Talvez você até já tenha ouvido falar sobre Summer Job no exterior. Mas você sabe realmente o que é isso? Nós separamos algumas informações para te explicar e também mostrar por que você deveria fazer um. Pode ter certeza que o seu futuro profissional agradece! 

O que é um Summer Job?

Quando pensamos em férias de verão, geralmente nos imaginamos relaxando ao sol em uma praia, não é? Mas já pensou em usar esse tempo ocioso para ganhar experiência profissional? Essa é a premissa dos Summer Jobs: aproveitar as férias para realizar algum estágio (geralmente de meio-período) e se iniciar na vida profissional.

TESTE: Você sabe tudo sobre Summer Job no exterior?

Com os Summer Jobs, é possível ter uma experiência de intercâmbio que vai te dar um ótimo retorno. Você pode aprender e praticar uma língua, como o francês ou o inglês e conhecer novas pessoas e culturas. E a melhor parte é que dá pra fazer tudo isso e ainda aprimorar o seu currículo e ganhar dinheiro! 

É importante lembrar que as oportunidades de Summer Jobs surgem em momentos diferentes dependendo de onde você quer ir. Se você quer ter essa experiência na Europa ou na América do Norte, eles são disponibilizados nas férias de verão do hemisfério norte, que são no meio do ano.

Agora, em lugares como a Austrália, ou outras localidades abaixo da linha do Equador, o esquema é o mesmo do Brasil, com o verão no final e no começo do ano.

Também é importante lembrar que existem dois tipos de Summer Jobs. A primeira categoria são os Summer Jobs profissionais, que é quando a experiência do intercambista acontece em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. A segunda categoria são os Summer Jobs acadêmicos, que como o próprio nome diz, acontece dentro de universidades, geralmente em trabalhos de pesquisa e atividades do tipo.

Qual a diferença entre Summer Job acadêmico e profissional?

6 motivos para fazer um Summer Job

Confira agora alguns motivos que podem te fazer se interessar em passar pela experiência do Summer Job:

1. Desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais

As empresas valorizam muito as experiências apresentadas nos currículos. Dito isso, os Summer Jobs oferecem oportunidades para expandir as suas habilidades profissionais em ambientes bem diferentes daqueles com o que você está acostumado. Isso pega muito bem pra sua imagem em qualquer seleção profissional!

Além disso, um Summer Job é uma ótima oportunidade para aprender a ouvir instruções de superiores e realizar as tarefas de forma adequada, e ainda em outra língua. Isso requer ainda mais atenção, compromisso, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Todas essas são qualidades muito valorizadas pelas empresas. 

Já as habilidades pessoais que você aprenderá ou desenvolverá durante um Summer Job poderão te ajudar tanto na sua vida acadêmica quanto na sua carreira profissional. Algumas dessas habilidades são:

  • Gerenciamento de tempo e projeto;
  • Boa comunicação;
  • Capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • Organização.

Em outras palavras, além de desenvolver habilidades naturais que já são da sua personalidade, você também ganhará mais confiança para desenvolver novas habilidades. Enquanto estiver trabalhando em um Summer Job, certifique-se de receber qualquer tipo de feedback construtivo dos seus colegas e chefes para, assim, melhorar seu desempenho. Lembre-se que sua reputação não se baseia apenas em suas habilidades, mas também em sua capacidade de se adaptar e aprender.

2. Criação de novas conexões profissionais

Em um Summer Job, você vai desenvolver diversos relacionamentos positivos com uma grande variedade de pessoas enquanto faz suas tarefas diárias. Ou seja, os empregos de verão fornecem um meio para interagir com colegas de trabalho mais experientes. E essa é a oportunidade ideal para começar a criar um bom networking profissional.

7 melhores cidades para encontrar um Summer Job na Inglaterra

Não se esqueça que um contato profissional bem estabelecido pode significar uma indicação vantajosa de trabalho lá na frente. E isso faz toda a diferença especialmente em um cenário de tanta competitividade no mercado de trabalho. Além disso, um Summer Job pode acabar se transformando em um emprego de tempo integral no futuro. 

E mesmo se você não tiver muita experiência profissional, pense como as empresas irão avaliar o fato de um profissional bem posicionado em sua área estar fazendo uma indicação e elogiando as habilidades e aptidões de um jovem ainda com pouca experiência?

Mas lembre-se que, para ser efetivo, o seu networking deve ser bem escolhido. Então na hora de pedir por referência, peça para gerentes com os quais você trabalhou de perto ou colegas de trabalho que o treinaram durante o Summer Job. 

3. Ganho de independência

É triste dizer isso, mas em algum momento nós temos que sair debaixo das asas dos nossos pais. Essa independência faz toda a diferença quando você começa a construir sua vida adulta, e um Summer Job é um ótimo ponto de partida para ganhar um pouco de autonomia. Você não só ganha dinheiro, como também novas experiências e mais autoconfiança.

4. Vantagem competitiva para depois da graduação

Muita gente termina a graduação sem conseguir uma experiência de estágio aqui no Brasil, e isso com toda certeza causa um impacto negativo na hora de procurar emprego no "mundo real" fora da faculdade. Nesse cenário, um Summer Job pode te colocar anos-luz à frente da concorrência. Afinal, lembre-se que muitos empregadores estarão mais dispostos a contratar candidatos que já tenham passado por certas experiências, não só por saberem mais, mas também porque irão representam um esforço a menos de treinamento por parte das empresas. 

5. Obtenha todas as vantagens de um trabalho em tempo integral

Ao fazer um Summer Job em uma empresa lá fora, você poderá receber uma série de benefícios, que vão além do salário que será pago. Isso porque um Summer Job em tempo integral fora do Brasil geralmente vem com pagamento de férias, pagamento de feriado legal e benefícios como passe para utilização de academia, por exemplo. E claro, não se esqueça também que você estará ganhando em moedas bem mais valorizadas que a nossa, e poderá até juntar um dinheiro para trazer de volta ao Brasil.

6. Teste um plano de carreira

Não é sempre que nós temos a possibilidade de experimentar uma posição profissional antes de nos candidatarmos para oportunidades nesse setor. E um Summer Job permite exatamente isso ao dar a chance para que você entenda completamente como são determinadas funções em diferentes setores e determine, através da prática, qual ambiente de trabalho é ideal para você.

Ou seja, fazer um Summer Job é a oportunidade perfeita para determinar o que você gosta e o que não gosta dentro das possibilidades da sua área profissional antes de se jogar de cabeça no mundo do trabalho pós-faculdade. Também é uma ótima forma de entender quais são os seus pontos de destaque e quais funções podem ser mais adequadas para o seu perfil. Tudo isso, com toda certeza, irá te ajudar bastante na hora de buscar um "emprego de verdade". 

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe o que é Summer Job, pode começar a pensar em se inscrever para um. A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!