Ao buscar um programa no exterior muitas vezes nos deparamos com oportunidades que oferecem bolsas de estudos. E quem não gostaria de algo assim não é? A chance de fazer o curso, estágio, evento ou summer job dos sonhos com tudo totalmente ou parcialmente pago é recusada por poucos. Afinal não é todo dia que temos a chance de agregar a  nossa vida acadêmica, profissional e pessoal e, ao mesmo tempo, enriquecer nosso currículo. Entretanto, existem determinadas áreas que costumam parecer mais beneficiadas quando o assunto é bolsas de estudos. Isso acaba por decepcionar muitos possíveis candidatos, que sentem que achar uma oportunidade na sua área de interesse beira o impossível. Mas existem sim formas de achar bolsas de estudos para a sua área de atuação.

Existem bolsas de estudos para todas as áreas?

Alguns dizem que seria a área de biológicas. Outros apontam o dedo para às exatas. Enquanto isso alguns dizem ser a área de humanas ou sociais aplicadas Mas será que essa é a realidade mesmo? Será mesmo que as universidades e entidades que concedem  bolsas têm suas áreas favoritas?

Na verdade isso é uma concepção extremamente errada. Existem sim bolsas para todas as áreas em uma quantidade justa. O que acontece é que algumas bolsas de determinadas áreas podem acabar sendo mais divulgadas do que outras na fonte em que você esta pesquisando.

A dica é sempre buscar no próprio site da universidade de interesse pelas informações referentes aos processos seletivos e bolsas. Caso não seja encontrado nada é aconselhado que se mande emails para perguntar sobre as oportunidades diretamente para os setores de interesse dentro das instituições.

As bolsas para especialização em Medicina, por exemplo, são escassas em divulgação. Porém existem em grande número. Basta apenas pesquisar de forma completa e rígida em todas as mídias que o candidato tiver a possibilidade de acessar.

Áreas de estudo x Níveis de estudo

Algo a ressaltar também é que estamos falando de áreas de estudo e não de níveis de estudo. Portanto, existem sim oportunidades para bolsas totais ou parciais justamente distribuídas para todas as áreas em diversos países ao redor do mundo. Entretanto não deve-se confundir essa afirmação com níveis de estudo, sendo estes high school, graduação, mestrado, doutorado, etc.

Para níveis de estudo existe sim uma diferença na distribuição de oportunidades de bolsas. Ou seja, apesar de existirem diversas delas para high school ou graduação no exterior, a grande predominância de oportunidades se encontra no mestrado e doutorado. E também em cursos de curta duração. É o caso, por exemplo, dos Summer Courses e Winter Couses.

Assim sendo, sempre busque em diversas fontes por uma bolsa de estudos em sua área. E caso não ache a oportunidade ideal em nenhum tipo de divulgação após um tempo de pesquisa, mande e-mail para a universidade ou entidade coordenadora do programa que você gostaria de aplicar!

Se informe da melhor forma possível e não tenha preguiça de pesquisar e mandar diversos e-mails. A resiliência e persistência também são chaves para achar bolsas de estudos na sua área!

Quer saber como achar bolsas de estudos perfeitas para o seu perfil? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos