydney em 41.ª.
6. Argentina
Se você quer encarar o frio sem sair da América do Sul, a Argentina é uma ótima opção. Os invernos na Argentina são de junho a agosto. No sul do país, as temperaturas ficam mais geladas e o clima extremamente frio (com neve) é mais comum nas áreas de maior altitude, como as cordilheiras dos Andes.
Melhores Universidades: A Universidade de Buenos Aires não é apenas a melhor da Argentina, mas de toda a América Latina. Ela está em 67.º lugar na listagem da QS. Em seguida, temos a Pontifícia Universidade Católica da Argentina (323.º) e a Universidade de Palermo (390.º).
(Reino Unido/Robert Bye/Unsplash)
7. Reino Unido
No Reino Unido, o inverno é principalmente de dezembro a fevereiro, embora novembro também possa ter baixas temperaturas. Não esqueça de colocar cachecóis, luvas e gorros na mala. A temperatura média durante esse período pode estar entre 6 e 7 graus, mas pode ficar até mesmo negativa.
Além do clima frio, a possibilidade de passar um tempo nos belos cenários da Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte é um convite e tanto. Os invernos por lá costumam ser úmidos e com bastante vento.
Melhores Universidades: Em segundo lugar no mundo, temos a Universidade de Cambridge, uma renomada instituição do Reino Unido. Logo depois, a Universidade de Oxford vem em 4.º lugar e o Imperial College London em 6.ª posição. As informações são do QS World University Rankings de 2022.
Não esqueça as roupas quentes e vamos embarcar!
Outros países são tão frios quanto os que listamos por aqui. Uma boa é sempre pesquisar quais são as temperaturas médias do lugar no verão e no inverno, para se preparar para passar o seu período de estudos por lá com tranquilidade.
Além do clima, outros critérios podem contribuir para que você faça uma viagem mais barata. E se você quer ser aprovado em uma das melhores universidades desses países, conte com a nossa mentoria M60. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil.