BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Canadá registra mais de 800 mil estudantes internacionais em 2022

O Canadá recebeu mais de 800 mil estudantes internacionais em 2022, de acordo com informações divulgadas pelo governo canadense. Segundo a pesquisa, o número registra um aumento de quase um terço em apenas um ano. 

O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), que é o órgão responsável pela imigração, emitiu 551.405 novos vistos de estudo em 2022, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. 

Só para se ter uma ideia, havia 807.750 alunos com visto de estudante no Canadá em dezembro de 2022. O total supera em mais de 190 mil o mesmo período de 2021. 

A maioria dos vistos de estudantes internacionais no Canadá é para alunos de nível superior, que vão cursar faculdade ou pós nas universidades canadenses.

A meta do Canadá era atingir 450 mil estudantes internacionais até 2022. Essa proposta havia sido estabelecida ainda em 2014, quando se elaborou uma nova política de internacionalização da educação canadense. Portanto, o país superou, com folga, o objetivo que havia sido determinado. 

O vice-presidente de parcerias internacionais da Colleges and Institutes Canada, Alain Roy, disse que o aumento já era esperado pela demanda reprimida durante a pandemia. Ele comentou sobre os resultados: 

“O Canadá continua a ser atraente com sua abertura à diversidade, educação de qualidade acessível e as oportunidades que existem para ganhar experiência de trabalho durante e após seus estudos”.

Para atender toda a demanda crescente de vistos de estudantes, o Canadá precisou lidar com o atraso na emissão dos documentos. Mas, em novembro do ano passado, o IRCC informou que o prazo para a emissão do visto estava de volta ao prazo regular de processamento, que é estimado em 60 dias. 

teste de perfil

De onde são os estudantes internacionais no Canadá? 

Cerca de 41% (226.450) dos vistos autorizados foram para estudantes da Índia e chama atenção que o número de indianos estudando no Canadá quase quadruplicou desde 2019. 

A China foi o segundo país que mais enviou estudantes internacionais, com 52.165 vistos emitidos em 2022. 

Outros países que se destacam na quantidade de intercambistas no país da América do Norte são: Filipinas (32.455), França (27.135), Nigéria (21.660) e Coreia (16.505).

A estratégia de educação internacional do Canadá entre 2019/2024 conta com o objetivo de diversificar a base de estudantes, com 11 países prioritários para recrutamento.

Os dados mais recentes mostram crescimento em nove dessas regiões. O país que mais cresceu na quantidade de alunos estrangeiros no Canadá foi Filipinas, com alta de mais de 76%. 

Também houve aumento, ainda que mais tímido, em toda a América Latina. Brasil, Colômbia e México atingiram a marca de 10 mil alunos.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra como estudantes têm conseguido residência permanente no Canadá

E qual é o destino preferido dentro do Canadá? 

O destino mais popular para os intercambistas foi Ontário, com 52% (289.835) de todas os novos vistos emitidos, seguido pela Colúmbia Britânica, que representou 19% do total de licenças de 2022. 

Outras regiões tentaram atrair estudantes estrangeiros com novos investimentos, incluindo New Brunswick, Alberta e Nova Escócia.

Para Larissa Bezo, presidente e CEO do Canadian Bureau for International Education, o  crescimento atual "reforça o posicionamento forte do Canadá como um destino altamente valorizado para o aprendizado".

Estude no Canadá com bolsa de estudos

Quem quer fazer parte dos mais de 10 mil estudantes da América Latina no Canadá, precisa conhecer as bolsas de estudos para alunos internacionais que são oferecidas por lá. É possível estudar no Canadá de graça ou pagando muito pouco. Para isso, a preparação correta é primordial. Afinal de contas, as bolsas de estudos, bem como as vagas nas universidades canadenses são muito concorridas.

Agora que você já sabe como está o cenário de grande internacionalização nas universidades canadenses, só falta se preparar para estudar por lá. Faça seu teste de perfil agora mesmo, clicando aqui e junte-se a centenas de alunos que têm acesso a conteúdo didático, aulas e tira-dúvidas para fazer um intercâmbio em 2023! 

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

20 Fev 2023

Postagens recentes