No último dia 11 de outubro, a Time Out, uma publicação especializada em viagens e entretenimento, divulgou o ranking dos bairros mais descolados do mundo em 2022. A lista foi elaborada com base em uma pesquisa global feita com cerca de 20 mil moradores de cidades, juntamente com as opiniões dos editores da revista e de colaboradores locais.
Os critérios utilizados para formar o ranking foram: vibe, comida, bebida, vida noturna, cultura, espírito comunitário e resiliência. Eles também consideraram a sustentabilidade, iniciativas ecológicas inovadoras e outros fatores que promovem uma vida livre de estresse nos bairros.
E boas notícias para os brasileiros: um dos bairros da lista é o bairro Vila Madalena, em São Paulo, que apareceu na posição #13. Entre as atrações do local, a Time Out destacou principalmente o Beco do Batman: uma galeria de grafite a céu aberto com as obras dos melhores artistas de rua de São Paulo. Portanto, que tal começar a conhecer todos os bairros cool do mundo pelo destino que está tão pertinho da gente?!
Sobre a lista, os editores da Time Out, disseram que:
“'Legal' é provavelmente a qualidade mais subjetiva. Mas os bairros que apresentamos são, simplesmente, lugares incríveis para se estar agora. São áreas com cultura e vida noturna acessíveis e de ponta; comida e bebida tops e acessíveis; vida de rua animada e grandes vibrações da comunidade. São distritos distintos que você pode percorrer em meia hora ou menos, mas pode passar um dia inteiro ou mais explorando. São ótimas áreas para as pessoas viverem, visitarem e ficarem”.
Portanto, a lista considera os destinos mais badalados e indicados para se conhecer e vivenciar neste ano. Dentre os mais legais, estão bairros na América do Norte, na Europa e até mesmo mais perto, aqui na América do Sul! Continue lendo para conhecer mais sobre os 10 primeiros colocados e conferir a lista completa!
Os bairros mais descolados do mundo:
1. Colonia Americana, Guadalajara (México)
Vencedor do título de bairro mais descolado do mundo, Colonia Americana é considerada como o epicentro da cena underground de Guadalajara no México. O estado pode ser ainda pouco explorado por estrangeiros, mas é muito conhecido por muitos mexicanos como a capital cultural do país.
Sobre o bairro, ele “é uma mistura ousada de art déco e mansões neoclássicas contendo alguns dos melhores locais de música da cidade”. Desde praças para observar a movimentação de pessoas, carrinhos de comida e artistas de rua até cafés chiques e bares com muita tequila, essa é uma ótima opção de passeio para quem estiver em terras mexicanas.
Uma dica pode ser bem legal para os visitantes: em março, acontece o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, uma das mais importantes ações do cinema independente da América Latina.
2. Cais do Sodré, Lisboa (Portugal)
Em segundo lugar, vem como um dos bairros mais “cool” do mundo! É o Cais do Sodré, avaliado por turistas e nativos como o coração da vida noturna de Lisboa há alguns anos, Agora, segundo a Time Out, em 2022 o bairro já está mais pop do que nunca.
Segundo o artigo, “esse é o bairro onde os jovens chefs mais promissores de Lisboa abrem novos restaurantes; onde as pequenas empresas estão ganhando vida; onde bares e boates estão se fortalecendo”. Dentre o que fazer por lá, a recomendação é não esquecer de passar pelo Quiosque de São Paulo para uma cerveja e petiscos tradicionais de Portugal.
(Reprodução/NiT)
3. Wat Bo Village, Siem Reap (Camboja)
A área próxima a Wat Bo Village é uma das mais antigas da cidade de Siem Reap. O desenvolvimento do espaço foi acontecendo desde que o turismo foi crescendo pela região, desde os anos 90. Mas desde 2022, a cidade ganhou novos ares: uma reforma em toda a cidade trouxe mais brilho ainda para o local!
Com a localização à beira do rio, esse é um bairro muito chique. Bares, restaurantes e hotéis de design elegante criam um panorama único com a vida noturna agitada por vários DJs. Segundo os editores, agora é não só a área mais badalada da cidade, mas também da Ásia.
4. Ridgewood, Nova York (Estados Unidos)
Ridgewood fica no Queens, bem perto da fronteira do Brooklyn. Essa mistura trouxe o melhor dos dois bairros: a diversidade do Queens e a modernidade do Brooklyn. A região já tem fama de ser uma das mais descoladas. Só para se ter uma ideia, em 2020 Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn, reivindicou o título de bairro mais legal de Nova York, e Astoria, no Queens, reinou em 2019.
Em poucos passos, é possível encontrar dez distritos históricos, incluindo as casas de tijolos de dois andares que marcam o bairro. Ridgewood abriga a casa colonial holandesa mais antiga (datada de 1709) construída em pedra em Nova York: a Vander Ende-Onderdonk House.
Uma dica especial é dar um passeio pelo The Central Ridgewood Historic District, da Madison Street até a 71st Ave e da Fresh Pond Road até a Onderdonk Avenue)! Imperdível para quem estiver na região!
5. Mile End, Montreal (Canadá)
Mile End continua sendo o bairro mais legal de Montreal, já que não é a primeira vez que aparece em uma lista dos bairros mais descolados do mundo todo! Já pensou em encontrar no mesmo bairro algumas das instituições mundialmente famosas da cidade, bem como novos pontos que estão bombando!
Se você busca, restaurantes, livrarias independentes, floriculturas, açougues, padarias e fabricantes de velas, dentre vários outros pontos de encontro, pode saber que vai encontrá-los na mesma região! Até parque de skate e bar que serve os tradicionais croques monsieurs e caviar.
6. Barrio Logan, San Diego (Estados Unidos)
Localizada a apenas 25 quilometros ao norte da fronteira, a comunidade do Barrio Logan é são fortes representantes de um centro vibrante e histórico da cultura mexicano-americana. O bairro é emoldurado pelo Chicano Park, um espaço que abriga a maior concentração de murais mexicanos do mundo, com mais de 80 pinturas de classe mundial retratando cenas da Revolução Mexicana, guerreiros astecas e retratos como de Frida Khalo.
O parque é resultado direto do ativismo comunitário. Os manifestantes formaram uma corrente humana por 12 dias para impedir o Estado de tomar a terra e hoje em dia, além de um marco, também é palco para o Chicano Park Day, com dança, bandas ao vivo, oficinas de arte e vendedores de comida e artesanato. Marque na agenda: o evento acontece sempre em abril! Além disso, vale um giro pelas ruas para conhecer as pequenas empresas familiares que servem deliciosos tacos há décadas.
7. Shimokitazawa, Tóquio (Japão)
Shimokitazawa volta a aparecer como o bairro mais legal de Tóquio (o bairro havia perdido o título em 2019). De lá para cá, passou por uma grande reformulação. Se antes era conhecido por suas lojas vintage, agora é um lugar famoso por reunir entusiastas de cinema e frequentadores de cafés.
Também se tornou um centro da moda, com inúmeras novas lojas e repleta de negócios com opções acessíveis para comer, beber e fazer compras. Se o turista curtir tanto o bairro, já vai poder chamá-lo de Shimokita, assim como os moradores locais.
(Reprodução/Get Your Guide)
8. Cliftonville, Margate (Reino Unido)
Margate é uma cidade antiga que oferece um bom dia à beira-mar, bem ao estilo britânico, Por outro lado, o bairro de Cliftonville tem um tipo diferente de energia. O que mais chama atenção é que é o lar para grande parte das comunidades artísticas do Reino Unido, já que tem aluguéis mais acessíveis do que Londres, por exemplo.
Para chegar às lojas, casas de apostas, lojas de discos e cafés, o visitante vai passar pela Northdown Road, que fica a um quarteirão da costa e se estende por todo o caminho como uma atração à parte.
9. Barrio Yungay, Santiago (Chile)
Barrio Yungay é considerado um dos mais coloridos do Chile. Fica localizado próximo da movimentada Avenida Alameda e do Barrio Brasil, e, agora, está mais em alta do que nunca. Isso porque recebeu o título de primeiro bairro planejado da capital chilena.
Além da reputação como um exemplo do urbanismo, o Barrio Yungay também tem atraido bastante os jovens e descolados. Pelas ruas, é possível encontrar uma grande variedade de fachadas de vários estilos, desde o barroco, passando pelo Bauhaus e chegando ao art déco. Um passeio pelos museus ou pelo espaço verde do Parque Quinta Normal pode ser uma boa pedida, e quando a fome bater, saiba que a gastronomia de lá é promissora e conta com vários pratos tradicionais.
(Reprodução/Romántica)
10. Cours Julien, Marseille (França)
Encerrando a lista dos 10 bairros mais legais do mundo, está Cours Julien. Um bairro movimentado que já abrigou os mercados atacadistas ao ar livre de Marseille. Mas quando falamos em movimento, é movimento mesmo! Tanto que e é conhecido pelos moradores como 'Cours Ju' (uma brincadeira com a palavra 'court- jus', que significa 'curto-circuito').
Se você busca mercados de rua, locais de música ao vivo, lojas de roupas vintage, livrarias e galerias de arte modernas, pode saber que encontrou nesse bairro bastante diferenciado da França.
E os demais bairros?
Curtiu conhecer os bairros mais descolados do mundo? Mas não termina por aí! A lista oficial da Time Out conta com 51 vizinhanças! É motivo de sobra para fazer um tour pelo mundo, não é mesmo?
Se você ficou curioso(a) para saber quais são os demais bairros, confira!
Os outros bairros da lista:
11. Shawlands, Glasgow (Reino Unido);
12. Dundas West, Toronto (Canadá);
13. Vila Madalena, São Paulo (Brasil);
14. San Isidro, Havana (Cuba);
15. Neukölln, Berlin (Alemanha);
16. Avondale, Chicago (Estados Unidos);
17. Walthamstow, Londres (Reino Unido);
18. Sants, Barcelona (Espanha);
19. Little India (Cingapura);
20. Riona Sanità, Nápoles (Itália);
21. Silver Lake, Los Angeles (Estados Unidos);
22. Wan Chai (Hong Kong);
23. Barrio de las Letras, Madrid (Espanha);
24. Vesterbro, Copenhagen (Dinamarca);
25. West End, Vancouver (Canadá);
26. Levinsky, Tel Aviv (Israel);
27. Fitzroy, Melbourne (Austrália);
28. Kilimani, Nairobi (Quênia);
29. Coconut Grove, Miami (Estados Unidos);
30. Northern Quarter, Manchester (Reino Unido);
31. Letná, Praga (República Tcheca);
32. Noord, Amsterdam (Holanda);
33. Marrickville, Sydney (Austrália);
34. Chacarita, Buenos Aires (Argentina);
35. Kelham Island, Sheffield (Reino Unido)
36. Dogpatch, São Francisco (Estados Unidos);
37. Ximending, Taipei (Taiwan);
38. Sea Point, Cidade do Cabo (África do Sul);
39. Pagrati, Atenas (Grécia);
40. Santurce, San Juan (Porto Rico);
41. Barrio Escalante, San José (Costa Rica);
42. Ubud, Bali (Indonésia);
43. Kingsland, Auckland (Nova Zelândia);
44. Haut-Marais, Paris (França);
45. Bandra West, Mumbai (India);
46. Thonglor, Bangkok (Tailândia)
47. Fortitude Valley, Brisbane (Austrália);
48. Moda, Istanbul (Turquia);
49. Stoneybatter, Dublin (Irlanda);
50. FESTAC Town, Lagos (Nigéria);
51. Versalles, Puerto Vallarta (México).
Quer conhecer os bairros mais descolados do mundo?
Se você quer saber mais sobre as melhores áreas para morar, estudar e trabalhar, lá vai uma super dica! Aqui nós listamos os melhores bairros para quem quer morar e estudar em Berlim, capital da Alemanha. Já aqui você confere as principais regiões de Paris para quem quer fazer um intercâmbio por lá. E, por fim, você pode conferir os melhores bairros para morar em Buenos Aires, capital dos nossos hermanos, clicando aqui.
Mas para muita gente essa lista serve de inspiração para fazer uma viagem à passeio ou estudar fora! Quem sabe um dos bairros mais legais do mundo vai estar a apenas alguns minutos de viagem da sua universidade ou estágio internacional?!
E se você quer conhecê-los pessoalmente, saiba que nossa mentoria especializada pode te ajudar bastante a conquistar seu intercâmbio no exterior. São centenas de horas de conteúdo, bastante didático, revisão dos seus documentos e tudo que você precisa saber antes de ir para fora do Brasil! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.
*Texto escrito por Lucas Almeida (2021) e atualizado por Elaine Maciel (2022).