Talvez você até já tenha ouvido falar sobre Summer Job no exterior. Mas você sabe realmente o que é isso? Nós separamos algumas informações para te explicar e também mostrar por que você deveria fazer um. Pode ter certeza que o seu futuro profissional agradece! 

O que é um Summer Job?

Quando pensamos em férias de verão, geralmente nos imaginamos relaxando ao sol em uma praia, não é? Mas já pensou em usar esse tempo ocioso para ganhar experiência profissional? Essa é a premissa dos Summer Jobs: aproveitar as férias para realizar algum estágio (geralmente de meio-período) e se iniciar na vida profissional.

Com os Summer Jobs, é possível ter uma experiência de intercâmbio que vai te dar um ótimo retorno. Você pode aprender e praticar uma língua, como o francês ou o inglês e conhecer novas pessoas e culturas. E a melhor parte é que dá pra fazer tudo isso e ainda aprimorar o seu currículo e ganhar dinheiro! 

É importante lembrar que as oportunidades de Summer Jobs surgem em momentos diferentes dependendo de onde você quer ir. Se você quer ter essa experiência na Europa ou na América do Norte, eles são disponibilizados nas férias de verão do hemisfério norte, que são no meio do ano.

Agora, em lugares como a Austrália, ou outras localidades abaixo da linha do Equador, o esquema é o mesmo do Brasil, com o verão no final e no começo do ano.

Também é importante lembrar que existem dois tipos de Summer Jobs. A primeira categoria são os Summer Jobs profissionais, que é quando a experiência do intercambista acontece em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. A segunda categoria são os Summer Jobs acadêmicos, que como o próprio nome diz, acontece dentro de universidades, geralmente em trabalhos de pesquisa e atividades do tipo.

Confira agora alguns motivos que podem te fazer se interessar por um Summer Job:

Habilidades profissionais

As empresas valorizam muito as experiências apresentadas nos currículos. Visto isso, os Summer Jobs oferecem oportunidades para expandir as suas habilidades profissionais em ambientes bem diferentes daqueles com o que você está acostumado. Isso pega muito bem pra sua imagem em qualquer seleção profissional!

Além disso, um Summer Job é uma oportunidade para aprender a ouvir instruções de superiores e realizar as tarefas de forma adequada, e ainda em outra língua. Isso requerer ainda mais atenção, compromisso, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Todas essas são qualidades muito valorizadas pelas empresas. 

Conexões

Num Summer Job, você vai desenvolver diversos relacionamentos positivos com uma grande variedade de pessoas enquanto faz suas tarefas diárias. Ou seja, os empregos de verão fornecem um meio para interagir com colegas de trabalho mais experientes. E essa é a oportunidade ideal para começar a criar um bom networking

Dessa forma, conhecer alguém que possa ajudar a encontrar um emprego te dá uma vantagem, especialmente em um cenário com um mercado de trabalho tão competitivo. Além disso, um emprego de verão pode acabar se transformando em um emprego de tempo integral no futuro. 

Ganhar independência

É triste isso, mas em algum momento nós temos que sair debaixo das asas dos nossos pais. Essa independência faz toda a diferença quando você começa a construir sua vida adulta. Um Summer Job é um ótimo ponto de partida para ganhar um pouco de autonomia. Você não só ganha dinheiro, como também novas experiências e mais autoconfiança.

Agora que você já sabe o que é Summer Job, pode começar a pensar em se inscrever para um. A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos