Com atraso de vistos, Canadá "relaxa" regras para intercambistas

Enquanto o atraso na emissão de vistos afeta os alunos e alunas que aguardam para estudar no Canadá, o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania (IRCC, na sigla em inglês) do país anunciou regras mais flexíveis para que os estudantes internacionais não percam as aulas ou até mesmo a vaga enquanto esperam pela liberação do documento.

Em seu perfil do Twitter, o departamento anunciou as regras revisadas, que incluem aulas online para estudantes de fora do Canadá. Além disso, intercambistas agora poderão solicitar uma permissão de trabalho pós-formatura (PGWP, em inglês) até 31 de agosto de 2023, mesmo estando fora do país.

“À medida que retornamos aos requisitos pré-pandemia, estamos estendendo as medidas de ensino à distância para prosseguir seus estudos online de fora do Canadá, permanecendo elegíveis para uma permissão de trabalho pós-formatura (PGWP) até 31 de agosto de 2023”, diz a nota.

“Incentivamos os estudantes internacionais a voltar ao Canadá o mais rápido possível, mas esse período de transição está disponível se você precisar de mais tempo para fazê-lo”, acrescentou o tweet.

Lista de benefícios anunciados para estudantes internacionais

O relaxamento das regras se dá principalmente no âmbito das aulas remotas e da permissão de trabalho. Os benefícios são:

• Se o estudante já estiver estudando de forma online de fora do Canadá ou tiver enviado um pedido de permissão de estudo antes de 31 de agosto de 2022, ele ainda poderá concluir até 100% do programa online sem afetar a elegibilidade ao PGWP;
  • Se o estudante iniciar um curso entre 1º de setembro de 2022 e 31 de agosto de 2023, ou solicitar uma permissão de estudo antes de 31 de agosto de 2023, poderá concluir até 50% do programa online de fora do Canadá sem afetar a elegibilidade ao PGWP;
  • A partir de 1º de setembro de 2023, todo o tempo de estudo concluído fora do Canadá será deduzido da duração do seu PGWP, independentemente de quando você iniciou seus estudos.

As autoridades canadenses estenderam as medidas de ensino à distância até 31 de agosto, já que o novo ano letivo está prestes a começar e o atraso problemático dos vistos ainda persiste. A circular emitida destacou que o atraso na concessão das permissões de estudo se dá devido a “crises humanitárias e atualização de tecnologia envelhecida para atender às altas demandas”.

O perfil da missão diplomática canadense no Brasil confirmou que o governo vem trabalhando para diminuir o atraso, informando que serão contratadas até 1.250 pessoas até o fim do ano para trabalhar no departamento de emissão de vistos do IRCC.

O país norte-americano aparece há anos como o principal destino de intercambistas brasileiros. Um estudo realizado em 2019 pelo grupo Mobilidade Acadêmica, do departamento de Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), confirmou o primeiro lugar do Canadá no interesse dos estudantes brasileiros, tanto os que já fizeram um intercâmbio, quanto os que ainda querem fazer.