Desde a sua fundação em 1855, a missão do Berea College, uma faculdade localizada no estado do Kentucky, é fornecer acesso à uma educação de qualidade em Artes Liberais para estudantes que normalmente não teriam condições financeiras de fazer faculdade.

Nos primeiros anos da instituição, os alunos trabalhavam dentro do campus e pagavam uma pequena taxa da manutenção. No entanto, em 1892, o pagamento de taxas de matrícula foi totalmente removido e, desde então, nenhum outro aluno teve a necessidade parar para estudar por lá.

Atualmente, o Berea College, que ironicamente é uma instituição privada, gasta cerca de 44 mil dólares por ano com a formação de cada um dos seus alunos, que vêm de famílias com renda média anual inferior 30 mil dólares.

Berea-College
Draper Building no Berea College (Foto: IMCBerea College)

Mas como o Berea College consegue manter esse auxílio para todos os alunos?

Como nenhum dos quase 1700 alunos do Berea College pagam as anuidades para estudar por lá, a instituição conta com outros meios para suportar os seus custos operacionais, sendo que 74% desse valor vem do próprio endowment (1.22 bilhões de dólares em 2019) da instituição.

Endowments são fundos patrimoniais criados por doações privadas com o objetivo de financiar as atividades (incluindo bolsas de estudos) e a sustentabilidade financeira das instituições. São a base da estabilidade das universidades americanas.

Outros 17% do orçamento anual vêm de fundos federais/estaduais e receitas diversas. Já os 9% finais vêm de doações de ex-alunos, amigos e organizações que partilham da mesma filosofia da universidade de que a renda familiar não deve ditar os resultados dos alunos.

O que você pode estudar por lá?

O Berea College, que fica localizado em uma pequena cidade que leva o mesmo nome da faculdade, é dividido em mais de 30 departamentos em áreas diversas como Ciência da Computação, Comunicação, Biologia, Psicologia, Teatro, Enfermagem, Física, Química, Agricultura, Arte, Ciência Política, Religião, Negócios e Música. Confira a lista completa aqui.

A instituição oferece majors em mais de 30 campos de estudo que podem levar a graus de Bacharel em Artes (B.A.) e/ou Bacharel em Ciências (B.S.). Para os alunos que entram na faculdade sem ainda ter uma certeza do que fazer, é possível cursar a opção Independent Major, que permite a construção de um campo de estudo personalizado que não seja necessariamente um major já estabelecido.

O Berea College oferece majors em áreas como Estudos Asiáticos, Matemática Aplicada e Ciências, Estudos da Família e da Criança, Estudos de Paz e Justiça Social, Espanhol, Estudos de Gênero e da Mulher, Tecnologia e Design Aplicado, Alemão e Francês. Confira a lista completa aqui.

A instituição ainda conta com cursos pré-profissionais nas áreas de Engenharia (em parceria com a Universidade de Kentucky), Direito, Odontologia, Medicina e Veterinária. A faculdade inclusive dispõe de um fundo especial para auxiliar os alunos na transição do Berea para uma escola profissional ou programa de pós-graduação, afim de completar os seus estudos nessas áreas. Saiba mais sobre isso aqui.

Perfil do aluno do Berea College

Atualmente o Berea College conta com 1652 estudantes de graduação provenientes de 41 estados americanos e 76 países ao redor do mundo. Cerca de 71% dos alunos da instituição, no entanto, são originários do Kentucky e da região dos Apalaches, uma cordilheira que corta os estados de Tennessee, Virginia, Maryland, Virginia Ocidental, Carolina do Norte, Alabama, Geórgia, Carolina do Sul, Pensilvânia e Nova York.

Confira outros dados importantes:

  • 49% dos formandos de 2018-2019 não tinham dívida de empréstimo e a dívida média nesse mesmo período era de 305 dólares, bem abaixo da média nacional de 29200 dólares!
  • Mais de 40% dos alunos se identificam como Person of Color (termo utilizado nos EUA para descrever qualquer pessoa que não seja considerada branca).
  • 9% dos alunos são originários de outros países.
Berea-College-Campus
Foto/Berea College

Números do Berea College

O Berea College, apesar de pequeno em quantidade de alunos, figura com destaque em algumas publicações de avaliação universitária dos Estados Unidos. Confira:

  • 3º lugar nA lista das melhores faculdades nacionais de Artes Liberais da Washington Monthly em 2020.
  • Listado entre as 386 melhores faculdades americanas no guia da Princeton Review de 2021.
  • Primeiro lugar no ranking de “Best Value College” do Wall Street Journal/Times Higher Education em 2019.
  • Primeiro lugar no ranking de “Best Value College” com a média mais baixa de dívida de graduação da publicação Kiplinger’s Personal Finance em 2019;.
  • Listada entre as Faculdades Verdes do guia Princeton Review de 2019.
  • Primeiro lugar na lista das 30 melhores fazendas sustentáveis administradas por faculdades publicada pela College Values Online em 2018.
  • Melhor programa de Enfermagem do estado do Kentucky em 2019 pela avaliação do site Nursing Explorer.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre o Berea College e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.