Você vai precisar de um visto de estudante do Canadá se quiser fazer intercâmbio na Universidade de Toronto, na McGill University ou em qualquer outra instituição do país. Mas isso só se aplica se o seu curso tiver uma duração maior que 6 meses. Caso contrário, só um visto de turismo já é o suficiente. Para te ajudar e orientar, explicamos aqui como funciona o processo para solicitação de um visto canadense. Confira:

Se candidatando para um visto de estudante do Canadá…

toronto-visto-de-estudante-do-canada

Toronto

Solicitação

Você pode se candidatar para um visto de estudante do Canadá por meio de formulários online ou de papel, que podem ser obtidos no site da Citizenship and Immigration Canada (CIC). Se você for fazer a solicitação pessoalmente (pelo formulário de papel), é importante ficar de olho nos prazos, pois essa modalidade demora mais tempo do que a online. Para fazer a aplicação pela internet, você vai precisar ter um cartão (de crédito ou débito), e uma forma de escanear os seus documentos. Se precisar de alguma ajuda, você pode entrar em contato com o centro canadense de solicitação de vistos, que, no caso do Brasil, fica em Brasília.

O processo

O processo para conseguir um visto de estudante do Canadá é o seguinte:

1. Antes de tudo, você deve ter uma carta de aceite padronizada de uma instituição canadense de ensino superior. Quem for estudar em Quebec também vai precisar de um certificado de aceitação, conhecido como CAQ, emitido pelo governo da província.

2. O próximo passo é obter o formulário de solicitação de visto no site da CIC ou entrando em contato com o escritório de vistos, em Brasília. Os estudantes brasileiros também precisam de uma autorização de residência temporária, mas ela geralmente é dada de forma automática com a aprovação do pedido do visto.

3. Para emitir o formulário, vai ser necessário responder algumas perguntas sobre você no site da CIC. Essas perguntas vão determinar se você é elegível para um visto e quais documentos você precisa fornecer.

4. Caso você seja qualificado(a) para o visto, vai receber um código, com o qual poderá fazer sua solicitação online. Imprima a página na qual seu código for exibido para não perdê-lo. Nela, vão estar várias outras informações, como a lista da documentação que deverá ser enviada com sua solicitação e diretrizes para as próximas etapas.

5. Quando for fazer a solicitação de fato, você deve criar uma conta MyCIC, na qual você vai digitar seu código. Lá vai estar um checklist dos documentos que deverão ser enviados, com um campo para anexá-los.

6. Depois de anexar todos os documentos e pagar a taxa de solicitação, você irá poder, enfim, enviar sua aplicação para aprovação.

7. Em alguns casos, é preciso ir até à embaixada (ou consulado) para fazer uma entrevista.

Documentos adicionais

Além dos documentos específicos para a solicitação, você também vai precisar de duas fotos e de um passaporte válido. Também será necessário comprovar que você tem fundos suficientes para se manter no país e, depois, para voltar para o Brasil. Caso vá para lá com a ajuda de uma bolsa, vai precisar comprovar o recebimento do auxílio.

Depois da solicitação

Quando seu visto for aprovado, você vai receber uma Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization, ou eTA, na sigla em inglês) e seu visto de residência temporário. A eTA vai estar vinculada ao seu passaporte. Dessa forma, é importante que você viaje com o passaporte que usou quando solicitou seu visto de estudante do Canadá. A eTA é válida por cinco anos ou até o vencimento do seu passaporte (o que ocorrer primeiro).

Quando chegar no Canadá, você vai precisar apresentar esses documentos junto com o passaporte, o comprovante de fundos e a sua carta de aceitação (além de quaisquer outros documentos que você será aconselhado a levar) à Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA). Só aí o seu visto de estudante do Canadá vai ser emitido. Ele vai ter validade por todo o seu período de estudos, e mais 90 dias após o término das suas aulas.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe todo o passo a passo para tirar o visto de estudante do Canadá, já pode planejar seu intercâmbio no país. E com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar ainda mais. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.